Pesquisar este blog

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Prefeito Arlei assina contrato para elaboração do Plano de Resíduos Sólidos para Teresópolis

Prefeito Arlei e secretários de Meio Ambiente, André de Mello, e de Planejamento, Silvana Pires, recebem o gerente-geral da Caixa Econômica, Petrônio Garcia, para firmar contrato para criação do Plano de Resíduos Sólidos​
Prefeito Arlei assina contrato para elaboração do Plano de Resíduos Sólidos - Estudo técnico vai apontar as medidas a serem tomadas para a coleta e destinação final do lixo

Teresópolis, 22 de janeiro de 2015 – O prefeito Arlei assinou nesta quinta-feira, 22, o contrato para elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. O gerente-geral da Caixa Econômica em Teresópolis, Petrônio Garcia, ressaltou que o projeto será realizado com recursos da Agevap (Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul) e será supervisionado pela Caixa.

“A partir desta data, a Prefeitura vai trabalhar no projeto com o acompanhamento da Caixa. A Agevap já disponibilizou os recursos para a realização do projeto e a verba será liberada na medida em que o Plano for apresentado e aprovado pela Caixa”, frisou Petrônio Garcia, pontuando que, em seguida, o município poderá se credenciar junto ao Governo Federal para obter recursos para a execução do plano.

Presente à assinatura do contrato, o secretário de Meio Ambiente, André de Mello, explicou quais serão os próximos passos para que o documento seja elaborado. “Com o contrato assinado a gente vai ter 180 dias para preparar o edital e fazer a licitação para seleção de empresa especializada na área para produzir o plano de resíduos sólidos”. A secretária de Planejamento, Silvana Pires, também acompanhou a assinatura.

O plano de resíduos sólidos vai complementar o plano de saneamento de Teresópolis, que engloba drenagem urbana e tratamento de água e de esgoto. O documento não trata apenas do lixo urbano, mas também dos resíduos hospitalares, materiais de obra, poda de árvores, além da reciclagem, através da coleta seletiva.

O documento terá como conteúdo, entre outros dados, o diagnóstico da situação dos resíduos sólidos gerados no município, contendo a origem, o volume, caracterização dos resíduos e as formas de destinação e disposição final; e descrever a identificação de áreas favoráveis para disposição final ambientalmente adequada de rejeitos.

Texto: Mara Lúcia
Foto: Jeferson Hermida
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário