Pesquisar este blog

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Calouro Solidário: estudantes do UNIFESO Teresópolis visitam asilo e entregam donativos

Calouro Solidário: estudantes do UNIFESO visitam asilo e entregam donativos
Calouro Solidário: estudantes do UNIFESO visitam asilo e entregam donativos


Completando em 2013 dez anos de atividades voltadas à promoção da responsabilidade social e do compromisso com o exercício da cidadania, o projeto Calouro Solidário realizou sua 20ª ação junto aos estudantes de Administração e Ciências Contábeis do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO). Neste semestre foram arrecadados aproximadamente 250kg de alimentos, distribuídos para o Grupo Espírita Irmão em Cristo (GEIC) – em cestas básicas para 20 famílias – e para o Asilo São Vicente de Paula, para onde os estudantes levaram também carinho e atenção aos moradores.

Despertando a consciência social

No dia 24 de março, o grupo de estudantes, alguns acompanhados dos pais, reservaram o dia de domingo para o trabalho de solidariedade no asilo. A coordenadora dos cursos, professora Valéria de Oliveira Brites, muito orgulhosa do envolvimento dos novatos com a questão social, notou que a ação “significa um despertar para os estudantes, uma sensação de que talvez já tivessem ouvido falar, mas não sentido. Eles perceberam o quanto os idosos necessitam de carinho, como são bem tratados lá e o bonito trabalho da entidade. E os idosos adoram a visita, querem conversar o tempo todo, pedem carinho”. A mesma percepção teve o estudante Jean Silva, que avaliou a experiência como interessante e única. “Conhecemos as dependências e vimos que lá todos são bem cuidados. A iniciativa do calouro solidário foi muito bonita, pois uniu os estudantes em prol de ajudar uma entidade não-governamental”, concluiu Jean. 

Como em todo início de semestre letivo, os estudantes que acabaram de ingressar nas universidades são recepcionados com o tradicional trote. Para evitar a violência e incentivar a integração saudável entre calouros e veteranos, o UNIFESO, sob a coordenação do Banco de Talentos, promove a arrecadação de donativos que posteriormente são distribuídos para comunidades e instituições da região. A professora Rita Mello, coordenadora do Banco de Talentos, revelou que durante visitas a asilos é comum os calouros se surpreenderem com o cenário que encontram, por se tratar de uma rotina geralmente incomum entre jovens. “Na formação acadêmica, a técnica é muito importante, sem dúvida. No entanto, dentro do nosso projeto buscamos também focar o lado mais humano. A visita é uma forma de sensibilizarmos os calouros para a realidade da sociedade, para que possam se tornar profissionais mais humanizados”, justificou.

Fonte:Unifeso Clipping (Jornalismo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário