Prefeitura e entidades se reúnem para definir administração dos pontos de apoio do programa Sistema de Alerta e Alarme
Teresópolis, 7 de outubro de 2011 – A Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil realizou nesta sexta-feira, 7, uma reunião com representantes de secretarias municipais e das instituições que vão atuar conjuntamente no Programa de Sistema de Alerta e Alarme, que está sendo implantando em Teresópolis, através da parceria entre a Prefeitura e o Governo Estadual. O encontro teve o objetivo de definir as atribuições de cada órgão com relação ao programa, especialmente no que se refere à administração dos pontos de apoio que serão utilizados como abrigos em casos de fortes chuvas nas comunidades onde será instalado o sistema.
“A primeira comunidade a receber as sirenes foi o Rosário e na quarta-feira, dia 12, faremos uma ação de sensibilização dos moradores para que eles entendam a importância de participar do simulado que acontecerá no sábado, 15, a partir das 11h. Por isso, estamos reunidos hoje para que comecemos a definir as tarefas e o papel de cada um com relação ao programa”, explicou o Coronel Roberto Silva, Secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil, frisando a união de esforços para que o serviço funcione plenamente.
Roberto Silva ressaltou ainda que o exercício de simulação vai ajudar a delinear diversas questões relacionadas ao programa, como, por exemplo, a infraestrutura dos pontos de apoio e os recursos materiais e humanos necessários. Além dessas reuniões, as pessoas que vão administrar os abrigos passarão por um curso de capacitação no próximo dia 18, no auditório da Secretaria de Saúde, na Tijuca.
Participaram da reunião representantes das secretarias de Desenvolvimento Social, Direitos da Mulher, Saúde, Orçamento Participativo, Esportes e Lazer, Educação e de Governo, além da Cruz Vermelha, Corpo de Bombeiros, Fundação Abrinq, Radio Amadores, ONG Care Brasil e PX Clube Dedo de Deus. O próximo encontro está marcado para o dia 13, às 10h, na sede da Defesa Civil, na Tijuca, para que seja avaliada a atividade de sensibilização do dia 12 e para que os participantes apresentem sugestões sobre a administração dos pontos de apoio, como quantidade e cadastro de pessoas por abrigo, logística de alimentação e atendimento médico, distribuição e função dos voluntários.
Texto: Mara Lúcia
Foto: Marco Esteves
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis
Nenhum comentário:
Postar um comentário