Teresópolis, 13 de setembro de 2013 - Cerca de 30 alunos do Centro Interescolar de Agropecuária – Cia – José Francisco Lippi, localizado em Venda Nova, no 3º distrito do município, estiveram esta semana na Casa da Memória Arthur Dalmasso para conhecer a Exposição 'Teresópolis, 122 anos de história', promovida pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura. Montada durante o mês de julho, em função das comemorações pelo aniversário do município, a mostra, concebida em três idiomas, bateu recorde de visitação e recebeu quase 800 pessoas até agora.
Acompanhado pelos professores Regina Carmela, cineasta, e Samuel Alves, historiador, o grupo visitou a exposição e ficou encantado com a mostra, além de conhecer também o acervo da Casa da Memória Arthur Dalmasso, sede administrativa da Secretaria de Cultura.
Elaborada a partir da pesquisa do Serviço de Patrimônio Histórico da Secretaria de Cultura, a exposição 'Teresópolis, 122 anos de história' conta, através de paineis com textos e imagens, a história de Teresópolis, desde os primórdios de sua formação, destacando fatos do surgimento e do desenvolvimento do município. A estética da mostra vem chamando a atenção do público desde a inauguração. Além de relevantes imagens, os paineis contam com diversas aplicações, várias delas em alto relevo.
Documentos e objetos também integram a mostra, que tem ainda um diferencial: foi concebida com traduções para o inglês e o espanhol visando facilitar a compreensão dos turistas estrangeiros que passam frequentemente pela cidade e tiveram forte presença durante o mês de julho por conta dos eventos da Jornada Mundial da Juventude. Até o momento, 786 pessoas passaram pela exposição, que continua exposta no primeiro piso da Casa da Memória Arthur Dalmasso (Praça Balthasar da Silveira, 91, Várzea). Visitação de segunda a sábado, das 13h às 17h.
“Sem dúvida, a mostra está sendo um de nossos maiores sucessos em termos de exposições. Já recebemos dezenas de escolas e centenas de turistas estrangeiros, que levaram para o mundo um pouco da história de Teresópolis. Para quem ainda não viu, vale a pena conferir”, convida o Secretário de Cultura, Wanderley Peres.
Texto: Geórgia Jahara
Foto: Rafael Corrêa
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis
Nenhum comentário:
Postar um comentário