Pesquisar este blog

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

UNIFESO Teresópolis informe:Ano IV, no 163

UNIFESO Teresópolis informe:Ano IV, no 163
Teresópolis, 9 de agosto de 2012. Ano IV, no 163.

NOTÍCIAS DO UNIFESO (www.unifeso.edu.br)

UNIFESO realiza Curso de Elaboração Participativa de Projetos – Nos dias 17 e 31 de agosto, o UNIFESO, através da Assessoria de Desenvolvimento de Projetos Institucionais (ADPI), realiza o “Curso de Elaboração Participativa de Projetos”. Voltada aos gestores, docentes e estudantes da Instituição que buscam ferramentas para a formalização de projetos, a capacitação contará com a participação da assessora da ADPI, Profa. Edneia Martuchelli Moço; da diretora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Profa. Katiuscia Vargas; das professoras Cátia Farias e Vivian Telles, dos cursos de Engenharia de Produção e Engenharia Ambiental e Sanitária; e do professor Wolney Martins, consultor do UNIFESO, na facilitação do processo ensino-aprendizagem. O curso tem como objetivo promover a capacitação em elaboração participativa de projetos por meio de uma abordagem conceitual e prática, através da utilização de metodologia ativa para a aprendizagem, tomando-se como referenciais a troca de experiência entre os participantes, o trabalho individual e em grupos.

Inscrições abertas para o PET-Saúde – Estão abertas as inscrições para o processo seletivo destinado ao provimento de vagas para estudantes bolsistas e não bolsistas para integrar o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) 2012 do Ministério da Saúde. Podem participar da seleção estudantes dos cursos de graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura), Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Medicina Veterinária e Odontologia, conforme anexo I do Edital, disponível nas páginas dos respectivos cursos no site do UNIFESO. As inscrições serão realizadas na Secretaria Geral de Ensino (SEGEN) do UNIFESO, de 7 a 10 de agosto de 2012, das 9h às 12h e das 13h às 18h. As entrevistas para seleção acontecerão nos dias 13 e 14 de agosto de 2012. Os valores das bolsas para estudantes do PET-Saúde terão como referência as Bolsas de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

UNIFESO oferece Especialização de Ensino em Matemática – Pensando em ampliar e consolidar a formação de professores de Matemática que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, tanto na rede particular quanto na pública, seja ela municipal ou estadual, o UNIFESO vai oferecer, a partir de agosto, o Curso de Especialização de Ensino em Matemática. Coordenado pela professora Valéria Magalhães Iorio, o curso pretende ampliar a formação na área e fazer com que o docente reflita sobre sua prática, apontando caminhos e desdobramentos possíveis. Com carga horária de 360 horas e duração prevista de dezoito meses, a especialização vai utilizar metodologias ativas e práticas de sala de aula com o auxílio dos Laboratórios de Matemática e de Computação do UNIFESO. O objetivo é transformar o docente em um professor pesquisador capaz de analisar e criticar sua experiência diária, modificando-a, criticando-a novamente, em um ciclo perene, caracterizado como ação/pesquisa/ação. As aulas vão acontecer aos sábados, das 8h às 17h. Os interessados podem fazer sua pré-inscrição em http://www.feso.br/pos/.

Estudantes de Direito participam de visita guiada ao Núcleo de Prática Jurídica – Estudantes do primeiro período do curso de Direito do UNIFESO participaram, no dia 3 de agosto, de uma visita guiada ao Núcleo de Prática Jurídica (NPJ). A atividade contou com a participação das professoras Tania Barone, coordenadora do curso, e Lygia Pombo e Maria da Conceição Magalhães, supervisora e assistente técnica do NPJ, respectivamente, que falaram sobre o funcionamento do centro de profissionalização. O NPJ inicia o estudante na prática jurídica por meio de atividades reais ou simuladas, com prestação de serviços às comunidades carentes. A metodologia do estágio inclui a redação de peças processuais, assistência em audiências, técnicas de conciliação, visitas a órgãos judiciários e participação em palestras e seminários. Os estudantes também tiveram a oportunidade de conhecer as instalações do Núcleo, que conta com salas de espera, de atendimento, de computadores (para pesquisas de jurisprudência e produção de petições), de vídeo, de estudos, de arquivo morto, de reunião, de supervisão, para aferições orais, além de secretaria e biblioteca.

