Pesquisar este blog

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Trilheiros e jipeiros de Teresópolis participam de curso sobre primeiros socorros

Trilheiros e jipeiros participam de curso sobre primeiros socorros

Teresópolis, 31 de outubro de 2011 - Trilheiros e jipeiros de Teresópolis participaram na última semana do Curso de Primeiros Socorros promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil, em parceira com o Corpo de Bombeiros. A capacitação aconteceu no auditório da Secretaria de Saúde, na Tijuca, e foi ministrada pelo sargento do Corpo de Bombeiros, Carlos Souza.

“O curso é dividido em duas etapas, uma teórica e outra prática, e os principais assuntos abordados são sinais vitais, técnicas de reanimação, transporte de vítimas, tipos de ferimentos, como queimaduras, cortes profundos e fraturas, e acidentes caseiros”, pontuou o sargento.

O Secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil, Coronel Roberto Silva, destacou a ajuda dos trilheiros e jipeiros na ocasião do desastre natural, em janeiro. “Um dos grandes problemas enfrentados na época da catástrofe foi o isolamento de várias comunidades, onde o acesso só era possível através de carros tracionados e, em certos pontos, somente a pé. Os jipeiros e trilheiros se dispuseram a ajudar no resgate e acolhimento das vítimas. Eles foram uma força muito importante e estão inseridos no Plano de Defesa Civil do município”, frisou o Coronel.

Para Carmen Lúcia Quintanilha, integrante do Jeep Clube Teresópolis há 15 anos, o curso é dinâmico e acrescentou mais conhecimento ao que já possuía. “O palestrante é muito objetivo e o curso foi excelente. Eu já tinha feito o treinamento em primeiros socorros, mas é sempre bom se interar sobre novas informações”, comentou Carmen Lúcia, que é professora de Educação Física.

Texto: Mara Lúcia
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Municipal de Futebol Sub-17: Rosário e SMEL garantem vagas nas quartas de final

Municipal de Futebol Sub-17: Rosário e SMEL garantem vagas nas quartas de final


Teresópolis, 31 de outubro de 2011 - Após mais uma rodada realizada, a equipe do Rosário e da SMEL (Secretaria Municipal de Esportes e Lazer) foram as únicas a garantir, matematicamente, vagas para a fase seguinte do Campeonato Municipal de Futebol Sub 17. A competição, disputada por 12 equipes divididas em três chaves, parte agora para a sua última rodada classificatória, marcada para este sábado, 5, nos campos do Teresópolis Golf Club e do Barra FC.
Equipe sub 17 Mais Amigos
Nos jogos do último sábado, 29, pela Chave A, o Rosário derrotou o Comary/Zico 10 por 4 a 0, enquanto o União Rosário venceu o Greasa por 6 a 2. Com isso, o time do Rosário chegou aos 6 pontos ganhos, seguido por União Rosário e Comary/Zico 10 com 3 pontos, e Greasa sem nenhum ponto ganho. Como na última rodada, União Rosário e Comary/Zico 10 se enfrentam e, consequentemente, somente um poderá atingir os pontos que o Rosário já tem, visto que o time do bairro de São Pedro já tem uma das vagas nas mãos. 

Pela Chave B, Núcleo do Vasco e Sideral empataram em 0 a 0 e o Rastafaries venceu o Beira Linha por 3 a 0. Esses resultados deixaram as equipes Núcleo do Vasco e Rastafaries na liderança da chave com 4 pontos ganhos, enquanto o Sideral tem 2 pontos e Beira Linha nenhum ponto.

Pela Chave C, a equipe Mais Amigos derrotou o Articular por 9 a 3, e a equipe SMEL venceu o Sebastiana por 7 a 1. Com isso, a SMEL lidera com 6 pontos ganhos, seguida de Mais Amigos e Sebastiana, com 3 pontos, e Articular sem nenhum ponto. A SMEL também já garantiu sua vaga à fase seguinte, pois Mais Amigos e Sebastiana se enfrentam na última rodada e somente um poderá atingir os mesmos pontos que a SMEL já possui.
Equipe sub 17 Articular

Texto: Heliny Quintanilha
Fotos: Sylvio Maffei
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Super Liga Futsal Rio: Teresópolis/PMT vence Magé no Sub-15 e continua com chances de classificação

Super Liga Futsal Rio: Teresópolis/PMT vence Magé no Sub-15 e continua com chances de classificação

Teresópolis, 31 de outubro de 2011 - Aconteceu no último domingo, 30, a terceira rodada do returno da Super Liga Futsal Rio. Jogando contra o Magé Tênis Clube pelo Módulo 2, o Teresópolis/PMT venceu com o Sub-15 e perdeu a partida do Sub-17. O Módulo 2 joga a segunda rodada do returno no próximo sábado, dia 5 de novembro, no Ginásio Pedrão (Rua Tenente Luís Meirelles, 211 - Várzea), às 13h, com entrada franca.

No Sub-15, a equipe serrana busca uma recuperação na classificação da Chave A. Com a vitória por 4 x 2 sobre Magé, Teresópolis soma 8 pontos na tabela, atrás do Comary, líder com 11 pontos, e do Magnólia, segundo colocado com 9 pontos. O Teresópolis/PMT faz o último jogo da primeira fase no próximo sábado, 5, contra o Magnólia. A equipe precisa vencer o time de Petrópolis para terminar em segundo na Chave A Sub-15, alcançando um índice técnico melhor que as demais equipes e se classificando para a segunda fase da Super Liga Futsal Rio.

Pelo Sub-17, o Teresópolis/PMT perdeu por 8 x 4, mas as chances para seguir na competição continuam. Com 6 pontos, o Teresópolis/PMT ocupa a terceira posição na tabela, atrás do Magnólia, que também possui 6 pontos na competição, e do Comary, que segue isolado na liderança, com 12 pontos. No próximo jogo a equipe enfrentará o Magnólia, lutando por uma vitória e pela segunda posição na Chave A, garantindo um lugar na segunda fase da Super Liga Futsal Rio.

