Teresópolis, 15 de agosto de 2012 – Nesta terça, 14, a equipe da Divisão de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação (SME) ministrou palestras sobre Educação Inclusiva para um grupo de 40 alunas do 2° e 4° anos do curso de Formação de Professores do Colégio Estadual Edmundo Bittencourt, na Várzea.
Além de entrar em contato com diversos aspectos da Educação Inclusiva no município, as alunas também tiveram a oportunidade de conhecer os materiais utilizados nos diversos processos de aprendizagem, e comparar o que aprenderam em sala de aula com a experiência prática de quem realiza o trabalho.
Segundo o Secretário Municipal de Educação, Leonardo Vasconcellos, em ocasiões como essa a SME cumpre seu papel como órgão gestor da Educação na cidade e auxilia na formação de novos profissionais. “As portas da Secretaria estarão sempre abertas aos professores e futuros professores de Teresópolis, não importa em qual rede de ensino eles trabalhem. Ofertar instruções e partilhar experiências é um pouco do que a SME pode fazer para colaborar com a formação de novos profissionais”, explicou o Secretário.
Soraya Blois, professora de Conhecimentos Didáticos e Pedagógicos de Educação Especial do curso de Formação de Professores, explicou que estas palestras encerraram um trabalho desenvolvido durante todo o semestre no Colégio Estadual Edmundo Bittencourt. “Durante o semestre nós estudamos as leis da Educação Inclusiva, agora nossas alunas puderam ver o que acontece na prática. Foi muito bom porque elas puderam comparar tudo o que estudaram, fizeram várias perguntas e entenderam que a Secretaria de Educação é, de fato, a casa dos professores, o local onde podem buscar soluções para atender seus alunos”, elogiou Soraya.
Para Carla Rabello, Diretora do Departamento Pedagógico da Secretaria de Educação, esta troca de experiências foi muito positiva para todos os envolvidos no processo. “A disciplina de Conhecimentos Didáticos e Pedagógicos de Educação Especial foi inserida há pouco tempo no currículo. Acredito que essa troca de informações tenha ajudado a sensibilizar as futuras professoras e fazer com que adquiram um novo olhar para a Educação Inclusiva, assim como permitiu que as profissionais da área revissem seus conceitos práticos ao compartilhar suas experiências”, disse Carla.
Texto: Marcelo Ferreira
Fotos: Divulgação
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis
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