II Jornada de Pesquisa e Iniciação Científica – Nos dias 26 e 27 de outubro acontece a II Jornada de Pesquisa e Iniciação Científica (JOPIC) do UNIFESO, que tem como objetivos a apresentação, a discussão e o acompanhamento das pesquisas apoiadas pelo Programa de Iniciação Científica, Pesquisa e Extensão (PICPE). Promovido pela Pró-Reitoria Acadêmica; pelas diretorias de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão e de Administração; e pelos Centros de Ciências da Saúde (CCS), Ciências Humanas e Sociais (CCHS) e Ciências e Tecnologia (CCT), o evento é voltado aos professores, estudantes e funcionários técnico-administrativos da Instituição que participaram do PICPE em 2011 e que participam dos projetos em 2012. As inscrições serão abertas em agosto. Entre os objetivos da Jornada também estão a promoção e incentivo à cultura de pesquisa, o estímulo à produção acadêmica, a consolidação do nível de qualidade na elaboração de projetos de pesquisa e o aprimoramento da formação de profissionais e estudantes do UNIFESO.

Estudantes de Administração e Ciências Contábeis participam dos Jogos Empresariais – Com o objetivo de integrar os estudantes de Administração e Ciências Contábeis, a coordenação desses cursos do UNIFESO realizou no dia 2 de agosto mais uma edição dos Jogos Empresariais. Além da interação entre calouros e veteranos, a dinâmica visa despertar o interesse para a realidade empresarial e contábil, onde os alunos vivenciam momentos de pressão, tomada de decisão, avaliação de cenários e outras situações inerentes ao mundo dos negócios. “É estimulada a competitividade, porém enaltecendo a importância do trabalho em equipe. Em cada grupo colocamos alunos de Administração e de Ciências Contábeis para que desde o início já aconteça uma integração entre eles, e também para que entendam como as diferentes áreas podem se ajudar”, explicou a professora Valéria Brites, coordenadora desses cursos do UNIFESO. Na dinâmica deste semestre, a professora contou que os alunos receberam a missão de montar uma gráfica para a confecção de banners para a campanha dos candidatos durante as eleições. Para tanto, eles possuíam um capital inicial e várias tarefas a cumprir.

Calouros do UNIFESO prestam atendimento no “Grande Acidente” – Os novos estudantes de Medicina do UNIFESO já começaram a trajetória acadêmica se deparando com uma situação que é uma prova de fogo para muitos profissionais: “O Grande Acidente”. É uma tradicional simulação que marca o início das atividades de inserção em cenários de prática, com diversos casos que vão de lesões leves a pacientes em estado grave. “O principal objetivo é a vivência de um grande acidente. Todas as temáticas que eles presenciaram aqui hoje são inerentes ao primeiro período. Agora eles receberão nos Laboratórios de Habilidades (LH) as instruções sobre os temas que criamos”, contou a professora Sueli Rodrigues, dos cursos de Medicina e Enfermagem. Para tornar as cenas ainda mais reais, a atividade contou com a participação do professor de teatro Adriano Ramires. “É um trabalho muito interessante e gratificante, isso porque é a arte sendo usada no aprendizado da área de saúde, uma ferramenta muito valiosa que a Instituição tem utilizado com seus estudantes”, ressaltou.

Curso de Direito recepciona estudantes com Audiências Simuladas – O curso de Direito do UNIFESO realizou, no dia 7 de agosto, uma série de audiências simuladas simultâneas com os estudantes do primeiro e décimo períodos, abordando casos pertinentes ao Juizado Especial Cível Estadual. O evento aconteceu no Tribunal do Júri e nas salas de tutoria do prédio Flávio Bortoluzzi de Souza, no Campus Sede, e contou com a presença dos professores Lygia Pombo e Maria da Conceição Magalhães, respectivamente supervisora e assistente técnica do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ); Daniele Câmara Dias da Rosa e Marcelo Gonçalves, do estágio 3 na área de Família; e Jucinéia Granito e Ricardo Lobato, do estágio 4 na área Cível. Segundo a professora Lygia Pombo, trata-se de uma atividade em que os estudantes têm a oportunidade de atuação, seja como juízes, autores ou réus. “Além de recepcionar os novos alunos já com uma atividade prática e promover uma integração com aqueles que já estão se formando, o projeto tem como objetivo fomentar a reflexão crítica e preparar os futuros profissionais para atuar no mercado de trabalho com o domínio pleno das práticas jurídicas”, ressaltou a supervisora do NPJ.

