Sérgio Côrtes visita Hospital São José e verifica condições de atendimento dos pacientes da hemodiálise-Convênio para construção do Centro de Tratamento de Hemodiálise será assinado em aproximadamente um mês
Teresópolis, 02 de abril de 2012 – O Prefeito Arlei recebeu nesta segunda-feira, dia 2, o Secretário de Saúde do Estado do Rio, Sérgio Côrtes, em Teresópolis. Na ocasião, eles visitaram as instalações do Hospital São José (HSJ), que adaptou, emergencialmente, um espaço para o serviço de hemodiálise, com 12 máquinas que atendem, atualmente, 69 pacientes em três turnos diários. O Vereador Ademir Enfermeiro acompanhou a visita.
Para o Prefeito Arlei, Teresópolis avançou muito no tratamento dos pacientes renais, que desde novembro do ano passado estavam sendo tratados no Centro de Terapia Renal de Itaboraí. “Desde o dia 19 de março o Hospital São José está dando um tratamento especial para os pacientes da hemodiálise. Isso representa um grande avanço na saúde do município, que está oferecendo um tratamento digno e de qualidade para a população. Agora, eles não precisam mais passar por todo o transtorno do deslocamento até Itaboraí”, disse.
O Secretário Sérgio Côrtes destacou o esforço do Governo Municipal e da Secretaria Municipal de Saúde. “O Prefeito Arlei buscou incessantemente uma solução para que os pacientes da hemodiálise tivessem uma nova maneira de se tratar. Eles estão tendo agora condições infinitamente melhores em seus tratamentos do que quando precisavam se deslocar até Itaboraí. Pude constatar hoje que os pacientes estão recebendo o que há de melhor no Hospital São José, um tratamento padrão classe A”, destacou o Secretário Estadual.
Agora, os 69 pacientes que dialisavam em Itaboraí estão fazendo o tratamento no Hospital São José. Até maio, os 17 pacientes que ainda se tratam em Magé também passarão a ser atendidos no HSJ, totalizando 86 atendimentos. “Acreditamos que em cerca de um mês o convênio entre o Estado, a Prefeitura Municipal e o hospital seja assinado. A partir daí será iniciada a construção do Centro de Hemodiálise, que deve levar cerca de seis meses para ficar pronto e terá capacidade para cerca de 200 pacientes. Como este número supera a quantidade de pacientes de Teresópolis, poderemos atender também os municípios vizinhos”, ressaltou Nélisson Espírito Santo, Diretor Executivo do HSJ.
Além de receberem um atendimento de excelência, a qualidade de vida dos pacientes também melhorou muito. “Durante 107 dias nós transportamos esses pacientes e reconhecemos que a viagem era longa e desgastante. Hoje, isso mudou: eles estão mais fortes, mais resistentes e mais felizes. A determinação do Prefeito Arlei e nossa missão na Secretaria Municipal de Saúde sempre foi promover a qualidade de vida desses pacientes, o mais próximo possível da vida normal, mantendo-os próximos aos seus familiares”, lembrou o Secretário de Saúde de Teresópolis, Carlos Otávio Sant’Anna.
Texto: Fabiana Fuchs
Fotos: Marco Esteves
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis
Nenhum comentário:
Postar um comentário