Debates e votações na sessão da Câmara Municipal
Na sessão ordinária da Câmara Municipal nesta terça-feira, dia 04 de outubro, os Vereadores discutiram diversos assuntos de interesse da população, como a questão do transporte escolar e da situação dos integrantes do Conselho Tutelar.
Nas palavras de liderança dos partidos, o Vereador Major Anderson, do PRB, falou da situação do Conselho Tutelar, que apesar de muitas vezes ser cobrado como servidor público, não tem os direitos dos mesmos, como 13º salário e férias. O Vereador disse que irá conversar com o Prefeito Arlei para tentar consertar o que ele considera uma distorção.
O Vereador Ademir Enfermeiro acrescentou ao assunto sobre a importância dos conselheiros tutelares inclusive nos hospitais, quando menores chegam embriagados e muitas vezes intoxicados. Segundo Ademir, nestas situações, onde muitas vezes os familiares não estão presentes, os conselheiros dão total assistência.
O Vereador Cláudio Mello, do PT, falou sobre a falta de transporte escolar para as crianças da localidade de Ponte Nova, no Segundo Distrito. O Vereador afirmou que irá manter contato com a Secretaria Municipal de Educação para saber o que vem ocorrendo.
O assunto também foi comentado pelo Presidente da Câmara, Vereador Cleyton Valentim, que destacou ainda o problema que vem sendo enfrentado por crianças portadoras de necessidades especiais e que também estão sem transporte escolar. O Presidente fez um apelo à Secretaria Municipal de Educação para que este caso também seja analisado.
O Vereador Marcelo Oliveira, do PMN, falou da importância do projeto de implantação de um parque temático na Praça Higino da Silveira, onde funciona a Feira do Alto. Marcelo defendeu a importância do projeto para o turismo da cidade, que ainda será votado pelos Vereadores. O projeto de lei, que autoriza que seja firmado convênio entre a Prefeitura e a empresa privada que pretende implantar o Parque, será em breve enviado ao Legislativo, segundo o Vereador Marcelo Oliveira.
O Vereador Dr. Carlão, do PMDB, comentou sobre a oitiva da Comissão Processante, que foi realizada na tarde do mesmo dia. No entendimento do Vereador, o depoimento da ex-Procuradora do Município, Ana Cristina da Costa Araújo, complicou de vez a situação do prefeito afastado Jorge Mario.
O Vereador Paulinho Carvalho, do PTB, também comentou sobre a Comissão Processante e afirmou que é preciso acelerar o andamento para se cassar em definitivo o prefeito afastado Jorge Mario. Para ele, já existem as devidas provas para tomar esta decisão.
O Presidente Cleyton Valentim lembrou que existem prazos e ritos a serem cumpridos, até mesmo para validar o processo de afastamento, para evitar até que o mesmo seja derrubado na Justiça. O Vereador Cláudio Mello, que é Vogal da Comissão Processante, tranqüilizou a população e disse que acredita que a conclusão da mesma será mais breve do que esperava-se anteriormente.
Vereadores aprovam pedidos
Após os pronunciamentos das lideranças, os Vereadores discutiram e votaram moções solicitando obras e benfeitorias para diversas comunidades:
O Vereador Major Anderson teve aprovadas duas proposições
Moção 429/11 – Solicitando construção de galeria celular no riacho da Quinta Lebrão.
Moção 430/11 – Solicita a colocação de uma caixa d’água de grandes proporções para a rua Álvaro Pana, para atender residências que estão acima da cota de bombeamento de água.
O Presidente da casa, Vereador Cleyton Valentim, também teve as seguintes moções aprovadas.
Moção 502/11 – Solicita ao Governo do Estado o envio de Tomográfo Móvel para realização de exames em Teresópolis.
Moção 503/11 – Solicita ao Executivo Municipal a realização de Operação Acessibilidade na Rua Íris, no Jardim Meudon.
O Vereador Dr. Carlão
Moção 533/11 – Solicita a realização de convênio com a CRT para utilização dos prédios da praça de pedágio de Três Córregos.
Moção 534/11 – Solicita ao Governo do Estado o retorno das gratificações do Projeto Nova Escola.
De autoria do Vereador Cláudio Mello foram aprovadas as seguintes moções:
Moção 548/11 – Solicita a instalação de luz nos abrigos de ônibus.
Moção 549/11 – Reivindica a recuperação da escada da servidão que liga a Rua Almeida Cardoso à Rua Nestor Pinto, na Tijuca, com colocação de corrimão.
O Vereador Paulinho Carvalho teve aprovadas também duas moções em plenário.
Moção 557/11 – Solicita instalação de telefone público na Rua Felipe Nery de Siqueira, próximo ao número 337, na Vila Muqui.
Moção 558/11 – Solicita isenção da Contribuição de Iluminação Pública nas ruas que não contam com o serviço de iluminação.
O Vereador Marcelo Oliveira teve as seguintes proposições aprovadas.
Moção 569/11 – Solicita ao Executivo a viabilidade de realizar parceria com a Secretaria Estadual de Indústria e Comércio para atrair novas empresas para a cidade.
Moção 570//11 – Solicita reforma da ponte da Servidão do Viaduto, em frente à Escola Estadual Euclydes da Cunha.
De autoria do Vereador Waguinho foram aprovadas duas moções.
Moção 574/11 – Solicita a realização de tapa-buraco Servidão Real, no Rosário.
Moção 575/11 – Solicita ao Executivo a construção de galerias para águas e esgotos em ruas do Jardim Serrano.
Fonte:Câmara Municipal de Teresópolis
Nenhum comentário:
Postar um comentário