Pesquisar este blog

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Importância do ENEM para acesso e financiamento do curso superior

Importância do ENEM para acesso e financiamento do curso superior

Foram abertas no dia 13 de maio as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será realizado nos dias 26 e 27 de outubro em todo o país. Até lá os estudantes precisam de energia, concentração e muito estudo. O Enem, além de ser obrigatório para estudantes interessados em disputar vagas nas instituições federais e estaduais de ensino superior participantes do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), também ajuda vestibulandos interessados em fazer seus cursos em instituições particulares com bolsa de estudos do Programa Universidade para Todos (Prouni) ou financiamento pelo Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES), como é o caso do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO).

De acordo com o Pró-Reitor Acadêmico do UNIFESO, professor José Feres Abido de Miranda, a importância de o estudante fazer o Enem “se dá por dois motivos principais: o primeiro é avaliação do Ensino Médio no Brasil, e o segundo é onde o estudante tem acesso aos programas governamentais como Prouni e Fies”, que facultam o acesso tanto ao ensino superior como ao seu financiamento, conforme o caso”. O Pró-Reitor lembra que especialmente no caso dos candidatos que trabalham durante o dia e pretendem estudar à noite, fazer o Enem “é fundamental para poder não apenas ingressar no curso de sua escolha, mas também para poder desde o início ter a tranquilidade de que o financiamento dos estudos está assegurado. Mais de seis milhões de estudantes vão fazer a prova em todo o Brasil e aqui no UNIFESO cerca de 10% de nossos candidatos ingressam pelo Enem”.

O ProUni oferece bolsas de estudo integrais a estudantes de baixa renda, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições privadas de educação superior, oferecendo, em contrapartida, isenção de alguns tributos àquelas que aderirem ao Programa. Dirigido aos estudantes egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular na condição de bolsistas integrais, com renda per capita familiar máxima de um salário mínimo e meio, o Programa conta com um sistema de seleção informatizado e impessoal, que confere transparência e segurança ao processo. Os candidatos são pré-selecionados pelas notas obtidas no Enem e selecionados após entrevista no UNIFESO e devida comprovação da documentação apresentada. As inscrições para participação no processo seletivo do ProUni devem ser realizadas exclusivamente pela Internet.

Programa do Ministério da Educação (MEC) operacionalizado pela Caixa Econômica Federal, o FIES é destinado a financiar a graduação no Ensino Superior de estudantes que não têm condições de arcar com os custos de sua formação, e estejam regularmente matriculados em instituições não gratuitas, cadastradas no Programa e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC, sendo pré-selecionados e selecionados após entrevista e apresentação da devida documentação no UNIFESO.

Fonte:Unifeso Clipping (Jornalismo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário