Teresópolis, 31 de julho de 2013 - Na última segunda-feira, 29 de julho, foi realizada em Cordeiro a reunião mensal do Fórum de Gestores Públicos de Cultura da Região Serrana. Além de debater questões permanentes do fórum, o encontro teve como objetivo principal planejar a participação da Região Serrana na Conferência Estadual de Cultura, a ser realizada em setembro, visando a aprovação de propostas que venham a beneficiar a região.
O encontro contou com a presença de secretários de cultura ou representantes de cada um dos 15 municípios que compõem o Fórum Serrano. Na ocasião, foram apresentados ao grupo os relatórios dos municípios onde as conferências municipais já foram realizadas, a exemplo de Teresópolis. Todos os relatórios estão sendo enviados à Secretaria de Estado de Cultura, e também ao Ministério da Cultura, com o intuito de integrar os debates da Conferência Estadual e, posteriormente, da Conferência Nacional. A ideia é que a Região Serrana, através do fórum, se fortaleça como bloco e assim consiga, durante a Conferência Estadual, a aprovação de um número maior de propostas, obtendo desta forma resultados mais consistentes para a cultura da Região Serrana.
Para concluir a definição da ação em bloco, ainda é preciso incluir os resultados de cinco dos municípios da região, que já marcaram para o início de agosto suas conferências municipais. São eles: Cantagalo, que fará conferência dia 2 de agosto; Nova Friburgo, com conferência marcada para dias 3 e 4; Cordeiro, que fará o encontro dia 6; Duas Barras, que realizará sua conferência dia 7; e Santa Maria Madalena, que terá conferência municipal dia 8 de agosto.
Todas as conferências citadas acima terão o suporte técnico da coordenadora de projetos da Secretaria de Cultura de Teresópolis e também coordenadora do Fórum de Gestores Públicos de Cultura da Região Serrana, Nara Zeitune. Mostrando a força da região, Nara Zeitune também integra a comissão organizadora da 3ª Conferência Estadual de Cultura e já tem reunião marcada para esta quinta-feira, dia 1º de agosto, com a Secretaria de Estado de Cultura, visando a definição dos primeiros detalhes e a programação do evento estadual.
Ainda durante o encontro em Cordeiro, o grupo recebeu a gerente de Cultura e Arte do Sistema Firjan, Fabiana Scherer, que conversou com os gestores e buscará a elaboração de ações que fomentem a circulação da produção cultural da Região Serrana.
Para o Secretário de Cultura, Wanderley Peres, tanto as reuniões mensais do Fórum como as conferências têm tido resultados bastante positivos. “Somente através da união de esforços conseguiremos o desenvolvimento e o reconhecimento da cultura da nossa região. Por isso, é tão importante que permaneçamos representados como bloco. Desta forma, mostraremos uma região organizada, com objetivos claros e definidos”, comentou Wanderley Peres, que esteve presente ao encontro em Cordeiro, acompanhado do Subsecretário de Cultura, Arnaldo Almeida.
Texto: Geórgia Jahara
Foto: Divulgação
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis
Nenhum comentário:
Postar um comentário