Pesquisar este blog

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Hemonúcleo de Teresópolis convoca doadores

Hemonúcleo de Teresópolis convoca doadores para reforçar estoque de sangue
Teresópolis, 4 de maio de 2011 – Com o objetivo de reforçar o seu estoque, o Hemonúcleo de Teresópolis está convidando os doadores de sangue de qualquer tipo para um gesto de solidariedade. O atendimento acontece de segunda a sexta, das 8h às 12h. O banco de sangue da Secretaria Municipal de Saúde funciona na Rua Francisco Sá, 299, na Várzea.

O Hemonúcleo recebe uma média de 12 doações diárias, mas a meta é elevar esse número para 25. Há necessidade de reforçar o estoque de todos os tipos sanguíneos. Também são agendados atendimentos de doadores em horários alternativos. Os interessados no agendamento podem entrar em contato com o Hemonúcleo pelo telefone 3641-5872 e também pelo e-mail
hemotere@yahoo.com.br.

Para doar sangue deve ser apresentado documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira do conselho profissional ou carteira nacional de habilitação), ter entre 18 e 65 anos, estar bem de saúde e pesar mais de 50 quilos. A mulher não pode estar grávida, nem amamentando. A pessoa não pode ter ingerido bebida alcoólica pelo menos 12 horas antes da doação. Não é preciso estar em jejum, basta evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação.

As pessoas que doam sangue e que fazem parte do público alvo da vacina contra a Influenza A (H1N1), como idosos até 65 anos e profissionais de saúde, são orientadas a fazer a doação antes de serem vacinadas. Isso porque, por orientação do Ministério da Saúde, o intervalo para doar sangue após a imunização é de até 30 dias. Com isso, o estoque do Hemonúcleo fica assegurado e não se corre o risco de haver redução das bolsas de sangue.


fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário