Prefeitura promove curso de administração de abrigos temporários
Capacitação está inserida no Plano de Defesa Civil do município
Teresópolis, 19 de outubro de 2011 – Representantes de secretarias municipais e de instituições que integram o Plano Municipal de Gerenciamento de Crise da Defesa Civil participaram nesta terça-feira, 18, do Curso de Gerenciamento de Abrigos Temporários. Ocorrida no auditório da Secretaria de Saúde, na Tijuca, a capacitação foi ministrada por instrutores da Escola de Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro (Esdec).
Capitão Rodolfo Castro, da Escola de Defesa Civil Estadual, ministra o curso de administração de abrigos |
“O Plano de Defesa Civil contém um protocolo de atividades para cada entidade integrante em caso de desastres naturais. Assim, trouxemos este curso para que possamos aprender sobre a gestão dos abrigos provisórios que serão montados em casos de desastres naturais para atender à população afetada. Vamos oferecer outros treinamentos sobre o assunto, como, por exemplo, o papel do gerente de abrigo”, frisou o Secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil, Coronel Roberto Silva.
Na abertura do curso, o Diretor da Escola de Defesa Civil Estadual, tenente-coronel Paulo Renato, apresentou a proposta do Sistema de Alerta e Alarme, que já funciona no Rio de Janeiro e que está sendo implantado em Teresópolis. Em seguida, o capitão Rodolfo Castro explicou sobre o gerenciamento de abrigos temporários. “O curso é baseado no manual que publicamos sobre o tema, em 2006, contudo há algumas modificações devido a experiências posteriores de gestão de abrigos. Além disso, cada cidade e cada comunidade devem adaptar a teoria a sua realidade”, ponderou o instrutor.
A capacitação teve como principais tópicos o perfil da pessoa escolhida para gerente do abrigo e as dificuldades em administrá-lo; recepção; triagem social e de saúde; gerenciamento de conflitos; administração de donativos; rotina; atenção psicossocial e médica; recreação infantil; funções das chefias das equipes de operações, planejamento, logística e finanças; e desmobilização, ou seja, desmontagem do abrigo.
Para o representante do Núcleo de Defesa Civil Comunitário do Perpétuo, Adriano Fonseca, o curso prepara os participantes para lidar melhor com situações de risco. “O treinamento é importante porque além de aprender sobre administração dos abrigos, a gente fica sabendo como agir se as chuvas estiverem muito fortes”, comentou.
Texto: Mara Lúcia
Foto: Davi Almada
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis
Nenhum comentário:
Postar um comentário