Texto: Heliny Quintanilha
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Arlei compra caminhões, patrol e retroescavadeiras e renova a frota da Prefeitura de Teresópolis

Arlei compra caminhões, patrol e retroescavadeiras e renova a frota da Prefeitura


Teresópolis, 31 de outubro de 2011 – Foram entregues na última quinta-feira, 27, os seis novos caminhões Volkswagen 13180, adquiridos pelo Governo do Prefeito Arlei. A iniciativa faz parte do pacote de equipamentos pesados e foram comprados pela Prefeitura com recursos recuperados pela Administração Municipal das verbas da calamidade. Integrados ao patrimônio municipal, os veículos estão identificados com o slogan utilizado pela Prefeitura – “Governando com o coração”.

O objetivo do Prefeito Arlei é renovar a frota do município, evitando a terceirização e preparando uma melhor estrutura para o atendimento das comunidades atingidas pelo temporal de janeiro e que ainda não foram assistidas devidamente. É esperada até esta quinta-feira, 3, a chegada de uma patrol, de uma escavadeira hidráulica e de duas retroescavadeiras.

Para Arlei, é importante que a Prefeitura tenha equipamentos próprios em funcionamento para atender as necessidades diárias do município e também para dar pronta resposta em caso de chuvas fortes, na desobstrução de ruas e retirada de barreiras. Além disso, o município economiza dinheiro público, porque não precisa contratar tantos equipamentos de fora.

“Colocaremos a escavadeira hidráulica nas áreas atingidas, para fazer a limpeza dos bairros, na retirada de pedras e na dragagem dos rios. Os caminhões serão usados na retirada de entulhos e nas operações de asfaltamento, e as retroescavadeiras vão dar suporte às secretarias de Obras e Serviços Públicos e de Agricultura. Hoje o dinheiro está sendo bem empregado, em caminhões e máquinas para a Prefeitura. Enquanto for prefeito farei todo o possível para evitar contratações e terceirizações”, assegura o Prefeito.

Texto: Marco Aurélio Santos
Fotos: Marco Esteves
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Arlei antecipa salário do servidor público de Teresópolis

Arlei antecipa salário do servidor público municipal
 
Posto do Santander, na Prefeitura, funcionará nesta sexta para atendimento exclusivo dos funcionários

Teresópolis, 27 de outubro de 2011. Em comemoração ao Dia do Servidor Público, o Prefeito Arlei antecipou para esta sexta-feira, 28, o pagamento dos salários de outubro dos funcionários municipais. Além disso, o Posto do Banco Santander, instalado no 1º piso da Prefeitura, funcionará das 11h às 15h para atendimento exclusivo aos servidores no feriado da categoria.

Na última quarta-feira, 26, durante a apresentação do Coral Municipal de Teresópolis, que fez um concerto exclusivo em homenagem ao funcionalismo municipal nas escadarias da Prefeitura, Arlei aproveitou a oportunidade para parabenizar todos os servidores municipais e agradecer pelo trabalho realizado. “Eu me sinto orgulhoso de estar à frente da Prefeitura, e tenho certeza que esta casa não funciona sem vocês. Por isso, quero parabenizar cada um dos funcionários e dizer que podem contar com todo o meu apoio”, disse Arlei. “E na sexta-feira, dia 28, o salário de todos vocês estará depositado nas contas”, completou.

Texto: Carol Asthine
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis 

Recadastramento dos aposentados e pensionistas da Prefeitura e da Câmara de Teresópolis começam na terça, dia 1º de novembro

Recadastramento dos aposentados e pensionistas da Prefeitura e da Câmara começa na terça, dia 1º de novembro

Teresópolis, 27 de outubro de 2011 – Tem início na próxima terça-feira, dia 1º de novembro, o recadastramento dos funcionários aposentados e pensionistas da Prefeitura de Teresópolis e da Câmara Municipal . Eles devem atualizar seus dados e os de seus dependentes junto ao Teresópolis Prev (Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de Teresópolis) até o dia 30 de novembro.

O recadastramento é anual e obrigatório, medida de rotina que visa à atualização da base de dados cadastrais do Instituto. O atendimento acontece de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h, na sede do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de Teresópolis (Avenida Lúcio Meira, 350/sala 702 – Várzea). Basta apresentar carteira de identidade, CPF, título de eleitor e comprovante de residência atual. Quem não se recadastrar poderá ter o pagamento do benefício bloqueado até atualizar os seus dados.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 2643-2246 e 2742-8368.

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Prefeitura de Teresópolis divulga calendário da Unidade Móvel de Odontologia para novembro

Prefeitura divulga calendário da Unidade Móvel de Odontologia para novembro

Moradores têm acesso gratuito a tratamento dentário em seus bairros

Teresópolis, 27 de outubro de 2011 – Projeto da Prefeitura que visa promover a prevenção e o cuidado com a saúde oral, a Unidade Móvel de Odontologia da Secretaria de Saúde percorre rotineiramente localidades do interior do município e comunidades da área urbana, na cidade, prestando atendimento dentário gratuito para os moradores. Com o intuito de ampla divulgação para conhecimento dos moradores, segue abaixo o cronograma do mês de novembro.

Programação da Unidade Móvel de Odontologia para novembro  
*Horário: das 9h às 16h
  • Pessegueiros – 03/11
  • Serra do Capim – 09/11
  • Vale Alpino – 10/11
  • Andradas – 16/11
  • Santa Rita – 17/11
  • Vale da Revolta – 23/11
  • Cruzeiro – 24/11
  • Coreia – 30/11

Texto: Mara Lúcia
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Fluminense realiza peneira em Teresópolis

Fluminense realiza peneira em Teresópolis

Tricolor carioca fará seleção para descobrir novos jogadores dia 14 de novembro. Peneira acontece no Várzea Futebol Clube

Teresópolis, 27 de outubro de 2011 - Para jovens que sonham em ser grandes jogadores de futebol, a maneira mais rápida de chegar a um grande clube é através das famosas peneiras. Ou seja, a seleção que os clubes de futebol fazem para descobrir novos jogadores nas categorias de base.
Prefeito Arlei com Kennedy Abrantes, gerente de futsal do Fluminense: parceria para a descoberta de novos talentos em Teresópolis
O Fluminense Futebol Clube, em parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Esportes e Lazer, estará realizado a Peneira do Fluminense para crianças e adolescentes que sonham em ser grandes jogadores de futebol.

