Nova via terá 35m e passarela para pedestre. Previsão de entrega é de 30 dias
Teresópolis, 11 de setembro de 2013 – Na tarde desta terça-feira, 10, o prefeito Arlei visitou o início das obras da construção da nova Ponte do Madruga. A via dá acesso à localidade de Granja Mafra, em Pessegueiros, 2º Distrito, e ficou seriamente danificada após as fortes chuvas de janeiro de 2011. Na época, os moradores fizeram uma ponte de madeira, de forma emergencial, para suprir as necessidades. O novo acesso, que será de viga metálica, além de oferecer segurança à população local, vai proporcionar mais qualidade de vida e melhor acessibilidade a outras localidades.
Ciente da necessidade da população, o prefeito Arlei vinha solicitando a construção da nova ponte ao Governo do Estado, que concluiu o processo burocrático de contratação da empresa responsável pela obra. “Esta é uma demanda que era esperada há muito tempo pela comunidade. Há quatro meses, em uma reunião com o vice-governador, Luiz Fernando Pezão, eu fiz mais uma vez a solicitação para a construção dessa ponte. Depois disso, o município solicitou que a obra fosse custeada pelo Governo do Estado, e hoje nós podemos ver que as obras estão saindo do papel”, afirmou Arlei.
A obra é realizada pela empresa TVM Tecnologia, que venceu a licitação realizada pelo Governo do Estado, e o prazo de entrega é de 30 dias, a partir do início da montagem. A construção da ponte é toda industrial, apenas com a montagem em Teresópolis, por isso a rapidez da construção. A obra encontra-se em fase de acerto da fundação. O local da nova ponte está sendo aterrado e será feito o platô para a base da estrutura metálica.
Segundo o engenheiro responsável, Henrique Carvalho, a ponte do Madruga terá 35 metros de comprimento por 5,50 metros de largura, tendo duas passarelas para pedestres. “Ela é toda feita de estrutura mista, vigamento metálico e tabuleiro confinado, que já vem pronto, e isso propicia que a ponte seja construída em torno de 30 dias”, explicou o engenheiro, destacando os benefícios da construção para a localidade. “Isso beneficia diretamente a população local. Hoje passam aqui cerca de 400 a 500 carros por dia numa situação lamentável da ponte de madeira. Por isso, o Governo do Estado agilizou todo o processo para que ela pudesse ser construída no menor prazo possível”.
A Ponte do Madruga passa sobre o Rio Paquequer, na altura de Pessegueiros, e também faz ligação com as comunidades do Brejal, Campo Limpo e Parque Boa União. O morador Moises Amaral ressaltou a importância da construção para economia local. “A ponte beneficia o escoamento da produção rural das comunidades de Campo Limpo, Brejal e Parque Boa União, e também o abastecimento no posto de gasolina que fica próximo à entrada da ponte. São três bairros e adjacências que já utilizam a ponte diariamente para escoar a produção agrícola da região”.
Texto: Heliny Quintanilha
Fotos: Marco Esteves
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis
Nenhum comentário:
Postar um comentário