Evento reuniu expositores do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais
Teresópolis, 27 de maio de 2013 – O Parque Municipal de Exposição recebeu no último final de semana, entre os dias 23 e 25, a VI ExpoPampa Teresópolis. Sucesso de público durante os três dias, a ExpoPampa reuniu criadores e expositores de vários municípios dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e de Minas Gerais que participaram de exposições especializadas de cavalo Pampa.
Com a chancela da Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Pampa (ABCPampa), o evento contou com o apoio da Prefeitura através do fornecimento do espaço físico e da infraestrutura. O Prefeito Arlei destacou o valor dessas realizações para o município. “Estamos resgatando um evento que durante muitos anos nossa cidade não recebia. Na semana passada, a exposição do Mangalarga Marchador recebeu cerca de 120 animais, e esta semana participam quase 220 cavalos Pampa”, disse o Prefeito, ressaltando a importância do evento para a economia da cidade. “Estamos trazendo turistas para nossa cidade, gerando movimentação em diversos setores, como hotelaria, comércio e gastronomia”, destacou.
Presente na exposição, o Prefeito de Itaboraí, Helil Cardozo, também presidente do Conleste (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Leste Fluminense) destacou a importância do retorno das exposições de cavalos para a cidade. “Este era um evento bastante conhecido em toda a região, e o Prefeito Arlei está resgatando essa festa que é característica de Teresópolis”, afirmou.
Além das exposições de cavalos Pampa e de competições, a VI ExpoPampa Teresópolis também realizou o II Grande Leilão Elite da Serra, com 30 animais selecionados de criatórios de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
A exposição é credenciada pela Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Pampa (ABCPampa) e tem como objetivo o julgamento das seguintes categorias: marcha picada (caracterizado por um maior tempo de deslocamento - elevação, avanço e apoio - dos bípedes laterais; batida dos cascos nitidamente espaçada); marcha batida (maior tempo de deslocamento – elevação, avanço, apoio – dos bípedes diagonais; batidas dos cascos aproximando-se duas a duas na audição); marcha trotada (sincronismo perfeito no deslocamento dos bípedes diagonais, contidos momentos de suspensão dos quatro cascos); marcha de centro (caracterizada por uma nítida dissociação no deslocamento (elevação, avanço e apoio) dos bípedes diagonais e laterais, dificultando a identificação de um bípede dominante); e morfologia.
O criador Felipe Machado, do haras Golden Horse, ficou satisfeito com a participação de sua égua Jazida, que competiu e venceu na categoria de marcha batida. “É uma satisfação enorme para quem cria trazer seus animais para exposições grandes como está e vê-lo vencer. Para nós, criadores, ver o nosso animal nascer, crescer e ganhar os campeonatos é uma grande honra”, disse Felipe Machado, orgulhoso do resultado obtido pela sua égua.
Fotos: Marco Esteves
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis
Nenhum comentário:
Postar um comentário