IV ENCAD no UNIFESO – No dia 15 de agosto acontece a quarta edição do Encontro de Administradores da Região Serrana (IV ENCAD), das 18h às 23h, no Campus Sede do UNIFESO. Entre os objetivos do encontro estão: promover a integração dos atuais e dos futuros profissionais de Administração e acolher a sociedade teresopolitana e da região permitindo acesso às informações do universo da Administração. Conta 4 horas na carga horária. Os interessados podem se inscrever no site do Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro (CRA-RJ): www.cra-rj.org.br, no período de 15 de julho a 10 de agosto. O evento é gratuito e os inscritos receberão certificação do próprio CRA-RJ.

Atelier de Xilogravura da FESO Pro Arte expõe “Tempo e Memória” – “Num certo dia de 2012 foi colocada no Atelier de Xilogravura do Centro Cultural FESO Pro Arte (CCFP) uma mesa de trabalho. Longa, em pinho de riga, com duas tábuas formando o tampo, tendo três pés em ‘x’. Mais uma bancada de trabalho. Um dia duas das artistas resolveram limpar a mesa para poder usá-la como apoio às peças em produção...”. Assim surgiu a ideia da exposição “Tempo e Memória”, que teve sua pré-abertura no sábado, dia 4 de agosto, com a participação dos artistas Aurora Bicalho, Carl Renzi, Horácio Coelho, Marina Didonet, Neuza Kenup e Rivka Elyaoglu e Dirceu Weber, coordenador da atividade no Atelier. A abertura oficial da exposição acontece no sábado, dia 11 de agosto, na Galeria do Centro Cultural FESO Pro Arte (Rua Gonçalo de Castro, 85 – Alto), às 19h. Logo em seguida, Duo de Violões com Jorge Péculas e Geremias Cruz. A entrada é gratuita.

UNIFESO no Facebook – O UNIFESO criou uma fan page na rede social Facebook. Semelhante a um perfil, compartilha informações sobre os cursos, fotos das atividades, eventos dentro e fora da Instituição, entre outros. A ideia é aproximar o relacionamento com estudantes, professores e funcionários, além dos interessados em conhecer um pouco mais sobre o Centro Universitário. Para curtir basta acessar o endereço <http://www.facebook.com/#!/pages/Unifeso/172926232726534>.


PROGRAMAÇÃO DE TERESÓPOLIS

CENTRO CULTURAL FESO PRO ARTE E UNIVERTI-FESO

Exposição gravurAção – No sábado, dia 11 de agosto, a partir das 19h, acontece a abertura da exposição gravurAção, com os artistas Aurora Bicalho, Carl Renzi, Dirceu Weber, Horácio Coelho, Marina Didonet, Neuza Kenup e Rivka Elyaoglu, do Coletiva Atelier de Gravura, na galeria do Centro Cultural FESO Pro Arte (Rua Gonçalo de Castro, 85 – Alto). A visitação acontece de segunda a sexta, das 14h às 19h. A entrada é gratuita.

Duo de Violões – O Duo de Violões acontece no sábado, dia 11, com a participação dos músicos Jorge Péculas e Geremias Cruz. O evento acontece no Salão Nobre do Campus FESO Pro Arte (Rua Gonçalo de Castro, 85 – Alto), a partir das 20h30. A entrada é gratuita.

CONHEÇA O UNIFESO!

O Projeto UNIFESO Abre Portas recebe estudantes do Ensino Médio e de cursos técnicos para visitas guiadas às instalações do UNIFESO, e também envia professores para apresentar a instituição e seus cursos a colégios de Ensino Médio e cursos preparatórios de Teresópolis e da região.

Para agendar uma visita ou palestra entre em contato pelo e-mail <unifesoabreportas@unifeso.edu.br>.


TRABALHE CONOSCO

O UNIFESO está atualizando seu Banco de Currículos para todos os setores da área administrativa. Profissionais interessados em concorrer a uma oportunidade de emprego na Instituição devem encaminhar currículo para o e-mail <curriculorh@unifeso.edu.br>.

Ouvidoria UNIFESO - Seu canal permanente de comunicação

A Ouvidoria do UNIFESO é o setor responsável por receber sugestões, críticas, reclamações ou elogios de alunos, professores e funcionários, bem como de membros da comunidade externa, relativas ao atendimento, às instalações e aos serviços oferecidos pela instituição.

Entre em contato com a Ouvidoria em nosso site: <http://www.unifeso.edu.br/ouvidoria>.

UNIFESO Clipping é uma newsletter semanal editada pela
Gerência de Comunicação e Marketing do UNIFESO
Editor: Alexandre Ramos da Silva
Jornalista Responsável: Raquel Oliveira
Reportagem: Raquel Oliveira e Giovana Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário