Projeto ‘Novo Olhar’ da Fundação Leão XIII fornece óculos de grau e cirurgia de catarata-Mutirão de consultas no Ginásio Pedrão atende Teresópolis, Petrópolis e São José do Vale do Rio Preto
Teresópolis, 25 de setembro de 2013 – Realizado nesta quarta-feira, 25, um mutirão da Fundação Leão XIII para atender os moradores já inscritos no projeto ‘Novo Olhar’, destinado a quem ganha até dois salários mínimos e tem, no mínimo, 40 anos de idade. O programa fornece óculos de grau, de acordo com a receita médica, e realiza cirurgias de catarata em rede particular de saúde, sem qualquer tipo de despesa. Exames de vista e pré-operatórios foram feitos no Ginásio Pedrão, atendendo moradores de Teresópolis, Petrópolis e São José do Vale do Rio Preto.
Só Teresópolis cadastrou 506 pessoas, que foram convocadas para participar do mutirão. Ao chegarem ao ginásio, eles encontraram equipamento e profissionais qualificados para realizar exames oftalmológicos, receitar óculos e diagnosticar catarata. Quem teve indicação médica para cirurgia passou por exames de pressão arterial, sangue e coagulação no próprio local. A entrega dos óculos acontecerá no dia 7 de novembro, na sede da Fundação, no bairro Araras. Quanto às cirurgias, as pessoas cadastradas serão comunicadas sobre a data através de telefone ou telegrama; a operação será realizada em hospital da região, que será definido pela Fundação Leão XIII.
“A Fundação trabalha em parceria com os municípios, colaborando para suprir as necessidades da população de baixo poder aquisitivo nas áreas social e de saúde”, explicou Andréia Hannas, coordenadora do Pólo de Articulação Regional Serrana I da Fundação Leão XIII, e que funciona em Teresópolis.
“Através da parceria com Teresópolis foi possível escolher o Ginásio Pedrão como base para atender os moradores da cidade e municípios vizinhos, a quem garantimos o transporte, facilitando o atendimento”, destacou Josias Rezende, assessor da presidência da Fundação. “É uma grande satisfação poder atender a demanda existente nos municípios e ajudar as pessoas que há tanto tempo esperam pelos serviços”, completou.
O vice-prefeito, Márcio Catão, esteve no Ginásio Pedrão acompanhando o atendimento ao público. “Agradecemos por Teresópolis ter sido escolhida como ponto de apoio para esse importante atendimento regional. Pretendemos fortalecer ainda mais a parceria com a Fundação buscando o desenvolvimento do Projeto ‘Regatando Cidadania’ no nosso município. Esse projeto oferece serviços de saúde, como exame ginecológico, e emissão de documentos, em parceria com o Detran e a Faetec (Fundação de Apoio à Escola Técnica). A Prefeitura está de portas abertas para dar todo o suporte aos projetos em benefício da população”, finalizou.
A Fundação Leão XIII fica localizada na Rua Josefa Jorge Cupello, 390, em Araras, e funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h, com serviços de emissão de guia de isenção para segunda via de carteira de identidade, certidões de nascimento e casamento, além de orientação jurídica na área da Vara de Família. Além destes serviços, a Fundação funciona como um posto da Secretaria Estadual de Transportes no encaminhamento e entrega de Vale Social. Com ele, adultos e crianças portadores de deficiência física, visual, auditiva e mental, bem como doenças crônicas que estejam em tratamento em unidade pública de saúde ou conveniada com o SUS, têm direito à gratuidade em barcas, metrô, ônibus intermunicipais e trens. O Vale Social deve ser requerido, por escrito, através de formulário próprio disponível na Fundação. O telefone para informações é (21) 3641-5739.
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis
Nenhum comentário:
Postar um comentário