Pesquisar este blog

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Prefeitura de Teresópolis constrói muro de pedras para conter margem de rio

Prefeitura constrói muro de pedras para conter margem de rio
Prefeitura constrói muro de pedras para conter margem de rio

Há anos moradores sofrem com os problemas causados pelo desmoronamento do muro, na Rua Jorge Lóssio

Teresópolis, 12 de abril de 2013 - A Prefeitura de Teresópolis está construindo um muro na Rua Jorge Lóssio, no Alto, para conter as margens do rio que passa pela região. Há anos moradores vêm sofrendo com o problema de enchentes e alagamentos causados pela queda do muro que encheu o leito do rio com toneladas de pedras, dificultando o fluxo da água. A Secretaria de Obras e Serviços Públicos mantém no local equipe de funcionários com uma escavadeira hidráulica e caminhões para a execução da muralha e reconstrução de parte da rua que cedeu com as infiltrações. 

Residentes do local estão aliviados e satisfeitos com a iniciativa da atual administração municipal. “Tomara que agora a Prefeitura dê jeito nisso porque há 30 anos moro aqui e sempre vi problemas de transbordamento do córrego. Depois que o muro caiu os riscos aumentaram”, disse Maria da Penha. O sr. Carlitos dos Santos, há 60 anos morador do local, também fez questão de falar e explicou o motivo da queda da via. “Há mais ou menos seis anos, o muro que segurava a margem e sustentava a rua caiu. Com o rio cheio de pedras, a água começou a buscar outras passagens, infiltrando-se, aos poucos, por debaixo da rua que começou a ceder, causando o desmoronamento. Espero que agora a Prefeitura solucione o problema de vez”, disse.
Maria da PenhaCarlitos dos Santos
Funcionários estão retirando do rio os blocos de pedra, do muro anterior, e reconstituindo o novo paredão com o próprio material. Por ser uma obra de grande porte, a secretaria não tem uma data definida para a conclusão dos trabalhos que prosseguirão sem interrupções. Sem prejuízo aos moradores, trecho da rua está interditado para que a Prefeitura possa executar a tarefa.

Outra ação que vem sendo realizada em vários pontos diferentes da cidade é o faxinaço que a Secretaria de Obras e Serviços Públicos começou a fazer desde o início da semana. O mutirão de limpeza acontece em toda Reta, nas avenidas Feliciano Sodré e Lúcio Meira, e agora já alcançou também a Av. Alberto Torres, na altura do Hospital São José. Uma equipe de oito trabalhadores faz a capina e a roçada de um barranco que colocava em risco pedestres e motoristas pela ameaça de deslizamentos.
O mutirão de limpeza acontece em toda Reta, nas avenidas Feliciano Sodré e Lúcio Meira, e agora já alcançou também a Av. Alberto TorresMutirão de limpeza chega no Alto
As intervenções consistem em pintura de postes, canteiros e meios fios, varrição das ruas e dos canteiros que fazem a divisória das vias, poda de árvores e de plantas menores, capina e roçada e retirada de todo lixo acumulado pela ação. Além das principais avenidas, outros locais também receberam limpeza, como a Rodoviária e a Rua Cândido Portinari, no Golfe.

Texto – Gisele Barreto
Fotos – Jeferson Hermida
Fonte - Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário