Pesquisar este blog

terça-feira, 10 de abril de 2012

Seminário Serrano de Economia Criativa é lançado em Teresópolis

Seminário Serrano de Economia Criativa é lançado em Teresópolis


Teresópolis, 10 de abril de 2012 - A Casa de Cultura Adolpho Bloch sediou nesta terça-feira, 10, o Café Criativo, cerimônia de lançamento do Seminário Serrano de Economia Criativa, a ser realizado em maio, em Nova Friburgo. Gestores públicos culturais e empresários estiveram presentes ao evento, promovido pelo Instituto Serrano da Economia Criativa (Isec) e pela Lausanne, com apoio da Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Cultura.

O evento foi coordenado pelo diretor de marketing do Isec, Thiago Mello, e pela vice-presidente do Instituto, Cristina Sacchetto, que falaram sobre a economia criativa, as potencialidades da Região Serrana e a necessidade da integração entre os municípios para o desenvolvimento econômico, além de apresentar os palestrantes e os temas que serão abordados durante o seminário em maio.

Presente ao lançamento, o Secretário de Cultura, Ronaldo Fialho, destacou a importância de conceitos como o da economia criativa para o desenvolvimento cultural de Teresópolis. “Através de alguns projetos, hoje já conseguimos preencher a cadeia criativa do município, um passo importante dentro deste processo. Em breve, com o intercâmbio a ser possibilitado com o projeto Circulares, contemplaremos a cadeira criativa de toda a região. Posteriormente, seguindo este caminho, chegaremos a viabilizar a economia criativa. Daí, a importância deste e outros seminários, que vão nos permitir o aprofundamento desses temas. A compreensão de todos estes conceitos é que nos levará, juntos, ao desenvolvimento desejado para a cultura em Teresópolis e na Região Serrana”, disse o Secretário.

O empresário Vinícius Claussen, da Cervejaria Saint Gallen, gostou do que viu. “Pelo que vimos observei, acredito que o seminário vai trazer bons resultados. Além do aprofundamento sobre os conceitos da economia criativa, o evento terá palestrantes gabaritados, pessoas que promovem este conceito em outras cidades e até em outros países, e que nos darão ferramentas para que a gente comece a se entender, o que é um primeiro passo. Estes conceitos, aliados às ferramentas, vão gerar resultados positivos para a nossa cidade. Se conseguirmos que estes pensadores façam um diagnóstico da região, vendo de perto nossa realidade, o ganho pode se potencializar”, comentou.

Para o diretor de marketing do Isec, Thiago Mello, o evento atingiu seu propósito. “Tivemos aqui empresários que assimilaram o conceito e serão agentes multiplicadores da ideia. Certamente, vamos concluir o seminário trazendo mais empreendedores para o conceito da economia criativa”, declarou o diretor, que espera a participação de cerca de 400 empresários no seminário.

Sobre o seminário

O Seminário Serrano de Economia Criativa será realizado nos dias 10 e 11 de maio, no Teatro Municipal de Nova Friburgo, voltado para empresários de segmentos criativos, artistas e produtores culturais. No primeiro dia, serão realizadas palestras sobre diversos temas. No segundo dia, haverá workshops e oficinas de qualificação. O evento será promovido pelo Instituto Serrano da Economia Criativa (Isec) e pela Lausanne, com apoio do Ministério da Cultura (MinC) e da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro. Mais informações e inscrições no site www.serracriativa.com.br.

Texto: Geórgia Jahara
Fotos: Cláudio Furtado
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário