Pesquisar este blog

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Prefeitura de Teresópolis apresenta pesquisa e plano de ação para minimizar prejuízos do comércio

Prefeitura apresenta pesquisa e plano de ação para minimizar prejuízos do comércio-Empresários acreditam na recuperação do município


Teresópolis, 16 de abril de 2012 – Em reuniões realizadas nesta segunda-feira, 16, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Teresópolis apresentou os resultados da pesquisa de avaliação dos impactos das fortes chuvas do último dia 6 na economia da cidade. Pela manhã, foi realizada uma reunião na Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Teresópolis (Aciat), onde foi apresentado o plano de ação de recuperação financeira, com o objetivo de minimizar os prejuízos sofridos no comércio. À tarde, o Prefeito Arlei se reuniu com o presidente da Fecomércio, Orlando Diniz, o Padre Thiago de Freitas, da Paróquia de São Cristóvão, e o Pastor Jonas Teixeira, presidente da União das Igrejas Interdenominacionais em Teresópolis (Uniete), a fim de discutir os planos apresentados na primeira reunião.

Participaram do encontro os representantes da Sedeis (Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços), Aciat, CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), Sincomércio (Sindicato do Comércio de Teresópolis), Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), Unifeso (Centro Universitário Serra dos Órgãos), Sebrae-RJ, Movimento Nossa Teresópolis e 16º GBM de Teresópolis.

Para o Prefeito Arlei, o principal objetivo das reuniões é a busca de um auxílio para os empresários atingidos pelas chuvas. “Temos consciência dos prejuízos que essas pessoas tiveram. Essa é uma reunião para definir soluções que impulsionam o comércio teresopolitano pós-enchente”, disse o Prefeito Arlei, que afirmou que marcará uma reunião com todos os empresários afetados e o Fecomércio para buscar recursos através da Caixa Econômica Federal e do Governo do Estado.

“Estamos aqui para nos tornarmos parceiros nesse processo de recuperação e na construção de um plano de ação para que Teresópolis possa se recuperar e ganhar destaque na economia do Estado”, destacou Orlando Diniz, presidente do Fecomércio.

Pesquisa de recuperação financeira e plano de ação

A pesquisa, realizada entre os dias 12 e 14 de abril, foi elaborada visando diagnosticar os impactos econômicos das chuvas que atingiram a cidade no início do mês, utilizando como parâmetro os reflexos das chuvas de 12 de janeiro de 2011. Para isso, foi realizada uma análise da situação, tendo como público alvo as empresas que foram atingidas diretamente pelas chuvas do dia 6 nos bairros do Alto, Várzea, São Pedro, Agriões, Barra e Vargem Grande. Após a observação de demandas específicas nessas empresas, foi elaborado um plano de ação para a recuperação financeira das mesmas, contendo medidas como a prorrogação de prazos para pagamentos de impostos; concessão de linhas de créditos com juros abaixo dos praticados no mercado; e prestação de consultoria empresarial, jurídica e financeira.

“As chuvas do início do mês atingiram diversas pessoas, mas identificamos um prejuízo muito grande de empresários no centro da cidade, São Pedro, Alto e Vargem Grande. Para avaliarmos os danos sofridos por esses empresários, realizamos uma pesquisa que mostra as perdas de venda, maquinários e estoque. Isto nos possibilita levantar e executar um plano de ação de recuperação“, explicou o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Eduardo Breder, que pontuou que a prevenção também faz parte do plano de ação adotado pela Prefeitura. “Buscamos soluções para que esses eventos danosos não voltem a acontecer. Por exemplo, na Paineiras já está sendo realizado um serviço de dragagem do rio, feito pelo Inea em parceria com a Prefeitura. Estamos procurando, no máximo possível, outras ações para a prevenção dessas enchentes”.

“A iniciativa da Prefeitura foi muito importante, pois conseguimos reunir várias entidades em busca de minimizar essas consequências ruins que as chuvas trouxeram. Essa pesquisa teve a participação de todos para levantar um diagnóstico da real situação dos empresários atingidos, para que sejam tomadas atitudes em prol dessas empresas“, afirmou Jaqueline Baptista, gerente regional do Sebrae.

Empresários acreditam na recuperação do município

No final da última semana, Karina Borges, diretora-sócia da concessionária Honda Hayasa, afetada pela enchente de 06 de abril, esteve na Prefeitura e se encontrou com o Prefeito Arlei e o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Eduardo Breder. Na ocasião, ela confirmou que, mesmo depois da forte chuva, continuará investindo em Teresópolis. “Nossos planos não mudaram. Vamos continuar na cidade e estamos tendo, além do respaldo do grupo Honda, o suporte da Prefeitura Municipal, que se colocou à disposição para nos ajudar no que for preciso. Acredito na recuperação do município e nos governantes”, afirmou Karina Borges.

Texto: Heliny Quintanilha e Fabiana Fuchs
Fotos: Marco Esteves e Jeferson Hermida
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário