Pesquisar este blog

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Prefeitura de Teresópolis realizou Festival Literário da EJA

Secretaria de Educação realiza Festival Literário da EJA

Teresópolis, 8 de junho de 2011 – A Prefeitura de Teresópolis está realizando, através da Secretaria Municipal de Educação, o Festival Literário da Educação de Jovens e Adultos – EJA. O projeto visa estimular a criação literária de seus alunos envolvendo os estudantes em uma situação real de comunicação escrita, proporcionando debates e reflexões sobre o tema para contribuir assim com a formação de leitores e a construção de suas identidades culturais. A culminância dos polos das escolas municipais Beatriz Silva e Ginda Bloch aconteceu, nesta segunda-feira, 6, no Teatro Municipal de Teresópolis e no Beatriz Silva.
 A Coordenadora da EJA, Ana Paula Coutinho, participa do Festival no Teatro Municipal

Os eventos, que contaram com apresentações de teatro, vídeos, música, dança e capoeira, além da leitura dos textos de memórias e crônicas, tiveram a participação de alunos, professores, funcionários, equipes diretivas, comunidade escolar e convidados, apresentando o tema: “Fraternidade e a Vida no Planeta”. Para a Secretária Municipal de Educação, professora Magali Tayt-Sohn, o trabalho diferenciado que a atual administração tem dado à EJA tem surtido efeito. “Notamos que nossos objetivos em relação à EJA têm sido alcançados, já que diminuímos a evasão escolar e temos despertado o interesse dos alunos em concluir seus estudos, o que nos mostra que estamos na direção certa”, analisa Magali.

Diversos alunos presentes aos eventos concordaram com a Secretária de Educação, como Dalva Maria Toscano, aluna da 8ª etapa do Ginda Bloch: “Foi um momento de integração, confraternização e companheirismo entre os professores e alunos, por isso dá gosto de estudar na EJA”, elogiou Dalva, mostrando a mesma empolgação de sua colega Gisele Moraes, aluna da 7ª etapa da EJA também no Ginda Bloch: “Eu achei as apresentações bem legais, cada um mostrou um pouco de si e todos arrasaram. Foi o máximo”.
 Alunos fizeram diversas apresentações culturais durante o Festival

As categorias apresentadas de Memórias Literárias, para alunos das sextas e sétimas etapas e Crônicas, para alunos de oitavas e nonas etapas arrancaram aplausos dos presentes. A professora de Língua Portuguesa Bernadeth Cupello ficou particularmente emocionada com o evento e com a participação dos envolvidos. “Que satisfação saber que diante de tanta dificuldade o sonho é realidade. É muita emoção ver aqueles frutos florescendo, agradeço a todos, mas principalmente aos alunos, pois sem eles o evento não aconteceria”, parabenizou a professora.

Para Ana Paula Coutinho, Coordenadora da Educação de Jovens e Adultos no Município, esse foi mais um importante momento para a EJA e seus alunos. “O Festival Literário da EJA reforça o compromisso de promover a participação ativa do aluno na escola através de atividades prazerosas, significativas e desafiadoras. Parabéns a todos os estudantes, professores e equipes diretivas pelo excelente trabalho desenvolvido nas escolas”, congratulou Ana Paula.
 A participação de alunos, professores, funcionários, equipes diretivas, comunidade escolar e convidados foi um dos pontos altos

FOTOS: DIVULGAÇÃO EJA
fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário