Educação oferece oficina de contação de histórias para alunos do interior
Teresópolis, 26 de setembro de 2013 - Através do programa Canta Enquanto Conta, a Secretaria Municipal de Educação tem ofertado aos alunos da Escola Municipal Serra do Capim, no 2º Distrito de Teresópolis, uma Oficina de Contação de Histórias, onde eles próprios têm a oportunidade de interpretar e dramatizar o texto escolhido. Pelo programa Canta Enquanto Conta, alunos da rede municipal de ensino participam de momentos de leiturização através da narrativa oral dos contos populares, leitura integral, fragmentos e poesias de autores nacionais, com o objetivo de desenvolver o interesse pela leitura e assuntos pertinentes à formação cultural brasileira.
“A ideia é que os próprios alunos construam seus instrumentos de dramatização da história, no caso, bonecos e máscaras de papel machê. Além da escolha dos personagens, os estudantes criam sua biografia e apresentam a história na escola no começo de outubro, através de leiturização do texto ‘O grande pecado de Lampião e sua terrível peleja para entrar no céu’, de Joel Rufino dos Santos”, explicou a professora Valéria Barros, coordenadora da oficina.
A oficina de contação de histórias do programa Canta Enquanto Conta, a princípio será realizada apenas na Escola Municipal Serra do Capim, embora o projeto atenda diversas unidades escolares da rede municipal de ensino. “Os alunos estão adorando, inclusive porque estamos trabalhando o projeto horizontalmente, também como complemento escolar, em conjunto com nossos professores regulares. Temos percebido inclusive o aumento do interesse deles pela leitura”, esclareceu a diretora Cátia Cilene de Melo Machado.
A aluna Isabela Corrêa Silveira, de 10 anos, participa da oficina de contação de histórias. “Eu estou gostando muito. Eu até fazia artes, porque de vez em quando é bom sair da rotina de só fazer dever. Até já sei contar histórias bem, mas preciso de um livro, fazer uma leitura silenciosa antes e dar um treinadinha”, contou animada a estudante do 5° ano da Escola Municipal Serra do Capim.
Regularmente, o projeto Canta enquanto Conta atende as unidades escolares do Ensino Fundamental num circuito de atividades com duração de cerca de duas horas, ministradas por uma dupla de dinamizadores, contador e cantador, capacitados para contação de histórias e outras atividades. Constam desse circuito de atividades: contação de história, vídeo, atividades plásticas e musicais e roda de leitura. Os temas e histórias dinamizados são variados e fazem referência a assuntos pertinentes à atualidade.
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis
Nenhum comentário:
Postar um comentário