Pesquisar este blog

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Começam as aulas do Pronatec Cultura em Teresópolis

Marcos Martinho, do Pronatec / IFRJ, com o secretário municipal de Cultura, Ronaldo Fialho: iniciativa vai favorecer o desenvolvimento da cadeia cultural do município
Começam as aulas do Pronatec Cultura em Teresópolis

Teresópolis, 13 de janeiro de 2015 - Nesta segunda-feira, 12 de janeiro, foram realizadas as aulas inaugurais dos dois cursos do Pronatec na área cultural que serão realizados em Teresópolis. Iniciativa da Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Cultura, em parceria com o Ministério da Educação (MEC), através do Pronatec e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) e o Ministério da Cultura (MinC), os cursos atenderão diretamente 60 pessoas, oferecendo capacitação para assistente de produção cultural e auxiliar de conservação de acervos.

A primeira atividade aconteceu na Casa da Memória Arthur Dalmasso, onde serão realizadas, a princípio, as aulas do curso de auxiliar de conservação de acervos. Já à noite, foi a vez das atenções se voltarem para o Centro Cultural Bernardo Monteverde, no bairro do Alto, onde será realizado o curso de assistente de produção cultural.

Comandada pelo coordenador adjunto do Pronatec / IFRJ, Marcos Martinho, a aula inaugural contou com a presença dos professores selecionados para ministrar os cursos, Flávia Silvestre e Rodrigo Otávio, além das representantes do Ministério da Cultura, Carolina Paulse e Juliana Santana, e da coordenadora de projetos da Secretaria de Cultura, Nara Zeitune.

Na ocasião, os alunos receberam orientações sobre o Pronatec e de como serão realizadas as aulas propriamente ditas, a partir da próxima semana. “O primeiro curso será à tarde, onde os alunos receberão orientações sobre como preservar, tratar e dar maior durabilidade ao material do acervo da Casa da Memória. Já o outro curso, à noite, dará know-how para quem pretende trabalhar com projetos e produções culturais. Sabemos que Teresópolis tem forte viés cultural. E a ideia é que possamos capacitar mais profissionais, para que possam desenvolver de forma mais abrangente a cultura no município”, explicou o coordenador Marcos Martinho.

Presente ao evento, o secretário de Cultura, Ronaldo Fialho, comemorou a investida, que favorecerá o desenvolvimento da cadeia cultural do município. “É um avanço bastante significativo, uma vez que no Brasil se dá pouco valor aos cursos técnicos. A gente passou muito tempo achando que a graduação total é importante, quando, na verdade, os cursos técnicos são fundamentais para suprir as lacunas do mercado de trabalho. Ficamos bastante satisfeitos em receber as equipe do MEC e do MinC, trazendo para a nossa cidade os cursos do Pronatec e facilitando assim a vida de teresopolitanos que poderão trabalhar na área da cultura”, avaliou o secretário.

Os cursos serão gratuitos, com duração aproximada de pouco mais de três meses e carga-horária de 160 e 200 horas, divididas em três aulas por semana. Cada aluno receberá ainda auxílio de custo no valor R$ 12,00/dia, além de uniforme.

Teresópolis é a primeira cidade da Região Serrana a receber cursos profissionalizantes do Pronatec, programa do Ministério da Educação (MEC), na área cultural.
Marcos Martinho, coordenador adjunto do Pronatec / IFRJ, orienta os alunos sobre o programa e as aulas dos cursos

Texto: Geórgia Jahara
Fotos: Roberto Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário