Pesquisar este blog

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Temporal em Teresópolis-atualização das informações

Atualização de informações

Sirenes

Existem 20 sirenes do sistema de alerta e alarme instaladas em Teresópolis, das quais 10 foram acionadas na noite da última sexta, 6, todas localizadas nas áreas atingidas. Quatro não soaram o alarme e seis sirenes não precisaram ser acionadas por conta do baixo ou nenhum volume de chuva que justificasse situação de risco para a população. 

O acionamento das sirenes é feito via SMS, mas cada comunidade tem um líder comunitário responsável pelo acionamento, que também pode ser feito manualmente, caso o responsável considere que há necessidade dessa medida. Esses líderes receberam treinamento e também pluviômetros caseiros para acompanhar o volume de chuva a fim de saber quando acionar a sirene no caso de falha ou demora do acionamento do sistema. Além disso, o líder comunitário foi orientado a avisar a comunidade em caso de risco de deslizamentos de terra.

Quanto ao possível atraso ou defeito no sistema de sirenes, a Defesa Civil informa que no primeiro momento deu prioridade ao atendimento às vítimas do temporal e áreas atingidas, com vistorias técnicas. Nesta segunda-feira, 9, equipe de empresa contratada pelo Governo do Estado está em Teresópolis vistoriando as sirenes do Sistema de Alerta e Alarme para verificar se houve falha nos equipamentos. No final da vistoria um relatório será entregue para a Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil.

Segue a relação das sirenes:

Perpétuo = 2 sirenes, sendo que apenas uma foi acionada
Quinta Lebrão = 2 acionadas
Granja Florestal = 2 não precisaram ser acionadas
Caxangá = 1 acionada
Pimentel = 1 não acionada
Coréia = 2 acionadas
Caleme = 2 não precisaram ser acionadas
Fonte Santa = 2 não acionadas
Fischer = 1 não precisou ser acionada
Corta Vento = 1 = não precisou ser acionada
Vale da Revolta = 2 acionadas
Rosário = 2 acionadas

Atendimento às vítimas

Desde a última sexta, 6, vem sendo feito atendimento emergencial às vítimas da chuva por equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social, com distribuição de água, colchonetes e alimentos, trabalho que prossegue nesta segunda-feira, 9. Para esta segunda-feira, 9, estão programadas visitas de assistentes sociais e psicólogos às famílias que tiveram vítimas fatais e também nas comunidades atingidas.

Doações

A Prefeitura pede a doação de água, alimentos não perecíveis, colchonetes, toalhas de banho, fraldas infantis e geriátricas. Os donativos podem ser entregues no Ginásio Pedrão (Rua Tenente Luiz Meirelles, 211 - Várzea).

Números:

Óbitos: 5

Feridos: 24 (seis ainda internados)

Pontos de apoio: 4 com 179 pessoas alojadas

Vistorias: 450

Interdições permanentes: 379


Aulas

A Secretaria Municipal de Educação informa que dez escolas municipais foram alagadas pelo temporal da última sexta, 6 de abril, e que duas funcionam como ponto de apoio para alojar as famílias desabrigadas. Até 13h será divulgada a relação das escolas que estão liberadas para funcionamento normal. Até lá, pais e responsáveis devem obter informações sobre aulas na rede municipal de ensino pelos telefones 2742-8196 ou 3643-1826, da Secretaria Municipal de Educação.

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis 

Nenhum comentário:

Postar um comentário