Pesquisar este blog

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Atenção!! Sábado é dia de vacinação contra pólio e sarampo em Teresópolis RJ

Sábado é dia de vacinação contra pólio e sarampo

Meta é imunizar 23.492 crianças em Teresópolis
Teresópolis, 17 de junho de 2011 – Pais e responsáveis devem estar atentos, pois a Secretaria de Saúde de Teresópolis realiza neste sábado, 18 de junho, mais uma campanha de vacinação infantil. A meta é imunizar 10.601 crianças de zero a cinco anos incompletos contra a poliomielite. Além disso, 12.891 crianças entre 1 e 7 anos incompletos receberão a vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola.
Para facilitar o acesso da população alvo da campanha, a Prefeitura vai disponibilizar 28 postos fixos e 5 volantes, na cidade e no interior, que estarão funcionando das 8h às 17h. Deverão ser apresentadas as cadernetas de vacinação.

Prevenção

Vacinar as crianças é importante porque a poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença infectocontagiosa grave, transmitida por vírus. Na maioria das vezes a criança não morre quando é infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores. O Brasil está livre da pólio desde 1989. No entanto, o número de casos em outros países vem aumentando, por isso é importante a prevenção.

Já o sarampo é uma doença aguda altamente contagiosa e transmitida por vírus. Planejada para o segundo semestre deste ano, a campanha de seguimento do sarampo foi antecipada pelo Ministério da Saúde devido ao surto da doença que acontece na Europa. Levando em conta o grande fluxo turístico e a densidade populacional, o estado do Rio de Janeiro foi incluído, junto com outros sete, entre as áreas prioritárias para a vacinação. Por conta da alta transmissibilidade, é de suma importância imunizar as crianças, pois a vacina é o meio mais eficaz de prevenção.

Postos

Os postos fixos de vacinação para pólio e sarampo funcionarão nas seguintes unidades de saúde do município: Centro de Saúde da Várzea, Centro Materno Infantil (Várzea), Unidade de Saúde 24 Horas Dr. Eitel Haje e Cemusa (São Pedro); nos PSFs do Rosário, Perpétuo, Pimenteiras, Barra do Imbuí, Meudon, Granja Guarani, Araras, Fonte Santa, Venda Nova e Vargem Grande; e nas unidades básicas de Albuquerque, Granja Florestal, Pessegueiros, Volta do Pião, Bonsucesso e Vieira.

Também funcionarão postos de vacinação nas escolas municipais José Gonçalves da Silva (Caleme), Serra do Capim, José Alves Ferreira (Santa Rosa), José Duarte Magalhães (Prata dos Aredes) e Paulino Custódio de Rezende (Canoas).
Unidades móveis estarão baseadas na Praça Higino da Silveira (Feirinha de Teresópolis – Alto) e na Praça Baltasar da Silveira (Matriz de Santa Teresa – Várzea).

Vacinas da campanha e de rotina

Este ano, três postos fixos no interior e outros três volantes vão disponibilizar outras vacinas de rotina, além da imunização contra poliomielite e sarampo. O objetivo é que os pais aproveitem para completar o cartão de rotina com as vacinas atrasadas.

Os postos fixos funcionarão nas escolas municipais Mariana Martuchelli (Independente de Mottas), José Guarilha Júnior (Sebastiana) e Amélia dos Santos Ramos (Campo Limpo). Três unidades móveis vão percorrer as localidades de Andradas, Cruzeiro e Santa Rita, Gamboa e Ponte Nova, e o bairro da Posse.

fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário