Teresópolis, 6 de agosto de 2013 - O Dia dos Pais, o mês da cultura popular e o compositor Dominguinhos foram os temas lembrados neste domingo, 4 de agosto, na Casa de Cultura Adolpho Bloch, durante a 8ª edição do Encontro de Cultura de Raiz – temporada 2013. Promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, o evento reuniu diversos artistas em quase 25 apresentações, que mostraram a música do homem do campo e agradaram em cheio o grande público que lotou a Casa de Cultura durante toda a manhã.
“O Cultura de Raiz é, sem dúvida, o maior de nossos projetos e o mais bem sucedido. O sucesso dos encontros, confirmados a cada nova edição, só nos levam a comemorar e buscar, cada vez mais, o aprimoramento do evento”, destacou o Secretário de Cultura, Wanderley Peres, lembrando que, ainda este mês, uma nova edição será realizada no dia 25 de agosto, domingo, durante o Festival da Cultura Popular.
Com coordenação do Subsecretário de Cultura, Arnaldo Almeida, e da professora Andréa Sant'Anna, o evento seguiu em seu já tradicional formato de programa de auditório, com o cenário de cozinha de roça que todos conhecem e apresentação do engenheiro agrônomo Beto Selig, que abriu oficialmente o encontro ao lado de Magno Guimarães cantando 'Amizade', de Dominguinhos. Não faltaram animação e alegria ao longo de toda a manhã.
Entre as quase 25 apresentações, destaque para os sanfoneiros Seu Timbira, Heraldo e Zé Lopes que, acompanhados por Ayrton Rebello, Antônio Ceará, Arnaldo Almeida, Zé Luis, Paulo Medeiros, Tião do Triângulo e Seu Claro, animaram a plateia com forró e músicas de quadrilha. O Trio Bico Seco encantou a todos com sua versão de 'Tristeza do Jeca'. Vera Borcard, com 'Sabiá', e Zé Rodrigues, com 'Saudade da Paraíba', também agradaram. A dupla Mario do Violão e Jorge Viajante fez sucesso com 'Relógio da matriz' e 'Amor de violeiro', cantando também com Edmar Santos.
Vários momentos do programa foram dedicados ao Dia dos Pais, a ser comemorado neste domingo, dia 11. Moacir Rosa encantou com 'Filho adotivo', enquanto Wanda Pinheiro fez repentes sobre a data. O cantor Wenderson Rosa e o pai, Edson do Acordeon, foram responsáveis por um dos momentos mais emocionantes da edição ao cantarem juntos 'Couro de boi' e 'Peão de Estância'. “Quando soube o tema desta edição fiz questão de participar. Uma data como o Dia dos Pais não poderia deixar de ser lembrada com muito carinho”, comentou Wenderson. Além da música, homenagens foram feitas ainda em forma de prosa, através dos poemas 'Poesia para tua poesia', de Vidocq Casas, e 'Pai Star', de Lucas Castilho, declamada por Ayrton Rebello.
Também foram emocionantes os momentos de homenagem a Dominguinhos, que faleceu na semana passada. Além da abertura com Beto Selig em homenagem ao artista, Cândito Neto agradou em cheio lembrando canções do mestre como 'Luz do Candeeiro' e 'Eu só quero um xodó'. E, finalizando a edição, Írio Lima foi outro que homenageou Dominguinhos com sucessos consagrados do forró, como 'Bate Coração' e 'Danado de bom'.
Quem esteve presente, gostou. “Vir ao Cultura de Raiz é uma alegria. A gente sai daqui com a alma renovada. Sempre que posso, compareço”, comentou a aposentada carioca Vera Lúcia Sampaio.
Além da presença do público no teatro da Casa de Cultura, também foi grande a movimentação na Sala de Dança durante toda a manhã por conta dos estandes de artesanato montados. Estiveram presentes: Marcia Bettin (artesanato em porcelana, madeira, tecido e silkscreen), Iara Hesse (trabalhos em pintura), Ana Litardo (produtos da Feira Agroecológica), Magno Guimarães Pinho (tapioca), Maria Christina Barbosa (artesanato em tecido e sucata), Yuanit Gonzalez (batas rendadas), Maria Cecília Cardin (cerâmica e bijuteria), Josy Soares (pães e compotas), Regina Lima (canjica) e ainda o Lar Tia Anastácia, através do projeto ‘Costurando o amanhã’, de geração de trabalho e renda.
Relação dos participantes
Participaram do 8º Encontro de Cultura de Raiz os seguintes artistas: Beto Selig, Magno Guimarães, Adão Curió da Viola, Roninho, Paulo Medeiros, Paulo Medeiros, Edson Firmino, Ayrton Rebello, Seu Timbira, Antônio Ceará, Arnaldo Almeida, Zé Rodrigues, Heraldo, Zé Futrica, Zé Luis, Tião do Triângulo, Silvio José, Moacir Rosa, Mario do Violão, Jorge Viajante, Edmar Santos, Daniel Vieira, Crésio da Vila, Deusecílio, Julicão, Vera Borcard, Wanda Pinheiro, Cândido Neto, Roberto Müller, Rochedo, José Daniel de Souza, Trio Bico Seco (Julio César, Helcir e Inácio), Edson do Acordeon Rosa, Wenderson Rosa, Zé Lopes, Seu Claro, Vidocq Casas, Lucas Castilho, Írio Lima e Maria Eduarda.
Lançado em abril de 2009, o Cultura de Raiz tem como objetivo resgatar e valorizar artistas da cultura popular. Ao todo, já foram realizadas 46 edições na Casa de Cultura – além das especiais -, ao longo de quatro anos, sempre no primeiro domingo de cada mês, com entrada franca. O próximo encontro acontece ainda este mês, no dia 25 de agosto, no anfiteatro da Casa de Cultura, durante o Festival da Cultura Popular, que movimenta a cidade entre os dias 21 e 25.
Texto: Geórgia Jahara
Fotos: Roberto Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis
Nenhum comentário:
Postar um comentário