Representantes do clube das Laranjeiras estarão no município no dia 14 de novembro para selecionar os garotos. “O Fluminense pretende realizar peneiras semelhantes em diversas cidades do estado, mas nosso foco é começar com Teresópolis, principalmente pela parceria que se desenvolveu entre a Prefeitura e o clube. Essa não é a primeira ação que o Fluminense está realizando na cidade e nem vai ser a última”, disse Kennedy Abrantes, gerente de futsal do Fluminense.

Para o Secretário de Esportes e Lazer, Demerval Casemiro, a peneira no município vem abrir portas para jovens talentos que possam existir no município. “Essa é uma excelente oportunidade para que possamos descobrir novos talentos do futebol em Teresópolis. A parceria com o Fluminense está sendo muito proveitosa para nossa cidade”, disse o Demerval Casemiro.

Para tentar uma vaga nas categorias de base do tricolor carioca, os candidatos devem ter entre 10 e 16 anos de idade: 10 anos (pré-mirim), 11 e 12 anos (mirim), 13 e 14 (infantil), 15 e 16 anos (juvenil). As seleções acontecerão das 8h as 10h (mirim), das 10h as 12h (pré-mirim), das 14h as 16h (infantil) e das 16h as 18h (juvenil), exatamente nessa ordem, no campo do Várzea Futebol Clube (Rua Manoel José Lebrão, 1364 - Ermitage).

As inscrições gratuitas já podem ser feitas na Secretaria de Esportes e Lazer, na sala de Projetos (Rua Tenente Luis Meirelles, 211 - Ginásio Pedrão, Várzea). Para se inscrever, é preciso apresentar original e cópia da certidão de nascimento ou da carteira de identidade do candidato. O telefone de contato para informações é 3641-5884.

Os talentos que forem “peneirados” na cidade se mudam em janeiro para o Centro de Treinamento Vale das Laranjeiras, em Xerém, município de Duque de Caxias. O Centro de Treinamento conta com um programa que inclui alimentação balanceada, estudo, acompanhamento social, psicológico e médico, além de treinamentos físico, técnico e tático, imprescindíveis para o desenvolvimento da prática de futebol.

Texto: Heliny Quintanilha 
Foto: Marco Esteves
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis 

Campeonato de Levantamento de Peso movimenta fim de semana em Teresópolis

Campeonato de Levantamento de Peso movimenta fim de semana em Teresópolis

Teresópolis, 27 de outubro de 2011 - O SESC Teresópolis receberá neste sábado, 29, o II Campeonato de Levantamento Peso Básico Supino. O evento é realizado pelos professores Carlos Kastrup e Jorge José Colifrer e conta com o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Esportes e Lazer.

O evento terá árbitros da Federação Esportiva de Levantamento de Peso do Estado do Rio de Janeiro e estará aberto para homens e mulheres que queiram participar da competição. Serão quatro categorias com subdivisões de peso: júnior (até 23 anos), open (a partir de 24 anos), máster (acima de 40 anos) e feminino (livre). A idade mínima para participar é 16 anos.

“Este é o segundo campeonato de Levantamento Supino que estamos realizando na cidade e num futuro próximo buscamos a realização de um campeonato de Levantamento de Peso Olímpico”, disse o professor Carlos Kastrup, que iniciou no mês de setembro aulas de levantamento de peso no Ginásio Pedrão, em parceria com a Prefeitura Municipal.

“A Prefeitura está nos apoiando nesse projeto de divulgar o Levantamento de Peso na cidade. Nosso objetivo é levar pelo menos um atleta de Teresópolis para as Olimpíadas Rio 2016 e sabemos que isso é possível”, finalizou Kastrup, lembrando que o levantamento de peso é um esporte que dá, nas Olimpíadas, 15 medalhas de ouro (8 masculinas e 7 femininas), diferente do vôlei, futebol, basquete, entre outros esportes, que oferecem apenas uma medalha de ouro nos jogos.

Levantamento de Peso Básico

O levantamento de peso básico é um esporte de força e conta com três modalidades: o agachamento, o supino e o levantamento terra.

No Supino, o levantador, deitado num banco, retira a barra de um suporte – com ou sem a ajuda de um auxiliar central, desce até bem próximo aos músculos do peitoral. Em seguida, reergue a barra até a extensão dos cotovelos e devolve para o suporte.

Texto: Heliny Quintanilha
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis 

PSF Barra em Ação: moradores do Espanhol recebem atendimento médico

PSF Barra em Ação: moradores do Espanhol recebem atendimento médico
Atividade contou ainda com vistorias e conscientização sobre a dengue

Teresópolis, 27 de outubro de 2011 – A equipe do Programa de Saúde da Família da Barra do Imbuí esteve nesta quarta-feira, 26, no Espanhol para mais uma edição do projeto PSF Barra em Ação. Os moradores puderam aferir a pressão arterial, fazer testes de glicemia e receber orientações médicas. A atividade contou com a parceria da Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde, que enviou agentes de saúde para realizar vistorias nas casas e conscientizar a comunidade sobre a dengue.

“Os nossos objetivos principais são fazer um acompanhamento dos hipertensos e diabéticos e detectar essas doenças em pessoas que podem ter esses diagnósticos, mas ainda não sabem”, afirma a médica Ana Paula Roque Pinto, lembrando que uma das características do programa é a proximidade com os moradores.

Luiz de Paula Cardoso, de 75 anos, aproveitou a ação para verificar a pressão e medir a glicose. “É bom ter a equipe do PSF aqui porque tenho dificuldades para me locomover, então, fica bem mais fácil receber o atendimento pertinho da minha casa”, frisou o aposentado.

A atividade contou também com um trabalho de conscientização sobre a dengue. Composta pelo biólogo Carlos Lessa, o agente de saúde Marcos Antônio Reimol e duas estudantes de Biologia, a equipe da Vigilância Ambiental percorreu residências e conversou com moradores sobre os cuidados para o combate à dengue.

“Essa ação em conjunto com o PSF é importante porque ao mesmo tempo em que as pessoas têm o acesso ao atendimento médico facilitado, nós temos mais uma oportunidade de divulgar as medidas de combate ao Aedes aegypti e a importância da aplicação desses cuidados”, ressaltou Marcos Antônio Reimol.

Texto: Mara Lúcia 
Fotos: Marco Esteves
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis 

Ação Social da campanha contra o câncer de mama em Teresópolis RJ


Ação Social da campanha contra o câncer de mama
 
Prezados,

A Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria Municipal dos Direitos da Mulher, convida para o evento “Outubro Rosa – Teresópolis contra o Câncer de Mama”, destinado às mulheres em geral e familiares. Com realização da Prefeitura, através da Secretaria dos Direitos da Mulher, em parceria com o Instituto Avon, a ação faz parte da campanha mundial de conscientização sobre a prevenção do câncer de mama e contará ainda com o apoio das secretarias municipais de Saúde, de Cultura, de Educação e de Esportes e Lazer, bem como da OAB Mulher.
O evento acontece neste sábado, dia 29, das 12h às 18h, na Praça Olímpica Luís de Camões, na Várzea.
 
Programação do Outubro Rosa:
  • a partir das 12 h-Ação Social na Praça Olímpica com corte de cabelo, informações sobre o câncer de mama, oficinas sobre autoexame de mama, aferição de pressão arterial, medição de glicose, distribuição de preservativos, campanha de aleitamento materno, orientação sobre direitos da mulher, informações jurídicas, massoterapia, maquiagem
  • 12h-Concentração e caminhada da Praça Governador Portella, ao lado da Prefeitura, em direção à Praça Olímpica, na Várzea
  •  14h-Atividades culturais, brinquedos infláveis, partida de vôlei feminino
  • 16h-Show de mulheres e apresentação de banda escolar
  • 18h-Encerramento:Instituto Avon e Prefeitura
 
Texto:Sílvia Pimentel
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis
 

Feport 2011-Feira do Produtor Rural de Teresópolis é realizada sem ônus para os cofres públicos

Feport é realizada sem ônus para os cofres públicos

Teresópolis, 27 de outubro de 2011 – Tradicional evento do calendário do município e que se encontra na sua 28ª edição, a Feport – Feira do Produtor Rural de Teresópolis – é realizada sob a coordenação de uma Equipe Organizadora. Trata-se de uma entidade jurídica, com CNPJ próprio, responsável pela captação de recursos de patrocinadores. Inclusive, devido à atuação vitoriosa do grupo, este ano a Feport será patrocinada pela Cerveja Itaipava e o Banco BMG. Também colaboram com a realização do evento as seguintes empresas: Auguri, Viação Dedo de Deus, Viação 1º de Março, Viação Teresópolis, CRT (Concessionária Rio-Teresópolis), Hotel Alpina, Arbor, SAF Assistencial e Rústica Materiais de Construção.

A Equipe Organizadora também buscou a parceria da Prefeitura de Teresópolis, cabendo à Administração Municipal apenas a cessão de espaço no Parque Municipal de Exposições, em Albuquerque, para a realização do evento, bem como por sua divulgação.

O Prefeito Arlei ressalta a importância da Feport, evento que valoriza os agricultores e a produção agrícola do município, integra os moradores da cidade e do interior e oferece diversão diversificada e de alto nível ao público, e de graça. Outro ponto positivo é a arrecadação de alimentos para atender a clientela dos programas sociais coordenados pela Prefeitura. “Além de tudo, a Feport tem a aprovação da população. Por tudo isso, ela deve ser realizada. Bom é que este ano, a Feport vai ser toda patrocinada, por iniciativa da Equipe Organizadora, poupando dinheiro público. Essa medida é fundamental, por conta da séria dificuldade financeira da Prefeitura,”, destaca Arlei.

A Feira

A edição 2011 da Feport acontecerá de 3 a 6 de novembro, no Parque de Exposições, em Albuquerque (Estrada Teresópolis-Friburgo, km 7,5). Exposição de produtos agrícolas, shows musicais, exposição do cavalo pampa e concurso de marcha, rodeio com touros e parque de diversões compõem a programação do evento. A cerimônia de abertura acontecerá no dia 3, às 18h.

Com o objetivo de contemplar um número maior de ganhadores, a Equipe Organizadora da 28ª Feport (Feira do Produtor Rural de Teresópolis) optou por alterar a premiação do concurso de marcha, uma das atrações do evento. A organização premiará os grandes campeões nas categorias: marcha batida, marcha picada, marcha de centro e marcha trotada. O total da premiação a ser oferecida é de R$ 8 mil em dinheiro, sendo R$ 1 mil para cada categoria.

Serão montadas também a Tenda da Cultura e a Tenta da Ciência e Tecnologia. A primeira contará com apresentações culturais e do projeto Cultura de Raiz. Já a da Ciência e Tecnologia oferecerá internet gratuita aos visitantes e fará o monitoramento de toda a festa, através de câmeras de segurança.

A entrada para a Feira do Produtor Rural é um quilo de alimento não perecível, cuja arrecadação será revertida para a clientela atendida pelos programas sociais da Prefeitura.

Programação da 28ª Feport

Dia 03/11, quinta-feira

  • 18h, Show Mariana Carreiro
  • 19h30, Show Kleber Lucas
  • 21h, Rodeio Falcão com touros
  • 23h, DJ animador
Dia 04/11, sexta-feira

  • 20h, Show Lucas de Moraes
  • 21h30, Rodeio Falcão com touros
  • 23h30, Show Theodoro & Sampaio /
  • 01h, Show Grupo Ousadia

Dia 05/11, sábado

  • 9h, Exposição do Cavalo Pampa e Concurso de Marcha
  • 20h, Show Marquinho Barbosa e Banda 5 Estações
  • 21h30, Rodeio Falcão com touros
  • 23h30, Show Grupo Revelação
  • 01h, Show Grupo Pura Sedução
Dia 06/11, domingo

  • 9h, Exposição do Cavalo Pampa e Concurso de Marcha
  • 19h, Show Wenderson Rosa & Banda Expressão Brasil
  • 21h, Rodeio Falcão com touros
  • 23h, Show Sérgio Reis e Renato Teixeira

Programação da Tenda da Cultura

Dia 04/11, sexta-feira, 19h: Apresentação da Trupe da Cultura (Grupo musical composto pelas professoras da Casa de Cultura, que interpretam canções folclóricas e promovem contação de histórias para o público infantil)

Dia 05/11, sábado, 16h: Primeira apresentação do Cultura de Raiz (Evento musical no modelo dos antigos programas de auditório, resgatando a genuína música de raiz)

Dia 06/11, domingo, 16h: Segunda apresentação do Cultura de Raiz
 
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis 

Coral Municipal de Teresópolis se apresenta na Prefeitura em homenagem ao Dia do Servidor Público

Coral Municipal se apresenta na Prefeitura em homenagem ao Dia do Servidor Público

Prefeito Arlei confirma Festa do Funcionário Público

Teresópolis, 26 de outubro de 2011. A Prefeitura recebeu na tarde desta quarta-feira, 26, o Coral Municipal de Teresópolis, que apresentou um concerto em homenagem ao Dia do Servidor Público, comemorado nesta sexta-feira, 28 de outubro. Prestigiaram o evento o Prefeito Interino Arlei, os Secretários Municipais Ronaldo Fialho (Cultura), José Maria Rodrigues (Governo), Geraldo Carvalho (Fazenda), Carlos Tucunduva (Turismo), Luiz Carregal (Ouvidor Geral), além dos funcionários públicos e contribuintes que passavam pelo local.

O Prefeito Arlei aproveitou a ocasião para parabenizar todos os funcionários municipais e agradecer pelo trabalho realizado. “Eu me sinto orgulhoso de estar à frente da Prefeitura, e tenho certeza que esta casa não funciona sem vocês. Por isso, quero parabenizar cada um dos funcionários e dizer que podem contar com todo o meu apoio”, disse Arlei. O Prefeito ainda confirmou a realização da festa de confraternização dos servidores da Prefeitura. “Até o final de novembro teremos a Festa do Funcionário Público, que será uma grande Festa da Família”, completou.

O Secretário de Cultura, Ronaldo Fialho, ressaltou a importância do Coral Municipal e ainda agradeceu a todos os Secretários que liberaram seus funcionários para assistirem o concerto.

Sob regência do Maestro Ricardo de Oliveira, e acompanhado pelo pianista Márcio Pombo, o Coral Municipal emocionou a todos os presentes em sua apresentação nas escadarias da Prefeitura, com oito canções, entre elas: ‘Prece ao vento’ – de Gilvan Chaves, ‘Vira, virou’ – de Kleiton Ramil, ‘Va, pensiero’ – de Verdi, e ‘Sorri’ – de Charles Chaplin. O regente falou sobre a necessidade de vozes masculinas no Coral. “Além de homenagear os funcionários, estamos tendo a oportunidade de divulgar nosso trabalho e convidar mais pessoas a participar. Estamos abertos a receber interessados em cantar conosco, e precisamos muito de vozes masculinas”, pontuou Ricardo.

Para participar do Coral, que ensaia no Centro Cultural Bernardo Monteverde, sob coordenação de Márcia Mansur, basta agendar uma audição em sua sede, na Avenida Oliveira Botelho, 210 – Alto, ou pelo telefone 2644-4720. Outros cursos gratuitos são oferecidos no Centro Cultural, unidade da Secretaria Municipal de Cultura, como violão, teclado, canto infantil e canto. As inscrições serão abertas em janeiro.

Texto: Carol Asthine
Fotos: Roberto Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis 

Diretor da Comissão Europeia visita NUDEC em Teresópolis

Diretor da Comissão Europeia visita NUDEC em Teresópolis

Álvaro de Vicente elogiou comprometimento das comunidades com o projeto

Teresópolis, 26 de outubro de 2011 – O Diretor do Departamento de Ajuda Humanitária e Proteção Civil (DG ECHO) da Comissão Europeia, Álvaro de Vicente, esteve nesta quarta-feira, 26, nas comunidades do Rosário e do Perpétuo, no bairro de São Pedro. A visita teve como objetivo conhecer os NUDEC (Núcleos Comunitários de Defesa Civil) implantados naquelas localidades e se encontrar com os moradores. Representantes da ONG CARE Brasil e da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil também participaram da reunião.

“A nossa intenção é contribuir para que as comunidades possam estar mais bem preparadas, caso ocorra um fenômeno natural. Estou impressionado com o comprometimento dos moradores. Isso é fundamental para o sucesso do projeto. O apoio da CARE Brasil e também da Prefeitura, através da Defesa Civil, é muito importante para que o trabalho siga adiante”, avaliou Álvaro de Vicente, lembrando que a visita promove um intercâmbio entre o Brasil e outros países da América do Sul. Vicente levará a experiência daqui para o exterior.

A Comissão Europeia é uma das financiadoras do projeto da CARE Brasil ‘Somando Forças com a Região Serrana’, atualmente com foco na redução de riscos de desastres. Uma das ações da ONG no município é o auxílio na formação dos NUDEC, em parceria com a Prefeitura. “Queremos ajudar a fortalecer as condições de atuação das comunidades na prevenção do risco e na capacidade de resposta a desastres”, frisou Roberta Dutra, Analista de Programas em Redução de Riscos e Desastres da organização não-governamental.

Para Rosa Maria de Souza, integrante do NUDEC do Rosário, a visita do diretor da Comissão Europeia reforça a seriedade do projeto. Ela ressaltou a união como fator primordial para o sucesso do núcleo. “É bom saber que têm tantas pessoas preocupadas com a gente. Além disso, quero lembrar que é muito importante a união de todos os moradores para que o NUDEC funcione”, comentou.

Representando a Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil, o funcionário Marcelo Rangel destacou o empenho das comunidades. “Em nome do Prefeito Arlei e do Secretário, Cel. Roberto Silva, agradeço a presença de Álvaro de Vicente e dos profissionais da CARE Brasil neste encontro e parabenizo os moradores do Rosário e do Perpétuo pela dedicação aos núcleos comunitários”, afirmou Rangel.

Texto: Mara Lúcia  
Fotos: Marco Esteves
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

I Teresopolitano de Submission programado para novembro no Pedrão

I Teresopolitano de Submission programado para novembro

Evento pretende reunir 150 atletas de Teresópolis e municípios vizinhos

Teresópolis, 26 de outubro de 2011 - Com o objetivo de proporcionar uma maior visibilidade aos esportes de artes marciais da cidade, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Esportes e Lazer (SMEL), está apoiando a realização do I Teresopolitano de Submission, marcado para o dia 20 de novembro, no Ginásio Poliesportivo Pedro Jahara, o Pedrão (Rua Tenente Luiz Meirelles, 211 – Várzea).

Considerada por muitos atletas o berço das artes marciais no Estado, Teresópolis reunirá a nata dessa modalidade. O evento trará atletas do Submission, o Jiu-Jítsu sem quimono. São esperados para o evento cerca de 150 participantes de Teresópolis e de municípios vizinhos.

O evento é idealizado pelos irmãos Fabio “Carnaval” e João Marcos Caciano. Aberto para atletas de ambos os sexos, o I Teresopolitano de Submission será disputado nas categorias Infanto-Juvenil (14 - 15 anos), Juvenil (16 - 17 anos), Adulto (a partir de 18 anos) e Máster.

As inscrições podem ser feitas através de carta-convite que será distribuída nas academias da cidade e através do e-mail do organizador João Marcos ( jm_caciano@hotmail.com).

Texto e Foto: Heliny Quintanilha
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis 

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Praça de Esportes Radicais não funcionará dia 28 de outubro de 2011-Dia do Funcionário Público

Informe: Praça de Esportes Radicais não funcionará na sexta

A Secretaria de Esportes e Lazer informa que a Praça de Esportes Radicais Alexandre Oliveira (Rua Dr. Waldir Barbosa Moreira, s/nº - Várzea) não funcionará nesta sexta feira, 28, devido ao dia do Funcionário Público. A Praça de Esportes Radicais estará abertar em seu horário normal no sábado, 29, de 9h às 22h. 
 
fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Prefeitura de Teresópolis atende nove bairros com limpeza e manutenção

Prefeitura atende nove bairros com limpeza e manutenção
Ligação de esgoto na Rua Cecília Meirelles

Teresópolis 26 de outubro de 2011 - Com a intenção de fornecer um ambiente mais saudável aos moradores, a administração municipal de Teresópolis enviou nesta terça-feira, 25, equipes da Operação Cidade Bela aos bairros do Alto, Várzea e Meudon. Os serviços executados incluíram capina, varrição, roçada da vegetação rasteira e a poda de arbustos.
Reparo de galerias na Rua Cecília Meirelles

Envolvendo quatro grupos de trabalhadores, as ruas beneficiadas com as atividades de limpeza foram Carlos Guinle e a Rui Ribeiro Couto, no Alto, Rua Nilza Chiapeta, na Várzea, e a Estrada Platô dos Cavalos, no Meudon. O serviço de asfaltamento que começou na Rua Major Carvalho, na Várzea se estendeu até a Rua Purús, no Bairro dos Pinheiros. Na Fonte Santa, a operação tapa-buracos foi realizada na Álvaro Pana, atendendo a demanda apontada pelos moradores.
Recomposição de paralelos no Parque do Ingá
A Praça Poeta Olegário Mariano, no Parque do Imbuí, e a Rua Canários, no Caleme, continuam recebendo a recomposição dos pisos de paralelos. Como estas áreas de trabalho são muito extensas, os serviços poderão levar algum tempo ainda para ficarem prontos. Ainda na última terça, a Rua Dulcídio Gonçalves, no Parque do Ingá, e a Rua Mello Franco, no Alto, também foram favorecidas com a colocação de paralelepípedos em alguns trechos.
Limpeza na Rua Padre Tintório, na Várzea
Manutenção e reparos em galerias foram realizados na Rua Cecília Meirelles, no bairro de Santa Cecília. Uma retroescavadeira está sendo utilizada no local para auxiliar os operários na restauração das manilhas. Uma nova caixa de águas pluviais e uma nova ligação de esgoto foram refeitas neste ponto.
Limpeza no bairro do Alto

Texto e fotos - Gisele Barreto 
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis 

Vereadores de Teresópolis debatem e votam proposilções na Câmara Municipal

Reunião teve debates e votações de proposições na Câmara Municipal

Na noite desta terça-feira, dia 25, aconteceu mais uma reunião ordinária da Câmara Municipal de Teresópolis. Os Vereadores debateram assuntos de interesse da população e votaram moções reivindicando benfeitorias para diversas comunidades.

No uso das palavras de liderança, o Vereador Dr. Habib (PMN) falou sobre os problemas da saúde, comentando o quanto estão baixos os investimentos públicos no setor. Tendo como base a passagem do Dia do Médico, no último dia 18, Habib ressaltou que a categoria da qual faz parte tem poucos motivos para comemorar se não houver uma mudança na atual situação.

O Vereador Paulinho Carvalho (PTB) disse que seria contrário à realização da Festa do Produtor Rural de Teresópolis diante da situação que a cidade ainda vive em virtude da catástrofe de janeiro. Mas como esteve conversando com o Prefeito Interino, Arlei de oliveira Rosa, este lhe mostrou que a maior parte do investimento é de empresas privadas e por isso ele não se coloca contrário à realização do evento.

A Vereadora Dra. Cláudia Lauand (DEM) destacou o trabalho realizado pela associação ABRA Gagueira, que realiza um projeto voltado para pessoas que tem este distúrbio que atrapalha muitas pessoas até mesmo na vida social e profissional. Dra. Cláudia também repercutiu o pronunciamento do Vereador Dr. Habib sobre a questão da saúde, da necessidade de que se acabe com os ralos de corrupção do Brasil, pois assim será possível melhorar o atendimento médico no país.

Moções aprovadas  
Após as discussões iniciais, os Vereadores debateram e votaram diversas proposições.

O Vereador Major Anderson (PRB) teve aprovada duas moções:

Moção 431/11 – Solicita a desobstrução de bueiros da Estrada da Fonte Santa, no bairro do mesmo nome.

Moção 432/11 – Solicita que seja colocada iluminação pública a vapor de sódio, na Rua do Sítio, Quinta Lebrão.

Do Vereador Ademir Enfermeiro (PMDB) foram aprovadas duas moções:

Moção 546/11 – Solicita que seja determinada a colocação de placa de advertência dos riscos de uso de esteróides anabolisantes em academias e locais de prática esportiva e de educação física.

Moção 623/11 –

De autoria do Vereador Marcelo Oliveira (PMN) o plenário aprovou outras duas proposições:

Moção 603/11 – Reivindica o asfaltamento em toda extensão da Rua Flávio Bortoluzzi de Souza, no bairro do Alto.

Moção 604/11 – Solicita construção de abrigo de passageiros no entroncamento da Avenida Presidente Roosevelt com a Rua José Pancet.

O Vereador Waguinho (PSC) também teve moções aprovadas, após serem analisadas pelos demais Vereadores:

Moção 611/11 – Reivindica a colocação de dois redutores de velocidade na Rua Nossa Senhora das Graças, no bairro do Espanhol.

Moção 612/11 – Solicita policiamento ostensivo nas redondezas da Escola Paulo Freire, no Vale do Paraíso, no horário de chegada e saída dos alunos.

O Vereador Mandinho (PSD) encaminhou ao plenário e teve aprovadas as seguintes moções:

Moção 620/11 – Solicita colocação de dois braços de luz na Rua Curumin, no Meudon

Moção 621/11 – Solicita colocação de caçamba de lixo na servidão 769, na Rua Tupi, no Meudon.

Em seguida foram aprovadas duas proposições da Vereadora Dra. Cláudia:

Moção 624/11 – Solicita colocação de abrigo de passageiros na Rua Armando Guinle, na Granja Guarani.

Moção 625/11 – Solicita a regulamentação da locação de animais e charretes no Forte Apache, no bairro do Alto.

Também o Vereador Cláudio Mello (PT) teve aprovada a seguinte moção:

Moção 606/11 – Solicita a criação da Semana de Prevenção de Acidentes de Motos, visando campanhas de prevenção contra estes tipos de acidentes.

Os Vereadores Dr. Carlão (PMDB), Paulinho Carvalho (PTB), Ângelo Gallo (PSD) e o Presidente da Câmara, Vereador Cleyton Valentim (PR), adiaram votações de suas proposições, para que pudesse ser iniciada a sessão extraordinária que votou Projeto de Lei do Executivo referente à Conferência Municipal de Saúde.
fonte:Câmara Municipal de Teresópolis

Vereadores de Teresópolis aprovam Projeto que viabiliza a realização da Conferência Municipal de Saúde.

Vereadores aprovam Projeto que viabiliza a realização da Conferência Municipal de Saúde.

Ao encerramento da sessão ordinária na noite desta terça-feira, dia 25, foi realizada uma reunião extraordinária para votação em Regime de Urgência de Projeto de Lei de autoria do Executivo. A votação tornará possível a realização da Conferência Municipal de Saúde, já que a administração do prefeito afastado Jorge Mario, não havia alocado recursos para a realização do evento que define diversas normas e políticas da saúde pública do Município.

O Projeto de Lei 073/11 autoriza alteração da Lei Orçamentária. Com a aprovação do mesmo, fica o Executivo autorizado a alterar a Lei Municipal 2990/10 referente ao Orçamento. Para a realização da Conferência, através deste Projeto de Lei, o Município irá relocar crédito adicional de 30.000,00.

O Vereador Cláudio Mello (PT) disse que a aprovação do projeto, dotando de verbas a realização da Conferência de Saúde, “vira uma página” criada pela gestão do prefeito afastado, que entrou em choque com o Conselho Municipal de Saúde, tentando esvaziar o mesmo, segundo o Vereador. Ele também destacou que foi formada uma comissão com integrantes do Conselho Municipal de Saúde para fiscalizar e definir a aplicação dos recursos.

O Projeto de Lei foi aprovado por unanimidade.
fonte:Câmara Municipal de Teresópolis

terça-feira, 25 de outubro de 2011

XX Taça Brasil de Futsal Feminino em Teresópolis

Vem aí,a XX Taça Brasil de Futsal Feminino,próxima terça
Teresópolis será representada pela ARFAB/Bradesco

Teresópolis, 25 de outubro de 2011 - Começa na próxima terça-feira, 1° de novembro, a XX Taça Brasil de Futsal Feminino. Os olhos do mundo do futsal estarão voltados para Teresópolis, visto que a cidade serrana receberá os maiores nomes do salonismo brasileiro. A competição reunirá equipes de João Pessoa/PB, Teresina/PI, Boa Vista/RR, Rio de Janeiro/RJ, Cuiabá/MT, Castelo/ES e de Rio Branco/AC. Teresópolis será representada na Taça Brasil pela equipe ARFAB/Bradesco, filiada à Federação de Futebol de Salão do Estado do Rio de Janeiro (FFSERJ). As partidas serão disputadas de 1º a 5 de novembro, no Ginásio Pedrão (Rua Tenente Luiz Meirelles, 211 – Várzea).

O resgate da Taça Brasil de Futsal para a cidade de Teresópolis não poderia acontecer sem o apoio do Prefeito Interino Arlei, como afirma o Secretário de Esportes e Lazer, Demerval Casemiro. “O esporte e o turismo da cidade precisam ser resgatados, e isso só é possível porque o Prefeito tem dado todo o apoio necessário”.

Participarão da competição oito equipes representando sete estados da Federação, definidas pelo Grupo A: Assoc. Rec. Func. Atlântica Bradesco (Teresópolis/RJ); Servicar Esporte Clube (João Pessoa/PR); IFPI/ASSIFPI (Teresina/PI); São Raimundo Esporte Clube (Boa Vista/RR). Pelo Grupo B: Sport Clube Mackenzie (Rio de Janeiro/RJ); Mixto Esporte Clube (Cuiabá/MT); Comercial Sport Club (Castelo/ES); Volta Redonda Futebol Clube (Rio Branco/AC).

Texto: Heliny Quintanilha 
Foto: Roberto Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis 

2º Teresópolis EnCena: Festival de Teatro de Teresópolis começa nesta quinta

2º Teresópolis EnCena: Festival de Teatro de Teresópolis

Teresópolis, 25 de outubro de 2011 - Nesta quinta-feira, 27 de outubro, será realizada, a partir das 17h, na Aldeia Cultural Casa Viva (Estrada das Magnólias, nº 21 – Albuquerque), a abertura oficial do ‘2º Teresópolis EnCena – Festival de Teatro de Teresópolis’. Promovido pelo Grupo de Trabalho de Artes Cênicas de Teresópolis, com apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, o festival vai de 27 de outubro a 13 de novembro e, em sua segunda edição, traz novidades.

A primeira delas é a realização do 9º Encontro da Rede Brasileira de Teatro de Rua (RBTR), desenvolvido pela Produtora Aldeia Cultural Casa Viva, com apoio das secretarias de Cultura e de Turismo de Teresópolis. O evento acontece de 27 a 30 de outubro, no Espaço Aldeia Cultural Casa Viva, com debates e palestras acerca do tema. Também integram o encontro um cortejo puxado por Amir Haddad, no dia 28, saindo da Praça Olímpica Luis de Camões, às 16h, e uma mostra de teatro de rua, a ser realizada no dia 30, domingo, a partir das 12h, na Feirinha do Alto. Participarão da mostra os grupos Ás de Paus, do Paraná; Mambembe, de Minas Gerais; Teatro Itinerante e Sala Preta, ambos do Rio de Janeiro, além do grupo francês Michel Moreaux.

Além do Encontro da Rede Brasileira de Teatro de Rua, o 2º Teresópolis EnCena contará ainda com a UTI / Unirio – Unidade de Teatralização Intensiva, com palestras e oficinas ministradas por professores de Artes Cênicas da Unirio, nos dias 5 e 6 de novembro, na Casa de Cultura Adolpho Bloch. Serão oferecidas as oficinas: Teatro do Oprimido, Teatro de Rua, Musicalidade do Ator, Performance, Corpo, Teatro de Operações, Teatro de Animação e Teoria Teatral.

A partir do dia 7, começam as encenações teatrais, com apresentações de teatro de rua nos dias 7, 8, 10 e 11 de novembro na Praça Balthasar da Silveira, na Várzea, e espetáculos fechados nos dias 12 e 13 na Casa de Cultura Adolpho Bloch, no bairro de Fátima. Os ingressos para as peças dos dias 12 e 13 poderão ser adquiridos na Casa de Cultura. Este ano, a homenageada do festival será a atriz e diretora Edinar Corradini.

“O Teresópolis EnCena é um evento de grande importância para a Secretaria de Cultura, já que privilegia a mãe de todas as artes, a primeira manifestação do homem de modo artístico. Nós tínhamos uma dívida com o segmento das artes cênicas. Dívida que começamos a sanar ano passado, com a realização do 1º Teresópolis EnCena. Agora, tendo à frente o Grupo de Trabalho de Artes Cênicas de Teresópolis, chegamos à segunda edição do festival, que certamente será um sucesso. Este ano, o festival ainda conta com o auxílio luxuoso da Rede Brasileira de Teatro de Rua e da Unirio, com apresentações, oficinas, mostras, enfim... uma programação diversificada, que inclui desde o teatro padrão, o chamado palco italiano, até o artista que vai pra rua mostrar sua arte, contemplando plateias distintas. Vai valer a pena”, avalia o Secretário de Cultura, Ronaldo Fialho, agradecendo o empenho do Grupo de Trabalho de Artes Cênicas de Teresópolis para a realização do evento.

Programação:

27/10 – Abertura do Festival e do 9º Encontro da Rede Brasileira de Teatro de Rua – 18h – Aldeia Cultural Casa Viva

28/10 – Cortejo – 17h – Praça Olímpica Luis de Camões

29/10 – Debates e palestras – a partir das 10h – Aldeia Cultural Casa Viva

30/10 – Mostra Nacional de Teatro de Rua e Encerramento do Encontro da RBTR – 12h – Feirinha do Alto

05/11 – UTI da Unirio – 10h às 18h – Casa de Cultura Adolpho Bloch

06/11 – UTI da Unirio – 10h às 18h – Casa de Cultura Adolpho Bloch


Espetáculos:

07/11 – João Fazendo – Cia. Teatral Mambemberê – 11h – Praça Balthasar da Silveira – Classificação livre

08/11 – Contação de histórias – Trupe da Cultura – 14h – Praça Balthasar da Silveira – Classificação livre

08/11 – Balaio de História – Companhia Malasartes – 15h - Praça Balthasar da Silveira – Classificação livre

10/11 – Improrisos – Rede Circense Riso da Serra – 11h - Praça Balthasar da Silveira – Classificação livre

11/11 – Chiclete – Grupo Pirueta – 16h – Praça Balthasar da Silveira – Classificação livre

12/11 – Emília e o Soluçar do Planeta – Grupo Fantasia – 16h – Casa de Cultura Adolpho Bloch – Classificação livre

12/11 – Possibilidades para uma sala fechada – Cia. Teatral Mambemberê – 20h – Casa de Cultura Adolpho Bloch – Classificação 14 anos

13/11 – A bela e a Fera do Agreste – Cia. Hocus Pocus – 16h – Casa de Cultura Adolpho Bloch – Classificação livre

13/11 – Favelas – Cia. Hocus Pocus – 20h – Casa de Cultura Adolpho Bloch – Classificação 14 anos

Texto: Geórgia Jahara 
Foto: Claudio Furtado
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis