Teresópolis, 20 de setembro de 2013 – O prefeito Arlei recebeu nesta terça-feira, 17, o subsecretário estadual extraordinário da Região Serrana, José Beraldo Fortuna Soares. O intuito foi visitar terrenos no 2º e 3º Distritos para a construção de casas populares destinadas às vítimas do temporal de janeiro de 2011. Também fizeram parte da comitiva o secretário municipal de Fiscalização de Obras, Carlos Antonio Lopes Oliveira, o engenheiro Raul Fanzeres, da Secretaria Estadual de Obras, e o engenheiro Ricardo Carvalho, da empresa Cohabita Construções, além dos vereadores de Teresópolis Maurício Lopes - presidente da Câmara, Anjinho, Luciano de Vargem Grande e José Carlos da Estufa.
O subsecretário José Beraldo afirmou que a intenção é que Teresópolis ganhe cerca de 200 casas pré-fabricadas em estruturas modulares nos próximos meses, dependendo apenas da definição e liberação do terreno para as obras de infra-estrutura. A grande vantagem deste sistema de construção é que as casas ficam prontas rapidamente, após os trabalhos de infraestrutura.
“Estamos na cidade cumprindo determinação do governador Sérgio Cabral, do vice-governador Luiz Fernando Pezão e do secretário de Obras do estado, Hudson Braga. Nossa intenção é acompanhar o prefeito Arlei na definição dos terrenos onde serão montadas as casas pré-fabricadas no interior, o que deve acontecer o mais rapidamente possível”, confirmou Beraldo.
O prefeito Arlei levou a comitiva para visitar terrenos em Arrieiro e Santa Rita, no 2° Distrito, e em Sebastiana e Vieira, no 3º Distrito. “A intenção é agilizar plantas e projetos, tudo o que for possível para a liberação dos terrenos, porque depois da estrutura pronta, as casas são montadas rapidamente. Não queremos concentrar as casas em um lugar só, e sim dividir, fazendo de 50 a 60 unidades em cada local, para que as famílias desalojadas no interior do município possam ficar próximas de suas antigas residências”, afirmou Arlei.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Maurício Lopes, concordou com o prefeito. “É mais interessante fazer um levantamento para construir as casas nos locais onde as famílias que foram desabrigadas pelas chuvas possam usufruir delas”, opinou.
Segundo o responsável técnico da Cohabita, construtora contratada pelo Governo do Estado para montar as casas pré-fabricadas, quanto mais rápido o terreno for liberado, melhor. “O ideal é agilizar a liberação dos terrenos e as obras de infraestrutura, porque a empresa, com tudo liberado, monta a casa em quatro dias. Encostamos a carreta e executamos o trabalho rapidamente. É importante que se agilize logo as liberações para que Teresópolis não perca as casas para outros municípios”, assinalou Ricardo Carvalho. A empresa foi contratada para a construção de 694 moradias nas cidades de Teresópolis, Bom Jardim, Nova Friburgo, Petrópolis, São José do Vale do Rio Preto e Sumidouro.
O prefeito Arlei já acionou os setores responsáveis na Prefeitura para que providenciem a liberação dos terrenos, a fim de que o interior possa ganhar as casas pré-moldadas ainda este ano. “Mais uma vez agradeço ao governador Cabral, ao vice Pezão e ao secretário Hudson Braga pelo carinho que eles têm demonstrado com Teresópolis. Vamos fazer de tudo para colocar estas casas de pé o mais rapidamente possível”, finalizou o prefeito.
Atualmente, na zona urbana de Teresópolis, o Governo do Estado está construindo cerca de 1.600 casas populares na Fazenda Ermitage, também destinadas às vítimas do temporal de 2011. Já a Prefeitura adquiriu terreno para a construção de 120 moradias, reservadas prioritariamente às famílias que moram em áreas de risco no Rosário.
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis
Nenhum comentário:
Postar um comentário