Teresópolis, 24 de setembro de 2013 - Nesta sexta-feira, 27, e no sábado, 28 de setembro, será realizada na Fundição Progresso, no Rio de Janeiro, a 3ª Conferência Estadual de Cultura. Centenas de pessoas participarão do encontro, que vai definir as políticas públicas culturais para os próximos anos, incluindo a conclusão da Lei Estadual de Cultura. Teresópolis também estará presente ao evento, representada por uma comitiva formada pelo secretário de Cultura, Wanderley Peres, o subsecretário, Arnaldo Almeida, além dos delegados municipais eleitos em junho durante a 3ª Conferência Municipal de Cultura: Nara Zeitune, representando o Poder Público, e Ivo Bernardo, Licko Turle e Carlos Artur Esteves, representantes da sociedade civil.
Nas últimas semanas, Nara Zeitune, que é coordenadora de projetos da Secretaria de Cultura e integra a comissão organizadora do evento estadual, vem participando de reuniões na Secretaria de Estado, visando alinhavar os últimos detalhes para a realização do encontro, que vai discutir os temas: Lei Estadual de Cultura, implementação do Sistema Nacional de Cultura, produção simbólica e diversidade cultural, cidadania e direitos culturais, e ainda cultura e desenvolvimento.
Teresópolis participará do evento não apenas defendendo suas 16 propostas, aprovadas durante a 3ª Conferência Municipal, mas também atuando de forma conjunta com os demais municípios da região, que compõem o Fórum de Gestores Públicos de Cultura da Região Serrana. “Na etapa municipal, tivemos um proveitoso encontro, com aprovação de propostas interessantes e que podem, e muito, acrescentar ao desenvolvimento cultural do município. Agora é chegada a hora de defender estas sugestões na Conferência Estadual, buscando novamente sua aprovação, assim como de outras propostas saídas da nossa região. Atuando em bloco, poderemos mostrar a força da Região Serrana”, comenta o secretário de Cultura, Wanderley Peres.
Entre as propostas teresopolitanas que serão defendidas na etapa estadual, destaque para a sugestão de que a cultura também seja beneficiada com a nova regra de aproveitamento dos royalties do petróleo, e para a mobilização em torno da aprovação da PEC 150, que prevê a destinação de 2% do orçamento federal para as políticas culturais. Outra proposta é a criação e incentivo a um corredor cultural, com intercâmbio de ações e atrações entre os municípios da Região Serrana.
Duas outras propostas de autoria do próprio secretário Wanderley Peres e aprovadas na conferência municipal também serão defendidas em bloco na 3ª Conferência Estadual de Cultura: a criação do Museu da Imperatriz Teresa Cristina em Teresópolis, aproveitando o acervo que hoje está no Museu Imperial de Petrópolis, e a proposta de reconhecimento do Rio Paquequer como cenário do romance “O Guarani”, do escritor José de Alencar. Embora o nome de Teresópolis não seja citado no livro, todas as características descritas no romance deixam claro que o amor vivido entre a jovem Ceci e o índio Peri teve o município de Teresópolis, o Rio Paquequer e a Serra dos Órgãos como cenários.
Ainda durante a Conferência Estadual, serão definidos os delegados que vão representar o Estado do Rio de Janeiro na Conferência Nacional de Cultura, prevista para novembro deste ano. Confira abaixo a programação da 3ª Conferência Estadual de Cultura.
13h – Abertura do credenciamento
14h – Mesa de abertura
15h – Votação do regimento interno
16h – Apresentação e debate da Lei Estadual de Cultura
18h – Encerramento
8h – Credenciamento
9h – Trabalho dos quatro grupos de trabalho por eixos temáticos
12h – Almoço
14h – Eleição dos delegados para a 3ª Conferência Nacional de Cultura
15h – Plenária final
17h – Encerramento
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis
Nenhum comentário:
Postar um comentário