Pesquisar este blog

terça-feira, 7 de junho de 2011

O 5º Cultura de Raiz 2011 agitou Teresópolis RJ

5º Cultura de Raiz comemora meio ambiente e festas juninas
Teresópolis, 7 de junho de 2011 - Foi realizado no último domingo, 5 de junho, na Casa de Cultura Adolpho Bloch, o 5º Encontro de Cultura de Raiz, promovido pela Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria Municipal de Cultura, com o patrocínio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Cultural dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro (Padec). Desta vez, o encontro teve dois temas: o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no próprio domingo, e as festas juninas. E o que não faltou foi público e animação durante toda a manhã.
Seu Timbira fez todo mundo dançar quadrilha

“Mais do que nunca, o Cultura de Raiz se consolida como um projeto de êxito, que resgata a genuína música do homem do campo e revela mais e mais talentos a cada edição. Uma marca do Governo Jorge Mario, que exemplifica claramente o avanço cultural de Teresópolis”, comemorou o Secretário de Cultura, Ronaldo Fialho.
Abrindo o programa, o apresentador Beto Selig fez a leitura de um poema de Lucas Castilho sobre o meio ambiente. Depois, Adão Curió da Viola divertiu a plateia contando causos. Wanda Pinheiro fez repentes e cantou ‘Beijinho Doce’, que já virou sua marca. E a dupla formada por Geraldo e Ivanil Resende agradou com modas de viola.
Gustavo Agostini

Conhecida do Cultura nos Bairros, Maura Ferreira declamou poemas e falou sobre seu trabalho de reciclagem, lembrando o meio ambiente, um dos temas do evento. Vera Boccard também abordou o tema, acompanhada de Paulo Medeiros e ‘Seu’ Claro. Wagner Tadeu, depois de um tempo longe do palco, retornou e agradou em cheio com ‘Puluxias’ e ‘A pergunta’, de Elomar Figueira de Melo.
João Batista e Zé Luiz

O 5º Cultura de Raiz teve dois estreantes. Morando há pouco tempo em Teresópolis, Thiago Câmara apresentou contos gaúchos. Vindo direto de Pernambuco, José Dantas apostou em ‘Paraíba Mulher Macho’, de Luiz Gonzaga.

Entre os momentos animados, destaque para Edson Rosa, Gustavo Agostini e para a dupla formada por Gisele Rosini e Ayrton Rebello. A festa teve ainda a presença do grupo Encantos e Batuques, que apresentou contos de raiz africana e indígena, como Uacomaia. A Banda D’Ávilla agradou com ‘Esquadros’, de Adriana Calcanhoto, e ‘Céu’, composição própria da banda.
Grupo Encantos e Batuques

Outro momento de destaque foi para Zé Luiz e João Batista, que se apresentaram vestidos como cangaceiros, cantando ‘Mulher Rendeira’. Também no clima de festa junina, Zé Lopes explorou o forró e agitou o público, seguido por Edson Firmino. Por fim, o sanfoneiro ‘Seu’ Timbira, acompanhado por Tião do Triângulo, Zé Luiz e Jacaré, fez todo o público dançar ao som de muito forró, como ‘Cada macaco no seu galho’, Forró do Timbira e Só alegria, além de um pot-pourri de músicas de quadrilha. “Adorei. Como é bom uma manhã assim para animar o dia”, comentou a aposentada Ruth Silveira.

Lei Municipal de Educação Ambiental

O Prefeito Jorge Mario esteve presente mais uma vez ao Cultura de Raiz e aproveitou as comemorações pelo Dia do Meio Ambiente para assinar a Lei Municipal de Educação Ambiental. Acompanhado dos secretários de Meio Ambiente, Maurício Lopes, e de Educação, Magali Tayt-Sohn, o Prefeito ressaltou a importância da conscientização sobre as questões ambientais.
Beto Selig, Magali Tayt-Sohn, Prefeito Jorge Mario e Maurício Lopes

“Estamos aqui num momento feliz, comemorando a Semana do Ambiente e, ao mesmo tempo, mais uma edição do Cultura de Raiz, um projeto que saiu do meu coração e, felizmente deu certo. O Cultura de Raiz começou pequeno, mas cresceu, se consolidou e se tornou uma referência em todas as esferas, tanto estadual como federal. E hoje, no momento em que o próprio Cultura de Raiz comemora o meio ambiente, estamos aqui também para assinar a lei que vai implantar a educação ambiental na educação em Teresópolis. Estamos investindo no nosso futuro, nas nossas crianças. Certamente, com ações deste porte, teremos uma geração futura muito mais consciente”, destacou o Prefeito.
 Assinatura da Lei de Educação Ambiental

Estandes movimentam evento

O 5º Cultura de Raiz contou ainda com diversos estandes, montados na sala de dança e na área externa da Casa de Cultura Adolpho Bloch, com venda de artesanato, doces, compotas, produtos da Feira Agroecológica, entre outros, além de estandes das secretarias de Saúde e de Meio Ambiente e de organizações não-governamentais ligadas ao tema.

Relação de participantes

Participaram do 5º Encontro de Cultura de Raiz os seguintes artistas: Roberto Selig, Adão Curió da Viola, Wanda Pinheiro, Geraldo Resende, Ivanil Resende, Maura Ferreira, Vera Boccard, Paulo Medeiros, ‘Seu’ Claro, Antônio Ceará, Francisco Corino, Tião do Triângulo, Zé Luiz, Thiago Câmara, Zé Rodrigues, Wagner Tadeu, Amado Rodrigues, José Dantas, Edson Rosa, Gustavo Agostini, Gisele Rosini, Ayrton Rebello, Daniel Vieira, Edson Medeiros, José Lopes, Crésio da Vila, Lampião, Grupo Encantos e Batuques, Mario do Violão, João Batista, Banda D’Ávilla, Edson Firmino, ‘Seu’ Timbira, Jacaré.
Crédito das fotos para Cláudio Furtado
Secretaria Municipal de Cultura
fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário