Pesquisar este blog

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Obras do Governo Estadual em Teresópolis

 De acordo com Inea, obra já realizou a dragagem de 1.720 metros dos rios Príncipe e Imbuí
Muro de contenção do Caleme está pronto e obras do Inea nos rios Príncipe, Imbuí e Paquequer prosseguem

Teresópolis, 30 de agosto de 2012 – Continuam em andamento em Teresópolis importantes obras do Governo do Estado, através do Inea (Instituto Estadual do Ambiente), como a construção do muro de contenção às margens do Rio Paquequer, na altura do Ginásio Pedrão, com previsão de término para daqui a 15 dias, e o desassoreamento dos rios Príncipe e Imbuí, que percorrem desde o Campo Grande até a Cascata do Imbuí. Outra obra do estado, sob a responsabilidade da Secretaria Estadual de Obras, em Teresópolis é a construção do muro de contenção na Rua dos Canários, no Caleme, que ficou pronto.
Muro de contenção no Caleme está pronto

O muro de contenção que está sendo construído às margens do Rio Paquequer, na altura do Ginásio Pedrão, tem 44 metros de extensão e deve ficar pronto dentro de 15 dias. “A necessidade de fazer esta obra foi confirmada por um estudo da Coppe/UFRJ (Instituto de Pós-Graduação e de Engenharia), após a chuva de 6 de abril, quando o muro que existia no local. O levantamento da Coppe também apontou outros trechos do Paquequer que precisam de intervenções e estes também estão no nosso cronograma”, informou o engenheiro de obras do Inea, João Grilo, acrescentando que no local também está sendo construída uma caixa coletora de águas pluviais, que vai melhorar a vazão das águas das chuvas na avenida principal da cidade.
Muro de contenção, às margens do Rio Paquequer, na altura do Ginásio Pedrão, terá 44 metros de extensão e deve ficar pronto dentro de 15 dias

Com 150 metros de altura, o muro de contenção no Caleme, que está sob a responsabilidade da Secretaria Estadual de Obras, tem um paredão de concreto de 12 metrose uma vegetação rasteira no restante do barranco, o que naturalmente firmará a terra evitando novos deslizamentos. Também foram instaladas canaletas para melhor escoamento das águas das chuvas.

Obras rios Príncipe e Imbuí

Nas obras dos rios Príncipe e Imbuí, além do desassoreamento, continuam sendo feitos serviços de redimensionamento da calha dos rios e revestimento dos taludes com material pré-moldado de concreto em alguns trechos e, em outros, com biomanta, que garante mais estabilidade dos taludes, evitando assoreamento e desmoronamentos.

“Estamos fazendo um trabalho para que o rio volte ao seu curso original. Vamos aumentar a sua capacidade de vazão, reduzindo o risco de inundações. Também estamos construindo muros de contenção e demolindo casas que estão dentro da área de exclusão e que foram demarcadas e já tiveram finalizadas as negociações com os proprietários. Além disso, estamos fazendo o reflorestamento de áreas em que conseguimos finalizar o processo de desapropriação”, destacou João Grilo. Segundo o Inea, nesta obra já foi realizada a dragagem de 1.720 metros do Rio Príncipe, beneficiando cerca de 12 mil pessoas.
Trabalhos de desassoreamento, de redimensionamento da calha e revestimento dos taludes dos rios Príncipe e Imbuí continuam em andamento
As famílias cujas casas foram demarcadas podem optar por receber uma indenização do Governo Estadual; se inscrever no programa de Aluguel Social enquanto aguardam a construção do condomínio habitacional pelo poder público; ou se inscrever no programa de compra assistida, no qual recebem o valor correspondente à avaliação feita do seu imóvel e o dinheiro só pode ser aplicado na compra de nova moradia.
 Às margens do Rio Paquequer, na altura do Ginásio Pedrão, além do muro de contenção, está sendo instalada caixa coletora de águas pluviais

Texto: Mara Lúcia
Fotos: Davi Almada
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário