Pesquisar este blog

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Prefeitura promove curso de administração de abrigos temporários em Teresópolis

Prefeitura promove curso de administração de abrigos temporários
Capacitação está inserida no Plano de Defesa Civil do município

Teresópolis, 19 de outubro de 2011 – Representantes de secretarias municipais e de instituições que integram o Plano Municipal de Gerenciamento de Crise da Defesa Civil participaram nesta terça-feira, 18, do Curso de Gerenciamento de Abrigos Temporários. Ocorrida no auditório da Secretaria de Saúde, na Tijuca, a capacitação foi ministrada por instrutores da Escola de Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro (Esdec).
Capitão Rodolfo Castro, da Escola de Defesa Civil Estadual, ministra o curso de administração de abrigos

“O Plano de Defesa Civil contém um protocolo de atividades para cada entidade integrante em caso de desastres naturais. Assim, trouxemos este curso para que possamos aprender sobre a gestão dos abrigos provisórios que serão montados em casos de desastres naturais para atender à população afetada. Vamos oferecer outros treinamentos sobre o assunto, como, por exemplo, o papel do gerente de abrigo”, frisou o Secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil, Coronel Roberto Silva.

Na abertura do curso, o Diretor da Escola de Defesa Civil Estadual, tenente-coronel Paulo Renato, apresentou a proposta do Sistema de Alerta e Alarme, que já funciona no Rio de Janeiro e que está sendo implantado em Teresópolis. Em seguida, o capitão Rodolfo Castro explicou sobre o gerenciamento de abrigos temporários. “O curso é baseado no manual que publicamos sobre o tema, em 2006, contudo há algumas modificações devido a experiências posteriores de gestão de abrigos. Além disso, cada cidade e cada comunidade devem adaptar a teoria a sua realidade”, ponderou o instrutor.

A capacitação teve como principais tópicos o perfil da pessoa escolhida para gerente do abrigo e as dificuldades em administrá-lo; recepção; triagem social e de saúde; gerenciamento de conflitos; administração de donativos; rotina; atenção psicossocial e médica; recreação infantil; funções das chefias das equipes de operações, planejamento, logística e finanças; e desmobilização, ou seja, desmontagem do abrigo.

Para o representante do Núcleo de Defesa Civil Comunitário do Perpétuo, Adriano Fonseca, o curso prepara os participantes para lidar melhor com situações de risco. “O treinamento é importante porque além de aprender sobre administração dos abrigos, a gente fica sabendo como agir se as chuvas estiverem muito fortes”, comentou.

Texto: Mara Lúcia  
Foto: Davi Almada
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis  

Nenhum comentário:

Postar um comentário