Pesquisar este blog

terça-feira, 25 de outubro de 2011

2º Teresópolis EnCena: Festival de Teatro de Teresópolis começa nesta quinta

2º Teresópolis EnCena: Festival de Teatro de Teresópolis

Teresópolis, 25 de outubro de 2011 - Nesta quinta-feira, 27 de outubro, será realizada, a partir das 17h, na Aldeia Cultural Casa Viva (Estrada das Magnólias, nº 21 – Albuquerque), a abertura oficial do ‘2º Teresópolis EnCena – Festival de Teatro de Teresópolis’. Promovido pelo Grupo de Trabalho de Artes Cênicas de Teresópolis, com apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, o festival vai de 27 de outubro a 13 de novembro e, em sua segunda edição, traz novidades.

A primeira delas é a realização do 9º Encontro da Rede Brasileira de Teatro de Rua (RBTR), desenvolvido pela Produtora Aldeia Cultural Casa Viva, com apoio das secretarias de Cultura e de Turismo de Teresópolis. O evento acontece de 27 a 30 de outubro, no Espaço Aldeia Cultural Casa Viva, com debates e palestras acerca do tema. Também integram o encontro um cortejo puxado por Amir Haddad, no dia 28, saindo da Praça Olímpica Luis de Camões, às 16h, e uma mostra de teatro de rua, a ser realizada no dia 30, domingo, a partir das 12h, na Feirinha do Alto. Participarão da mostra os grupos Ás de Paus, do Paraná; Mambembe, de Minas Gerais; Teatro Itinerante e Sala Preta, ambos do Rio de Janeiro, além do grupo francês Michel Moreaux.

Além do Encontro da Rede Brasileira de Teatro de Rua, o 2º Teresópolis EnCena contará ainda com a UTI / Unirio – Unidade de Teatralização Intensiva, com palestras e oficinas ministradas por professores de Artes Cênicas da Unirio, nos dias 5 e 6 de novembro, na Casa de Cultura Adolpho Bloch. Serão oferecidas as oficinas: Teatro do Oprimido, Teatro de Rua, Musicalidade do Ator, Performance, Corpo, Teatro de Operações, Teatro de Animação e Teoria Teatral.

A partir do dia 7, começam as encenações teatrais, com apresentações de teatro de rua nos dias 7, 8, 10 e 11 de novembro na Praça Balthasar da Silveira, na Várzea, e espetáculos fechados nos dias 12 e 13 na Casa de Cultura Adolpho Bloch, no bairro de Fátima. Os ingressos para as peças dos dias 12 e 13 poderão ser adquiridos na Casa de Cultura. Este ano, a homenageada do festival será a atriz e diretora Edinar Corradini.

“O Teresópolis EnCena é um evento de grande importância para a Secretaria de Cultura, já que privilegia a mãe de todas as artes, a primeira manifestação do homem de modo artístico. Nós tínhamos uma dívida com o segmento das artes cênicas. Dívida que começamos a sanar ano passado, com a realização do 1º Teresópolis EnCena. Agora, tendo à frente o Grupo de Trabalho de Artes Cênicas de Teresópolis, chegamos à segunda edição do festival, que certamente será um sucesso. Este ano, o festival ainda conta com o auxílio luxuoso da Rede Brasileira de Teatro de Rua e da Unirio, com apresentações, oficinas, mostras, enfim... uma programação diversificada, que inclui desde o teatro padrão, o chamado palco italiano, até o artista que vai pra rua mostrar sua arte, contemplando plateias distintas. Vai valer a pena”, avalia o Secretário de Cultura, Ronaldo Fialho, agradecendo o empenho do Grupo de Trabalho de Artes Cênicas de Teresópolis para a realização do evento.

Programação:

27/10 – Abertura do Festival e do 9º Encontro da Rede Brasileira de Teatro de Rua – 18h – Aldeia Cultural Casa Viva

28/10 – Cortejo – 17h – Praça Olímpica Luis de Camões

29/10 – Debates e palestras – a partir das 10h – Aldeia Cultural Casa Viva

30/10 – Mostra Nacional de Teatro de Rua e Encerramento do Encontro da RBTR – 12h – Feirinha do Alto

05/11 – UTI da Unirio – 10h às 18h – Casa de Cultura Adolpho Bloch

06/11 – UTI da Unirio – 10h às 18h – Casa de Cultura Adolpho Bloch


Espetáculos:

07/11 – João Fazendo – Cia. Teatral Mambemberê – 11h – Praça Balthasar da Silveira – Classificação livre

08/11 – Contação de histórias – Trupe da Cultura – 14h – Praça Balthasar da Silveira – Classificação livre

08/11 – Balaio de História – Companhia Malasartes – 15h - Praça Balthasar da Silveira – Classificação livre

10/11 – Improrisos – Rede Circense Riso da Serra – 11h - Praça Balthasar da Silveira – Classificação livre

11/11 – Chiclete – Grupo Pirueta – 16h – Praça Balthasar da Silveira – Classificação livre

12/11 – Emília e o Soluçar do Planeta – Grupo Fantasia – 16h – Casa de Cultura Adolpho Bloch – Classificação livre

12/11 – Possibilidades para uma sala fechada – Cia. Teatral Mambemberê – 20h – Casa de Cultura Adolpho Bloch – Classificação 14 anos

13/11 – A bela e a Fera do Agreste – Cia. Hocus Pocus – 16h – Casa de Cultura Adolpho Bloch – Classificação livre

13/11 – Favelas – Cia. Hocus Pocus – 20h – Casa de Cultura Adolpho Bloch – Classificação 14 anos

Texto: Geórgia Jahara 
Foto: Claudio Furtado
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis 

Nenhum comentário:

Postar um comentário