Profissionais de medicina da área de ginecologia de todo o Brasil estão participando do curso de pós-graduação em Videoendoscopia Ginecológica – Laparoscopia & Histeroscopia, do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) iniciado em janeiro deste ano. As aulas incluem cirurgias histeroscópicas e laparoscópicas em modelos inanimados, animais e pacientes. De acordo com o professor Romualdo Gama, coordenador institucional do curso, “esse procedimento é indicado para qualquer tipo de tratamento ginecológico como retirada de útero e câncer; além de ser mais eficiente para o paciente, a recuperação é muito rápida, mas para o médico realizar a cirurgia é preciso treinamento e qualificação, e o curso de pós-graduação do UNIFESO visa ensinar essa técnica aos médicos”.
Adriana Moura procurou o atendimento devido a uma tragédia que atingiu sua família em janeiro de 2011, e disse que conheceu o procedimento através das médicas Renata Figueiredo Frujueli e Lia Serpa Broen do Ambulatório do UNIFESO; um ano depois se casou novamente e quis refazer a vida com uma nova família. Ela diz ainda que se recuperou rápido, sem dor e sem fazer uso de medicamentos analgésicos.
O coordenador científico e professor Marco Aurélio de Oliveira diz que “este curso permite ensinar a técnica da cirurgia ginecológica minimamente invasiva aos ginecologistas através da videolaparoscopia, usando apenas pequenos cortes, propiciando uma recuperação mais rápida das pacientes, menos dor e infecções, além de maior benefício estético. O curso, por ser realizado nos campi do UNIFESO, em Teresópolis, permite que os ginecologistas da região que não tiveram a oportunidade de aprender a endoscopia ginecológica possam aplicar esta técnica em benefício das pacientes da cidade. Temos também alunos de outros estados sendo treinados aqui, o que aumenta a importância da cidade em nível nacional”. Marco Aurélio diz ainda que o curso está em funcionamento há seis meses, e que em cada módulo mensal são realizados cerca de 50 procedimentos videohisteroscópicos e 15 cirurgias videolaparoscópicas, além de um número variado de consultas. Cerca de 500 pessoas já foram atendidas com o curso.
A médica Darluce Regina Brasil, de Fortaleza, afirma que “o curso do UNIFESO é bom, houve melhoras em relação ao que era ministrado no Rio quanto à parte dos simuladores de cirurgia por vídeo, o curso está mais completo e há maior comprometimento dos professores. As salas do prédio do curso de Veterinária, onde ficam os simuladores de cirurgia por vídeo, são amplas e acolhedoras, e o auditório é adequado para as atividades”.
Fonte:Unifeso Clipping (Jornalismo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário