Pesquisar este blog

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Etapa em Teresópolis abre o Campeonato Fluminense de Corridas de Montanha

Competidores concentrados na sede Santa Rita do Parque Municipal aguardam a largada
Etapa em Teresópolis abre o Campeonato Fluminense de Corridas de Montanha

Teresópolis, 19 de janeiro de 2015 – Realizada com sucesso neste domingo, dia 18, na sede Santa Rita do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis, a 1ª etapa do Campeonato Fluminense de Corridas de Montanha. A competição abriu o calendário 2015 do evento esportivo, que este ano contará com 11 etapas. Dos cerca de 350 atletas inscritos, 315 terminaram a prova, nos percursos Curto (7 quilômetros), Longo (15 quilômetros) e Meia Maratona (21 quilômetros), contribuindo para destacar ainda mais o Município no segmento de turismo de aventura.

Com realização da empresa Corridas de Montanha Organizações de Eventos, coordenação de Fábio Galvão Borges - do Circuito Brasileiro de Corridas de Montanha, e contando com o apoio da Prefeitura, através das secretarias municipais de Meio Ambiente e de Segurança/Guarda Municipal, a etapa de Teresópolis é classificada pelos atletas como a prova mais completa da competição. Isso levando em conta o nível técnico, marcado por subidas e descidas de serra, passagens por trilhas e travessia de rios, além da beleza da região.

A prova foi acompanhada pelo secretário municipal de Meio Ambiente, André de Mello, o subsecretário Eduardo Niebus, o chefe do Parque, Paulo Sérgio Bandeira, e o assessor Raimundo Lopes, e mobilizou 15 funcionários da unidade de conservação. Também marcou presença o presidente do Teresópolis Convention & Visitors Bureau (TCVB), Fábio Costa Velho, um dos articuladores da vinda do evento esportivo para Teresópolis, em 2014.

“Este ano tivemos um contato mais estreito com a associação de moradores da região e a organização contratou 25 pessoas da comunidade para trabalhar no evento. Elas atuaram na sinalização do percurso, na organização do estacionamento e também na cozinha”, revelou o secretário de Meio Ambiente, André de Mello. “Além de gerar oportunidade de emprego, a competição também movimentou o comércio local”, comemorou.

Segundo o secretário, este ano a organização do evento foi melhor estruturada. “Aproveitamos a experiência de 2014, quando Teresópolis sediou a 4ª etapa do campeonato, para aprimorar a questão do trânsito de veículos no percurso da prova, bem como criamos uma nova área de estacionamento de veículos. E para 2016 pretendemos agregar mais ainda a comunidade”, destacou De Mello.
 Largada da 1ª Etapa do Campeonato Fluminense de Corridas de Montanha no Parque Municipal Montanhas de Teresópolis
 Largada da 1ª Etapa do Campeonato Fluminense de Corridas de Montanha no Parque Municipal Montanhas de TeresópolisTrecho do percurso do Campeonato Fluminense de Montanhas em área do Parque Municipal
Travessia de curso d’água, uma das dificuldades do percurso da prova
Equipe da Polícia Civil do Rio de Janeiro comemora a participação na prova
Vencedora no geral, a equipe IV Clima Aventura comemora a participação vitoriosa na competição
Durante o evento esportivo, a Secretaria de Meio Ambiente distribuiu o novo panfleto oficial do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis. Produzido com o apoio da Fundação Educacional Serra dos Órgãos e da Universidade Federal do Rio de Janeiro, o folheto mostra toda a área do Parque, as trilhas demarcadas e informações gerais, com fotografias.

Evento aprovado

Mais uma vez, o presidente do TCVB, Fábio Costa Velho, avaliou positivamente a competição. “O primeiro evento foi um sucesso e o segundo tem o dobro de participantes. O nosso papel é esse, trazer entretenimento tanto para o teresopolitano quanto para os visitantes, atraindo turistas, fomentando a nossa economia e fazendo com que a cidade cresça”.

O organizador, Fábio Galvão Borges, voltou a aprovar a estrutura do Parque Municipal. “A prova foi um verdadeiro sucesso. E o Parque é um belo lugar, que tem toda estrutura para receber eventos de corrida e de outros esportes. Também precisa da visitação dos moradores de Teresópolis”.

De Teresópolis, a atleta Joana Faissal/Equipe Movimento Criativo conquistou o 1º lugar feminino na Meia Maratona. “Foi ótimo, porque eu moro aqui. Temos que privilegiar as provas da cidade. Foi bem legal, gostei do percurso e acho que pode ser mantido”.

Depois de Teresópolis, o Campeonato Fluminense de Corridas de Montanha continua no dia 8 de fevereiro em Lumiar, seguindo para Maricá, em 15 de março. O calendário da competição prossegue em Petrópolis (12 de abril), Penedo (17 de maio), Nova Friburgo (14 de junho), Engenheiro Paulo de Frontin (12 de julho), Ilha Grande (15 de agosto), Maromba (13 de setembro), Paraty (18 de outubro) e Sana (8 de novembro).

O resultado final da 1ª Etapa do Campeonato Fluminense de Corridas de Montanha, com a pontuação dos atletas, pode ser conferido no site www.corridasdemontanha.com.br.
O campeão Roberto Tadao/Equipe Rio Saúde, entre Adalberto Pereira/Equipe Fôlego Zero e Pedro Lavinas/Caliandra Multisports, no pódio masculino da categoria Meia Maratona

O Parque

Considerado a maior unidade de conservação de proteção integral, criada por município, no Estado do Rio de Janeiro, o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis foi criado pela Prefeitura no dia 6 de julho de 2009. Ocupa uma área de 4.397 hectares, abrangendo as zonas urbana e rural. Também faz limite com os municípios de Petrópolis e de São José do Vale do Rio Preto. Possui em seu território uma exuberante cadeia de montanhas, com destaque para as Pedras da Tartaruga, do Camelo e do Arrieiro, além de uma área rica em fauna e flora nativas da Mata Atlântica e várias nascentes.

Está dividido em dois núcleos distintos. Com acesso pelo bairro Salaco, o Núcleo da Pedra da Tartaruga possui trilhas sinalizadas, área para a prática de montanhismo e de acampamento. Os visitantes podem apreciar o fantástico visual, que abrange o centro urbano de Teresópolis, a Serra dos Órgãos e boa parte da topografia do interior do município.

O Núcleo Santa Rita, no 2º Distrito, conta com área para atividades de educação ambiental e trilha. O acesso se dá pela Rodovia BR-116 (Estrada Rio-Bahia), na altura do km 74, em frente à Estação de Tratamento de Água da Cedae; entra-se na Estrada de Santa Rita e segue por cerca de 8 quilômetros até a sede administrativa.

Com entrada franca, a visitação acontece de segunda a domingo, sendo que no Núcleo da Pedra da Tartaruga o horário é das 8h às 17h, e no Núcleo Santa Rita, de 9h às 16h. O telefone para informações é o (21) 2741-2234. Visitas guiadas podem ser agendadas pelo e-mail parquemontanhas@teresopolis.rj.gov.br.
Joana Faissal, de Teresópolis: 1º lugar feminino na Meia Maratona

Fotos – crédito para Roberto Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário