Semana de Ciência e Tecnologia tem abertura oficial com palestra e simulação
Teresópolis, 18 de outubro de 2011- A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Ciência e Tecnologia, realizou nesta segunda, 17, a abertura oficial da VIII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). A solenidade aconteceu no Teatro Municipal e contou com a presença do Prefeito Interino Arlei, do Secretário de Ciência e Tecnologia Dr. Luiz Ribeiro, do Pró-Reitor de Graduação do Unifeso (Centro Universitário Serra dos Órgãos), José Feres Miranda, e da Diretora do Centro de Ciência e Tecnologia do Unifeso, Elaine Maria de Paiva Andrade.
Também participaram do evento o Subsecretário de Ciência e Tecnologia, Wilson Tadeu Viana e os Secretários: José Mariano (Agricultura), Eduardo Breder (Desenvolvimento Econômico), Ronaldo Fialho (Cultura), José Maria (Governo), Carlos Tucunduva (Turismo), Demerval Casemiro (Esportes e Lazer) e o Ouvidor Geral Luiz Carregal.
Para o Prefeito Arlei, a Semana de Ciência e Tecnologia vem somar às ações das Secretarias que atuam para a prevenção de novos desastres naturais. Na ocasião, ele agradeceu a presença de todos e desejou sucesso ao evento.
O Secretário de Ciência e Tecnologia, Dr. Luiz Ribeiro, destacou a importância do evento e o tema abordado. “Esta semana é histórica para a nossa cidade, e o tema ‘Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos’ foi proposto por uma votação em todo o Brasil. Isto revela que os brasileiros buscam novas soluções. Nosso interesse é mostrar, principalmente aos jovens, a importância da tecnologia para a reconstrução da nossa cidade”, completou.
O Pró-Reitor de Graduação do Unifeso, José Feres Miranda, representando o Reitor Luis Eduardo Tostes, falou sobre o marco da SNCT. “Essa semana tem para nós, Unifeso, uma marca muito importante, que é a de construir uma parceria entre a instituição e o Governo Municipal. Agradeço ao Prefeito Arlei, que tem demonstrado sabedoria ao se preocupar em manter parcerias que trazem crescimento para a cidade”, ressaltou.
Simulação e palestra
A edição 2011 da SNCT tem como tema “Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos”. O objetivo é difundir a ciência, a tecnologia e a inovação para a preservação ambiental e diminuir os impactos das mudanças climáticas, evitando novos desastres naturais, através das inovações tecnológicas. Durante a abertura, o professor José Roberto, do Unifeso, apresentou uma simulação de um vôo de helicóptero, sobre a localidade de Cruzeiro, no 2° Distrito, antes e depois da tragédia de 12 de janeiro. Desenvolvido a partir de um software de videogame, a simulação permite sobrevoar o local e perceber que muitas áreas de mata nativa também foram intensamente atingidas.
De acordo com o professor José Roberto, a ferramenta é a mesma utilizada pela NASA (Administração Nacional do Espaço e da Aeronáutica). “Através desta interface, conseguimos retratar de maneira menos trágica a real situação de Cruzeiro após a tragédia. A idéia foi mostrar a tragédia, mas acima de tudo, ter uma ferramenta que nos ajude na prevenção de novos acontecimentos”, afirmou o professor.
O palestrante da noite, professor Ricardo Kubrusly, falou sobre o impacto das ações do Homem sobre a natureza. “A natureza não se reconhece e está desconfortável com as atitudes humanas. Nossos são processos irreversíveis; o que fizemos ontem, não volta. O que as ciências e as tecnologias podem fazer?”. O professor ressaltou a importância da integração das tecnologias às soluções dos problemas ambientais.
A Semana
A VIII Semana de Ciência e Tecnologia segue até o próximo dia 25, com uma programação variada. São parceiros na realização do evento no município o Unifeso (Centro Universitário Serra dos Órgãos) e a Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Ciência e Tecnologia. Incluindo feiras de ciências, planetário, exposição de fotos, teatro, palestras, cursos, exibição de vídeos e filmes, oficinas e workshops, a programação do evento é realizada em escolas, instituições parceiras, na Tenda da Ciência, montada na Praça Governador Portella, ao lado da Prefeitura, e ainda na Praça Olímpica e na Casa de Portugal, na Várzea, e no Centro Cultural FESO Pro Arte, no Alto.
Texto: Carol Asthine
Fotos: Roberto Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis
Nenhum comentário:
Postar um comentário