Pesquisar este blog

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Cultura de Raiz comemora três anos de sucesso com grande festa na Casa de Cultura de Teresópolis

Cultura de Raiz comemora três anos de sucesso com grande festa


Teresópolis, 2 de abril de 2012 - Com plateia lotada e muita animação, a Casa de Cultura Adolpho Bloch viveu uma manhã de grande festa no último domingo, 1º de abril, com o 3º Encontro de Cultura de Raiz de Teresópolis – temporada 2012. A edição especial comemorou em grande estilo o terceiro aniversário de criação do projeto, hoje um dos carros-chefes da Secretaria de Cultura.

“É com enorme satisfação que atestamos o êxito obtido pelo Cultura de Raiz ao longo de três anos de atividade. Atendendo às diretrizes da última Conferência Nacional de Cultura, realizada em 2010, de que deveríamos apontar as ações para as chamadas culturas populares, criamos um evento nos moldes dos antigos programas de rádio e TV, voltado para o homem do campo e toda gente do interior. Descobrimos ótimos valores na música caipira e demos voz àqueles que não dispunham de espaço para mostrar seu talento. Parabenizo ao Beto Selig, à coordenadora Andrea Sant Anna, à produção do projeto, aos artistas e, principalmente, ao público que lota nosso auditório sempre no primeiro domingo de cada mês”, comemorou o Secretário de Cultura, Ronaldo Fialho.


Seguindo formato de programa de auditório, com cenário de cozinha de roça e lanche à moda caipira, a edição especial teve inúmeras atrações, contando com a participação de diversos artistas, que divertiram o público e renderam homenagens ao projeto. Apresentador oficial do Cultura de Raiz, o engenheiro agrônomo Beto Selig abriu o evento, ao lado Gustavo Agostini, cantando 'Amanheceu, peguei a viola'. Logo depois, tiveram início as atrações, começando pela apresentação da instituição Amigos da Dança Sênior, que tem trabalho voltado para a terceira idade com o objetivo de tirar o idoso do isolamento e desenvolver memória, atenção, concentração, lateralidade, motricidade e a autoestima. Sob o comando da professora Neia Fernandes, os alunos de dança sênior encantaram o público, mostrando diversos números de dança baseados no folclore de vários países.


Entre as muitas apresentações musicais, destaque para Carmem Bartoly e Regina Din, com a bela interpretação de Melodia Sentimental, para Jorge Viajante, que se apresentou com Manuel Resende, Genaro da Zabumba e o estreante Chumbinho da Geração, e para Amado Rodrigues, artista que esteve presente em todas as edições do Cultura de Raiz. “É sempre um prazer estar aqui, ainda mais em uma data tão especial como hoje”, disse o cantor, que interpretou Beijinho Doce.


Em meio à festa, uma queda de energia obrigou os artistas a se apresentar à capella, mas isso não desanimou o público, que participou ainda mais, aplaudindo as apresentações de Moacir Rosa e Vera Boccard, o forró de Seu Timbira e sua trupe, a participação de Wanda Pinheiro, com 'É preciso saber viver', e do repentista Zé Rodrigues, entre outros.

Música, bolo e parabéns

Um dos momentos mais especiais foi o do Parabéns. Fugindo ao tradicional, Cândido Neto emocionou a todos com o 'Parabéns' de Teixeirinha, em ritmo de valsa caipira. No palco, um grande bolo de aniversário pelos três anos do Cultura de Raiz marcou o momento, tendo as velas apagadas pelo apresentador Beto Selig, o Subsecretário de Cultura, Ayrton Rebello, e o Secretário Ronaldo Fialho. Ronaldo, aliás, que é também compositor e cantor, protagonizou outro ponto alto da edição de aniversário, interpretando 'Teresa', música de sua autoria muito conhecida do público e que completa 30 anos em 2012.

Entre outras apresentações, destaque ainda para o poeta Vidocq Casas, que declamou o poema 'Poção do amor', de Lucas Castilho, para Wagner Tadeu, que também lembrou o Dia do Índio – subtema do evento –, e para a apresentação do grupo formado pelo violonista Geremias Cruz, Gustavo Agostini, Frederico Klurfan, Emma Dickson, Lucas Borelli e Ayrton Rebello, com chorinhos de Chiquinha Gonzaga e Pixinguinha.

Encerrando o evento, Moacir Monteiro apresentou 'O aniversário do lavrador', aproveitando para parabenizar o projeto. “Temos que não só parabenizar, mas também agradecer à Secretaria de Cultura pelo Cultura de Raiz, um projeto excelente e que dá oportunidade aos artistas de nossa terra”, comentou.

O público presente se deliciou. “É realmente muito bom. Um ambiente gostoso, saudável, com cara de domingo na roça. Uma delícia”, elogiou Lucy Andrade. “Já estive aqui algumas vezes e fiz questão de vir para a edição de aniversário. Foi ótimo. Adorei”, comentou Maria Ribeiro.

Além de todas as atrações, o 3º Cultura de Raiz de 2012 teve ainda estandes de compotas e artesanato, montados na área externa da Casa de Cultura.

Desenvolvido pela Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Cultura, o Encontro de Cultura de Raiz foi lançado em abril de 2009 e tem como objetivo resgatar e valorizar artistas da cultura de raiz, com edições realizadas sempre no primeiro domingo de cada mês, de fevereiro a dezembro, com entrada franca.

Relação de participantes:

Participaram do 3º Encontro de Cultura de Raiz – temporada 2012 os seguintes artistas: Beto Selig, Gustavo Agostini, Amigos da Dança Sênior, Maria Eduarda, Paulo Medeiros, Roninho, Regina Din, Carmem Bartoly, Jorge Viajante, Manuel Resende, Genaro da Zabumba, Chumbinho da Geração, Amado Rodrigues, Moacir Rosa, Vera Boccard, Seu Timbira, Tião do Triângulo, Zé Luis, Roberto Müller, Wanda Pinheiro, Zé Rodrigues, Cândido Neto, Crésio da Vila, Mario do Violão, Zé Paulo, Frederico Klurfan, Emma Dickson, Lucas Borelli, Geremias Cruz, Vidocq Casas, Wagner Tadeu, Edson Firmino, Neucy do Acordeon, Nilton, Ivanil Rezende, Moacir Monteiro, Maria de Mello Pereira, Ayrton Rebello e Ronaldo Fialho.

Texto: Geórgia Jahara
Fotos: Cláudio Furtado
Secretaria Municipal de Cultura
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário