Há anos moradores sofrem com os problemas causados pelo desmoronamento do muro, na Rua Jorge Lóssio
Teresópolis, 12 de abril de 2013 - A Prefeitura de Teresópolis está construindo um muro na Rua Jorge Lóssio, no Alto, para conter as margens do rio que passa pela região. Há anos moradores vêm sofrendo com o problema de enchentes e alagamentos causados pela queda do muro que encheu o leito do rio com toneladas de pedras, dificultando o fluxo da água. A Secretaria de Obras e Serviços Públicos mantém no local equipe de funcionários com uma escavadeira hidráulica e caminhões para a execução da muralha e reconstrução de parte da rua que cedeu com as infiltrações.
Residentes do local estão aliviados e satisfeitos com a iniciativa da atual administração municipal. “Tomara que agora a Prefeitura dê jeito nisso porque há 30 anos moro aqui e sempre vi problemas de transbordamento do córrego. Depois que o muro caiu os riscos aumentaram”, disse Maria da Penha. O sr. Carlitos dos Santos, há 60 anos morador do local, também fez questão de falar e explicou o motivo da queda da via. “Há mais ou menos seis anos, o muro que segurava a margem e sustentava a rua caiu. Com o rio cheio de pedras, a água começou a buscar outras passagens, infiltrando-se, aos poucos, por debaixo da rua que começou a ceder, causando o desmoronamento. Espero que agora a Prefeitura solucione o problema de vez”, disse.
Funcionários estão retirando do rio os blocos de pedra, do muro anterior, e reconstituindo o novo paredão com o próprio material. Por ser uma obra de grande porte, a secretaria não tem uma data definida para a conclusão dos trabalhos que prosseguirão sem interrupções. Sem prejuízo aos moradores, trecho da rua está interditado para que a Prefeitura possa executar a tarefa.
Outra ação que vem sendo realizada em vários pontos diferentes da cidade é o faxinaço que a Secretaria de Obras e Serviços Públicos começou a fazer desde o início da semana. O mutirão de limpeza acontece em toda Reta, nas avenidas Feliciano Sodré e Lúcio Meira, e agora já alcançou também a Av. Alberto Torres, na altura do Hospital São José. Uma equipe de oito trabalhadores faz a capina e a roçada de um barranco que colocava em risco pedestres e motoristas pela ameaça de deslizamentos.
As intervenções consistem em pintura de postes, canteiros e meios fios, varrição das ruas e dos canteiros que fazem a divisória das vias, poda de árvores e de plantas menores, capina e roçada e retirada de todo lixo acumulado pela ação. Além das principais avenidas, outros locais também receberam limpeza, como a Rodoviária e a Rua Cândido Portinari, no Golfe.
Texto – Gisele Barreto
Fotos – Jeferson Hermida
Fonte - Assessoria de Comunicação de Teresópolis
Nenhum comentário:
Postar um comentário