Evento de artesanato para alunos e professores da EJA e Mais Educação é sucesso
Teresópolis, 20 de setembro de 2013 - Fez sucesso o evento ‘EJA + Educação Artes’, onde alunos, professores e monitores da Educação de Jovens e Adultos e do Programa Mais Educação participaram de oficinas de artesanato ofertadas pelas marcas Condor Pincéis, Litoarte e Corfix. Fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (SME) e a Mix Artesanato, o evento começou na última quinta-feira, 12, e terminou no sábado, 14, ensinando técnicas de grafismo, pintura e decoupagem em MDF.
“Promover a realização de projetos educacionais, por meio de parcerias entre a Secretaria Municipal da Educação e os diferentes setores da sociedade, tendo em vista o fortalecimento da escola pública é um dos nossos objetivos. Nossa equipe trabalha constantemente neste sentido e tenho certeza de que esse evento foi muito importante para nossos alunos”, avalia o Secretário Municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos.
O artesanato brasileiro é conhecido em todo o mundo por sua criatividade. A identidade cultural é caracterizada por costumes, ritos, mitos, cores que remetem à paisagem local, fauna e flora, pelos tipos humanos retratados e costumes singulares. O artesanato resulta da junção de saberes acumulados por gerações com esta identidade cultural de cada região gerando renda e perpetuando valores culturais.
“Um dos nossos objetivos neste evento é divulgar o artesanato em nossa cidade. Segundo o Sebrae, Teresópolis é a segunda cidade no Estado em que a atividade de artesanato mostra mais força, perdendo apenas para capital, Rio de Janeiro. Uma atividade de grandes possibilidades econômicas, pedagógicas e culturais”, enumera José Carlos Gonçalves, proprietário da Mix Artesanato, loja que há 7 anos traz para a cidade novidades do setor e foi uma das idealizadoras do evento.
Outras parceiras no ‘EJA + Educação Artes’, a Condor Pincéis, Litoarte adesivos e papéis para decoupagem e Corfix tintas para artesanato, ofertaram os kits de artesanato para a execução das atividades, assim como os professores que apresentaram as diversas oficinas nos três dias do evento. Uma oportunidade que educadores e alunos aproveitaram muito bem.
“Atividades como estas tornam a escola um lugar mais agradável, eficiente e atraente para nossos alunos, evitando a evasão e ampliando nossos horizontes educacionais”, comenta a professora Marcia Maria Tavares, coordenadora do Programa Mais Educação na Rede Municipal de Ensino.
As oficinas do ‘EJA + Educação Artes’ aconteceram no Centro Educacional Roger Malhardes – Cerom, no bairro de São Pedro, na Escola Municipal Lar de Isabel, em Pimenteiras, e na da Escola Municipal Maçom Lino Oroña, na Tijuca. Ao todo cerca de 300 pessoas, entre alunos e educadores, participaram das oficinas gratuitas, garantindo o sucesso do evento e gerando expectativas para novas edições.
“Estamos muito felizes com o sucesso do evento, a receptividade de todos os envolvidos e com a construção dessas parcerias tão importantes para a EJA e para o Programa Mais Educação da Rede Municipal de Ensino. Conhecimentos adquiridos hoje serão transformados em objetos inspirados nos valores e visões de mundo de nossos alunos e educadores e, desse modo, contribuindo para o aumento de suas perspectivas enquanto estudantes, educadores e cidadãos”, definiu Ana Paula Coutinho, coordenadora da Educação de Jovens e Adultos no município.
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis
Nenhum comentário:
Postar um comentário