Teresópolis, 16 de maio de 2013 – Com o tema “EDUCACRIANÇA: A arte de aprender brincando”, estão expostos até sábado, 18, na Praça Baltazar da Silveira, a da Matriz de Santa Teresa, trabalhos das creches, centros municipais de educação infantil (CMEIs) e turmas de pré-escolar da rede municipal de ensino. O objetivo da Secretaria Municipal de Educação (SME) é valorizar publicamente as brincadeiras e interações, eixos norteadores do trabalho com as crianças de zero a cinco anos.
A professora Luana de Oliveira, diretora da Divisão de Educação Infantil da SME e coordenadora do evento, a meta é mostrar aos pais e responsáveis a importância da brincadeira. “O processo de aprendizagem das crianças passa pelo lúdico e pelas interações, o momento em que eles estão se relacionando criança com criança, ou criança com adulto”, explica.
Este ano, a exposição conta com trabalhos de 16 creches municipais e 4 CMEIs, além de todas as turmas de pré-escolar do município e creches conveniadas. Até o último dia da exposição, irão ocorrer oficinas de pintura, música, contação de histórias e brincadeiras, ministradas por professores da rede municipal para turmas já agendadas. A partir das 14h, essas oficinas serão abertas ao público.
“Além de apresentar à população um pouco do trabalho desenvolvido pelos nossos profissionais de educação infantil, essa exposição também valoriza esses profissionais, enfatizando que nesses espaços de aprendizagem é oportunizada a interação e a construção de conhecimento de forma lúdica propiciado aos alunos perceberem-se enquanto sujeitos, produtores de cultura”, informou Carla Rabello, Diretora de Educação da SME.
O Secretário Municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos, faz questão de lembrar que na educação infantil é difícil estabelecer um horário para a brincadeira e um horário para a aprendizagem, já que a criança aprende brincando. “O jogo, para a criança, é o exercício e a preparação para a vida adulta. É através das brincadeiras, seus movimentos, sua interação com os objetos e no espaço com outras crianças que ela desenvolve suas potencialidades, descobrindo várias habilidades que serão importantes para o seu futuro”, destacou o Secretário.
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis
Nenhum comentário:
Postar um comentário