Equipes diretivas da Rede Municipal de Ensino iniciam Jornada Pedagógica
Teresópolis, 28 de janeiro de 2015 - Teve início na noite desta terça-feira, 27 de janeiro, no Clube Comary, a IV Jornada Pedagógica para equipes gestoras da Rede Municipal de Ensino. No primeiro encontro de três reuniões programadas para esta semana, as Equipes Diretivas foram apresentadas ao tema do Projeto Pedagógico Gestor deste ano, ‘Conhecimento, a luz que brilha em você! Acenda essa ideia!’, através de apresentações teatrais, vídeos e dinâmicas em grupo.
O conteúdo proposto pela Secretaria Municipal de Educação vai ao encontro do tema indicado pela ONU – Organização das Nações Unidas – que decretou o ano de 2015 como o Ano Internacional da Luz e recomenda diretrizes de ações pedagógicas para este ano letivo.
Na abertura do evento, o secretário municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos, parabenizou as equipes gestoras eleitas por voto direto em 2014, lembrou que a primeira parcela do acordo realizado com a categoria será paga em janeiro e apontou alguns avanços obtidos na Educação do município desde que ele assumiu a pasta.
“Esse ano o Governo Municipal já encaminhou para Câmara o reajuste no salário dos professores e só estamos aguardando a aprovação dos vereadores. Entramos 2015 com 15 frentes de trabalhos de manutenção e reformas em unidades escolares e acreditamos que até abril serão 25. Nossa previsão é que em setembro entregaremos 40 escolas reformadas, deixando o quadro da Educação municipal bem melhor do que encontramos” comemorou o secretário.
Para a apresentação do tema ‘Conhecimento, a luz que brilha em você! Acenda essa ideia!’, o grupo Pirueta encenou o mito grego de Prometeus, onde o titã rouba o fogo de Zeus e presenteia a humanidade com esse conhecimento. Em seguida, o Mito da Caverna, de Platão, foi apresentado em telões para ilustrar ainda mais a questão da luz como metáfora do conhecimento, capaz de guiar a humanidade, diminuir as diferenças e gerar expectativas de um futuro melhor.
“Esse tema foi escolhido pela Secretaria de Educação por representar inúmeras possibilidades de trocas, diálogos e mediações entre escola e comunidade. Esperamos que ele sirva como ferramenta de auxílio à construção de estratégias pedagógicas capazes de promover condições de troca entre saberes diferenciados e com isso iluminar o ano letivo de 2015 irradiando sua luz”, explicou a diretora do Departamento Pedagógico, Carla Rabello.
Durante o primeiro encontro também foi entregue às equipes diretivas um kit contendo uma Agenda 2015 totalmente tematizada e personalizada, o livro do Cardápio de Projetos do Fazer-se Professor, o Regimento das Unidades Escolares e material com subsídios para a implementação do projeto sugerido para 2015. Uma dinâmica em grupo, envolvendo performances e música também fez parte do evento. Ao fim da primeira noite da Jornada Pedagógica, aconteceu um coquetel no salão panorâmico do Clube Comary.
IV Jornada Pedagógica: Aprendizado e troca de saberes
Continuando com a finalidade de proporcionar às equipes diretivas da Rede Municipal de Ensino momentos de aprendizado, reflexão e troca de saberes, objetivando um ano letivo de mais vitórias na Educação Municipal, o segundo dia de encontro das equipes diretivas municipais foi marcado pela palestra do professor Paulo Padilha.
Com o tema “Cultura e currículo intertranscultural: por uma educação transformadora”, o professor Paulo Padilha, diretor pedagógico do Instituo Paulo Freire desde 2007, graduado em pedagogia, mestre e doutor em Educação pela USP, falou sobre mudanças e desafios na educação.
“Gostaria de agradecer ao prefeito Arlei Rosa e ao secretário de Educação Leonardo Vasconcellos por não temerem as mudanças nem os desafios que eu apresento aqui. E claro, também a toda a equipe da Secretaria de Educação por oportunizar esse encontro”, disse o palestrante.
O próximo encontro das equipes diretivas acontece na manhã desta quinta-feira, 29, na Escola Municipal Maçom Lino Oroña Lema, na Tijuca, para análise do Plano de Gestão e encerramento da IV Jornada Pedagógica.
Texto e fotos: Marcelo Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis