Enfermeiras da Rede Municipal participam de curso sobre bolsa de colostomia
Teresópolis, 19 de outubro de 2011 – Enfermeiras da Rede Municipal participaram na última semana do curso ‘Capacitação em Cuidados com Estomias’. Promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, o treinamento foi ministrado pela enfermeira Rogéria Moraes, especialista em estomaterapia pela Universidade de Taubaté/SP, e aconteceu no auditório da Secretaria, na Tijuca, e no Centro de Saúde da Várzea (CES).
“A proposta é capacitar as enfermeiras que ainda não atuam nesse segmento e também atualizar as profissionais que já trabalham com pacientes que usam a bolsa de colostomia. Assim, elas poderão se sentir seguras e transmitir confiança para os usuários”, frisou Rogéria Moraes, pontuando que o treinamento contou com aula teórica e prática ministrada no CES, onde funciona o Programa de Atendimento aos Ostomizados.
Formada há 16 anos, a enfermeira Magalene Oliveira é integrante do programa. “Eu trabalho nessa área desde 2005, mas é sempre válido se atualizar, se informar sobre as novas técnicas”, comentou. Já Fabíola Amorim Maia, enfermeira da Unidade Básica de Bonsucesso, no interior, fez o curso pela primeira vez. “Foi excelente porque a aula teórica foi bem detalhada e não tive dificuldades na parte prática do treinamento. Acredito que estou preparada para atender os pacientes”, avaliou.
Entre os temas abordados estavam o que é ostomia de eliminação; importância dos cuidados pré e pós-operatório; controle do processo evacuatório; tipos de equipamentos e formas de utilização; e o que fazer em casos de complicações.
Teresópolis é pólo de referência
Conforme convênio firmado entre o Governo do Estado e a Prefeitura, Teresópolis se tornou pólo de referência em atendimento a pacientes que precisam da estomia. Assim, o município atende aos pacientes da cidade e também dos municípios de Sumidouro, Guapimirim, São José do Vale do Rio Preto e Carmo. O curso visou capacitar profissionais da área para aumentar a mão-de-obra a fim de suprir essa demanda.
Texto: Mara Lúcia
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis
Nenhum comentário:
Postar um comentário