Pesquisar este blog

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Ação integrada de Saúde chega a Quinta Lebrão

Segundo o agente de saúde Elmar Duarte, do programa de Informação, Educação e Comunicação a importância do trabalho é a conscientização da população em relação à prevenção
Ação integrada de Saúde chega a Quinta Lebrão -Bairro recebe desratização, vacinação contra a raiva animal, combate à dengue e controle da qualidade da água

Teresópolis, 16 de julho de 2013 - Promovida pela Secretaria de Saúde, através da Divisão de Vigilância Ambiental, mais uma ação integrada dedesratização, vacinação contra a raiva animal, combate à dengue e controle da qualidade da água aconteceu nesta terça-feira, 16, na Quinta Lebrão. O objetivo é reunir agentes de vários setores e intensificar o combate aos principais problemas ambientais que causam agravos à saúde da população, mobilizando e orientando os moradores quanto às medidas de prevenção. 

Durante o trabalho de campo, foram feitas visitas domiciliares para localização de caixas d’água destampadas e identificação de possíveis focos do mosquito transmissor da dengue. Orientação e distribuição de panfletos, alertando sobre como evitar a leptospirose, doença transmitida através do contato com a urina do rato, e como agir em caso de enchentes, foi outra atividade realizada.

A ação ainda contou com distribuição de hipoclorito de sódio, para desinfecção da água consumida pelos moradores, e colocação de raticidas em pontos estratégicos, como margens de rios, para combater roedores, além de vacinação de cães e gatos contra a raiva animal e informações sobre o descarte adequado do lixo.
Ação integrada de Saúde chega a Quinta Lebrão -Bairro recebe desratização, vacinação contra a raiva animal, combate à dengue e controle da qualidade da água
“Para que os serviços de controle de roedores sejam bem sucedidos é importante que moradores, comerciantes e ambulantes adotem procedimentos que evitem o surgimento desses animais, como acondicionar corretamente o lixo, evitando acúmulos de restos de alimentos e de entulhos, além de respeitar o horário de coleta de lixo”, explicou o agente de saúde Augusto da Silva Pessoa. 

Segundo o agente de saúde Elmar Duarte, do programa de Informação, Educação e Comunicação a importância do trabalho é a conscientização da população em relação à prevenção. “A população pode fazer um enfrentamento efetivo à dengue com ações simples e cotidianas. Retirando a água acumulada após as chuvas, removendo latas ou qualquer utensílio sem utilidade, fechando totalmente caixas d’água, reservatórios e cisternas, descartando pneus velhos e garrafas plásticas. São coisas simples que fazem uma grande diferença", explicou o agente.

A ação integrada já foi realizada em Cruzeiro, no interior do município, e também no Jardim Serrano, Caleme, Rosário, Corta Vento, Espanhol e Coréia, na zona urbana.
Agentes de saúde fazem ação de desratização na Quinta Lebrão
Agentes de saúde fazem ação de desratização na Quinta Lebrão
Texto –Gisele Barreto
Fotos – Marco Esteves
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário