Teresópolis, 10 de maio de 2011 - Nesta terça-feira, 10 de maio, a Secretaria de Educação de Teresópolis promoveu um encontro em dois turnos, no Clube Comary, com equipes diretivas da rede municipal de ensino. Na pauta, a divulgação de informes administrativos e mais uma edição do Programa de Apoio Psicopedagógico, que tem como finalidade oferecer suporte à saúde mental dos educadores, através de oficinas, palestras, vivências e encontros no atual contexto de reconstrução do município. A palestrante desta vez foi a professora Lucineide Piccelli Pezzini, psicopedagoga e mestre em psicologia social, que promoveu uma reflexão sobre o tema “E a vida que segue...”.
De Curitiba, a mestra em psicologia social Lucineide Pezzini fala para as educadoras de Teresópolis
Abrindo o encontro, a Secretária Municipal de Educação, professora Magali Tayt-Sohn, lembrou que o tema, longe de estar esgotado, ainda deve ser abordado para reforçar as atitudes positivas esperadas pelas equipes gestoras da Educação em Teresópolis. “Muitas pessoas me dizem estarem cansadas de falar sobre a tragédia das chuvas de janeiro, mas precisamos que nossas lideranças estejam fortalecidas. Por isso programamos mais essa formação”, explicou Magali.
Durante o evento, a Secretária de Educação entregou o Troféu Trabalhador do Ano, oferecido no dia 1º de Maio pelo Conselho Municipal de Trabalho, Emprego e Renda, para a professora Lucimar Tuller de Siqueira, na categoria Diretora Escolar. A educadora é diretora da Escola Municipal Monsenhor Mario do Carmo Bennassi, na comunidade de Serra do Palmital, em Vieira, no 3º Distrito. Durante 40 dias a escola funcionou como posto de entrega de donativos e abrigo para cerca de 70 pessoas da localidade, uma das mais atingidas na zona rural pelo temporal de 12 de janeiro.
Lucimar, que dedicou o troféu a todas as diretoras da rede municipal de ensino, enfatizou a importância do encontro para ajudar na tarefa que as equipes gestoras encontram no cotidiano escolar. “As equipes diretivas lidam diariamente com dores e problemas, mas é na escola também que encontramos a solução e a superação para as nossas crises do dia a dia”, argumentou a diretora.
Informes administrativos sobre diversas questões pertinentes às equipes diretivas foram abordados pelas professoras Carla Rabello e Carmem Lucia Guarilha, da Secretaria Municipal de Educação. Durante a formação, a palestrante Lucineide Pezzini, de Curitiba, abordou atitudes e valores que facilitam o conviver, a teoria, a pedagogia e a prática da cooperação. “Nós gestores, precisamos nos colocar na posição de aprender também, e para isso precisamos nos envolver cada vez mais”, ilustrou Lucineide, com a frase do educador Paulo Freire: “Só se desenvolve quem se envolve”.
Secretária de Educação Magali Tayt-Sohn repassa o Troféu Trabalhador do Ano à Diretora Escolar Lucimar Tuller de Siqueira
FOTOS E Legendas – crédito para Marcelo Ferreira.fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis
Nenhum comentário:
Postar um comentário