Pesquisar este blog

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Divisão de Trânsito de Teresópolis realiza vistoria de transportes escolares na Casa de Cultura

Experiente no ramo, Jean Baptista Servais Correa, aprovou a iniciativa
Divisão de Trânsito realiza vistoria de transportes escolares na Casa de Cultura

Teresópolis, 19 de janeiro de 2015 - Atendendo ao previsto na Lei Municipal 2.491/2006, que regulamenta o transporte escolar em Teresópolis, a Coordenadoria de Engenharia de Tráfego da Secretaria Municipal de Segurança Pública deu início nesta segunda-feira, 19, a primeira vistoria semestral de 2015 dos veículos que prestam o serviço na cidade. A inspeção acontece, pela manhã, na Casa de Cultura Adolpho Bloch, em Araras, até esta terça, 20. A fiscalização é obrigatória para todos os permissionários e serve para garantir o direito legal de exercer o oficio, assim como, a segurança e o conforto dos estudantes.

Durante a ação são verificados os documentos dos veículos, bem como os padrões técnicos e de segurança. O bom estado mecânico das vans é verificado com base em laudo emitido por oficina mecânica. Para o coordenador da Divisão de Transporte e Concessões, Marcio Salomão, o objetivo da fiscalização é garantir a integridade física e o bem maior que é a vida dos alunos transportados.

“Esta vistoria faz parte de uma política preventiva para o ano letivo que começa em fevereiro. Por isso, pedimos aos pais que solicitem a documentação do veículo, comprovando a nossa autorização e verifiquem também as condições da van. Peço também aos permissionários que compareçam o mais rápido possível a fim de agilizar a vistoria e para evitar problemas de última hora”, ressaltou Marcio.

Segundo a chefe da Divisão de Trânsito da Prefeitura, Gizele Ferreira, a vistoria é realizada duas vezes ao ano para verificar as condições dos veículos e garantir segurança aos usuários. “Essa vistoria é bem parecida com a do Detran. Além da documentação, nós verificamos os itens mais importantes para a segurança e o conforto dos estudantes e permissionários tais como as condições dos pneus, luz alta, luz baixa, luz de freios, pisca-pisca, espelhos, retrovisores, limpadores de para-brisas, cinto de segurança, extintor de incêndio, cano de descarga e etc.”,detalhou Gizele.

Experiente no ramo, Jean Baptista Servais Correa, aprovou a iniciativa. “Acho muito importante essa fiscalização para garantir mais segurança às crianças e a nós motoristas. Estou bem mais tranquilo agora, só falta pegar o alvará e trabalhar em paz”, comentou Jean.
 Prefeitura faz a primeira vistoria de 2015 nos veículos que prestam o serviço de transporte escolar em Teresópolis
Os carros aprovados recebem alvará conferido pela Lei Municipal, que além de estabelecer normas para o licenciamento dos condutores e o funcionamento do transporte escolar, também atende às exigências do Código de Trânsito Brasileiro e da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso de Teresópolis. Caso seja constatada alguma pendência, o proprietário do veículo terá 10 dias para cumprir as exigências da lei.

O transporte escolar é uma concessão do poder público que, pela legislação do município, só pode ser prestado por empresas e estabelecimentos de ensino, cooperativas ou associações legalmente constituídas, como a Acote – Associação dos Condutores de Transporte Escolar de Teresópolis, que também atende às exigências do Código de Trânsito Brasileiro e da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso de Teresópolis.

Texto - Gisele Barreto
Fotos - Marcelo Rosa
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário