Pesquisar este blog

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

IV Encontro de Administradores lota auditório do UNIFESO Teresópolis

abertura do evento
IV Encontro de Administradores lota auditório do UNIFESO


Na noite de 15 de agosto, estudantes, profissionais e interessados pela área de Administração se reuniram no Campus Sede do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) para prestigiar o IV ENCAD – Encontro de Administradores no Interior do Estado do Rio de Janeiro. Promovido pelo Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro (CRA/RJ), o evento, que busca promover a integração dos atuais e futuros profissionais da Administração lotou o Auditório Omar Magalhães, abordando o tema “O Fenômeno da Liderança Integral”.

Para a abertura do evento estiveram presentes a professora Ana Maria Gomes de Almeida, diretora do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS); professora Valéria de Oliveira Brites, coordenadora dos cursos de Administração e Ciências Contábeis; professor Jucimar André Secchin, representante docente do CRA/RJ junto ao UNIFESO; Wagner Siqueira, presidente do CRA/RJ; Rodolpho Peixoto Mader Gonçalves, representante do CRA/RJ em Teresópolis; e Marta Almeida, chefe de interiorização do CRA/RJ. A palestra foi ministrada pelo mestre em Administração e economista Wanderley Passarella, diretor presidente da GPC Química e presidente dos Conselhos de Administração da Copenor e da Senergen – Energia Renovável.

A professora Ana Maria declarou sua satisfação em receber mais uma edição do ENCAD na Instituição. “Acho de extrema relevância este contato do Conselho de Administração com os estudantes, os egressos, a Instituição e a sociedade. Para os estudantes porque possibilita este contato com grandes profissionais da área. Já o egresso retorna para um grande evento e ainda tem o contato direto com o Conselho. O Centro Universitário tem a oportunidade de trocar informações e a sociedade de estreitar laços”, ressaltou. A professora Valéria Brites também expressou sua alegria em acolher o encontro. “Este evento é um diferencial para nossa cidade. É um momento em que os estudantes têm uma visão diferenciada do que aprendem em sala de aula. E o tema é muito relevante. Afinal de contas, qual profissão não utiliza a liderança?”, questionou a coordenadora.

O administrador Wagner Siqueira contou que seu contato com o UNIFESO vem desde a década de 80, quando a Instituição já apoiava a Administração e o Conselho. “Agradeço a consideração que o Centro Universitário sempre teve para com o CRA”, disse o presidente. “Este encontro é uma maneira de nos relacionarmos mais com os estudantes, que já saem daqui com uma maior consciência profissional”, ressaltou, lembrando que os estudantes podem procurar o Conselho para se informar de como usufruir tudo o que o CRA oferece, como jornais, revistas, a rádio, a TV, e acesso aos eventos. Para o administrador Rodolpho Gonçalves “é importante que, desde agora, os alunos sintam que o conselho está presente, orientando, colocando a perspectiva profissional adequada”.

“O ENCAD é uma excelente oportunidade para aprimorarmos nossos conhecimentos e relacionamentos pessoais e profissionais, revermos colegas da graduação e de nosso dia a dia no trabalho, bem como aumentamos nosso networking. Também podemos observar como tem crescido a comunidade acadêmica e profissional dos administradores ao longo dos últimos anos, e como tem sido sua inserção na sociedade. As palestras sempre nos contemplam com temas atuais e de extrema valia, com discussões voltadas para pequenas, médias e grandes organizações”, comentou o professor Jucimar Secchin.
IV Encontro de Administradores lota auditório do UNIFESO

Discutindo a liderança

Durante a palestra “O Fenômeno da liderança integral”, Wanderley Passarella abordou alguns tópicos como “o que é liderança?”, “líderes e administradores”, “confiança e motivação”, focos dos líderes e a liderança integral”, “liderança e inteligência espiritual”, “questões existenciais”, “a transformação humanista transdisciplinar”, “a liderança tradicional”, “a liderança integral” e “o curso de liderança integral”. “É sempre bom compartilhar trinta anos de experiência. Um ótimo momento de passar o que vejo como sendo a realidade do mercado. Além disso, pude trazer conceitos novos para os estudantes, os egressos e os profissionais”, ressaltou o palestrante, que destacou este como o melhor momento para a administração pela paz. “O ambiente empresarial tem sido muito tóxico. Por exemplo, 25% dos funcionários de bancos estão de licença por problemas psicossomáticos. É muito importante o jovem entender desde já estas questões existenciais”, pontuou.

A estudante de Administração Rejane Ribeiro Cavalcante ressaltou uma fala do palestrante em que ele explicou que para o administrador escolher qual padrão de liderança vai desenvolver em relação aos seus subordinados, ele deve considerar e avaliar três forças: quem você é, quem são as pessoas e qual o ambiente. “Penso que liderança é uma posição que todos almejam alcançar, para isso é preciso ter ousadia, perseverança e disciplina. Cada tipo de situação requer um tipo de liderança diferente para se alcançar a eficácia dos subordinados. Uma empresa sem líderes não muda e sem administradores perde sua identidade, por isso a empresa precisa desses dois perfis. Todos nós precisamos nos desenvolver para liderar, pois não existe liderança se não há mudança”, explicou a estudante. “Agradeço ao UNIFESO e ao CRA por nos proporcionarem uma palestra maravilhosa e com um alto nível de aprendizado para o nosso dia a dia”, completou. O estudante Luiz Paulo Andrade ficou feliz por ter sido sorteado ao final da palestra. “Ganhei o livro ‘Fábrica de Ideias’, de autoria do Wanderley Passarella”, contou Luiz, lembrando de que, segundo o palestrante, “os desafios do administrador como líder integral no Brasil são o excesso de burocracia, as leis ambíguas, o excesso de corrupção e os abusos de organizações ilegais”.

Sobre o CRA/RJ

O CRA é uma entidade civil dotada de personalidade jurídica de direito público, com autonomia técnica, administrativa e financeira, criada pela Lei Federal 4.769, de 9 de setembro de 1965, como órgão consultivo, orientador, disciplinador e fiscalizador do exercício da profissão de Administrador. Congrega 41 mil profissionais de Administração no Estado do Rio de Janeiro e 4.300 empresas que atuam no campo da Ciência da Administração. Dentre suas finalidades estabelecidas em lei, destaca-se a de unificar e fortalecer a categoria profissional dos Administradores. Não recebe nenhuma subvenção do Governo Federal, sendo mantido pela anuidade, paga pelos profissionais inscritos. Mais informações sobre o CRA/RJ no site www.cra-rj.org.br.

Fonte:Unifeso Clipping (Jornalismo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário