Pesquisar este blog

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Exposição de fotografias 'Eu e minha Kodak C182... por aí' na Casa de Cultura de Teresópolis até 27/04/13

A exposição vem despertando o interesse do público na Casa de Cultura
Exposição de fotografias na Casa de Cultura até dia 27


Teresópolis, 18 de abril de 2013 - Aberta no último dia 12 de abril, a mostra de fotografias 'Eu e minha Kodak C182... por aí' vem despertando o interesse do público em Teresópolis. Promovida pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura, a exposição reúne 35 imagens do fotógrafo Rubens Paiva e está montada na galeria da casa, onde pode ser vista até o dia 27.

Em suas fotos, Rubens faz uma crônica visual de suas andanças pelas cidades, onde revela, com olhar poético, ângulos que usualmente passam despercebidos por todos nós. São calçadas, postes, bueiros ou telefones públicos, que ganham novo conteúdo estético, valorizados pelo enquadramento e pela composição de cada foto. 

Entusiasmado com a mostra, Rubens esteve na Casa de Cultura para acompanhar a exposição e receber o público. “Fiquei muito feliz em expor na Casa de Cultura. Eu adoro Teresópolis e fazia muito tempo que não visitava a cidade. Fui extremamente bem recebido desde o primeiro dia e vivi momentos especiais, memoráveis. Conversei com amigos e visitantes e fiquei muito contente com o interesse do público em relação às fotos”, destacou.

Ele conta que levou dois anos para registrar as fotos expostas. “Nesse período eu andava todos os dias com a minha fiel companheira: a Kodak C182. O mais difícil para mim foi selecionar as fotos. Isso é uma tarefa árdua para qualquer fotógrafo. A gente fica envolvido com várias delas”, diz, lembrando que cada registro tem sua história.

“Há fotos em que a imagem por si só faz alguém projetar-se nela com algo muito pessoal e íntimo. Nesses casos, é uma experiência muito particular de cada observador. Outras fotos descortinam uma história, como a que chamei de 'Thinking'. Nessa foto há um senhor sentado. A tarde estava fria e chuvosa. Quando eu fui expor essa foto no Centro de Cultura Raul de Leoni, a pessoa que estava pregando as fotos na parede me falou que conhecia esse senhor. Que ele foi um dos melhores garçons de uma tradicional adega de Petrópolis: a Don Giovanni. Quando a casa foi fechada, ele ficou sem rumo, pois a vida dele tinha um sentido muito especial lá. Hoje, ele vive pedindo ajuda na rua. Foi algo que me tocou profundamente”, comenta o fotógrafo, emocionado.

Ainda de acordo com o artista, a ideia desse ensaio fotográfico é mostrar que qualquer pessoa, com algumas dicas, pode sentir o prazer de fotografar usando uma simples e barata câmera digital compacta. “Na Casa de Cultura, por exemplo, pude ver duas crianças fotografando as fotos que elas mais gostavam dentro da mostra. Tudo com o jeito lúdico e peculiar das crianças. Isso chamou a minha atenção e representa uma resposta muito positiva em relação ao meu trabalho”, acrescenta.

Para o Secretário de Cultura, Wanderley Peres, não poderia ter sido escolhida data melhor para esta exposição. “Acabamos de lançar, entre os cursos gratuitos da secretaria, a modalidade de fotografia. A procura foi ótima e as turmas formadas estão ansiosas e animadas com as aulas. Por esta razão, a exposição de Rubens Paiva veio em bom momento, pois oferece ao público um belo trabalho em artes visuais e ainda gera estímulo e conhecimento para os nossos alunos”, avalia.

A mostra 'Eu e minha Kodak C182... por aí', com trabalhos de Rubens Paiva, pode ser visitada até o dia 27 de abril, de segunda a sábado, das 9h às 18h, na galeria da Casa de Cultura Adolpho Bloch (Praça Juscelino Kubitschek, s/nº - Araras).
O fotógrafo Rubens Paiva explica ao público o porquê de cada foto
Texto: Geórgia Jahara
Fotos: Roberto Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário