Teresópolis, 24 de maio de 2013 - Nascido da ideia de tornar a literatura viva na escola, em uma perspectiva diferente da que era praticada cotidianamente, o projeto “Professores Contadores”, foi criado pelas Orientadoras Pedagógicas (OPs) do CIEP Professor Amaury Amaral dos Santos, na Fonte Santa, onde a contação de história vem se tornando prática comum na rotina dos professores desta unidade escolar.
Alunos, professores e funcionários vêm se envolvendo no projeto que, além de desenvolver o gosto pela leitura, amplia a imaginação, enriquece o vocabulário e aumenta a capacidade de comunicação, complementando as experiências.
A diretora do CIEP Amaury Amaral, Eveline Peres, lembra que contar histórias deveria ser uma prática de todo educador. “Motivar as crianças à leitura e trazê-las para o universo encantado da literatura, onde tudo é possível e imaginável, é o principal objetivo desse projeto que foi abraçado com muita dedicação pelos nossos professores”, aponta a diretora.
Conseguindo a participação de todos os atores envolvidos no projeto, as Orientadoras Pedagógicas, Cristiane Corradini, Aline Gonçalves e Christiane Guedes, têm mudado a rotina da escola, onde momentos verdadeiramente mágicos têm contado com a participação de fadas, bruxas, bonecas tagarelas e personagens nascidos da imaginação, que transformam páginas de livros em experiências concretas para as crianças.
“Observamos na prática que, muitas vezes, os professores não têm tempo para a leiturização de histórias com seus alunos. São tantos conteúdos pedagógicos, prazos e metas a serem cumpridas que a leitura prazerosa fica em segundo plano no contexto cotidiano. Esse projeto nasce exatamente para mudar isso. Tiramos o professor de sua ‘zona de conforto’, colocamos ele em outra turma, caracterizado de outro personagem, que não ele próprio, e frente ao desafio de encantar aquele grupo de alunos”, explica a Orientadora Pedagógica Cristiane Corradini, idealizadora do projeto.
O projeto “Professor Contador” tem obtido um sucesso tão grande que já provocou inúmeros desdobramentos dentro da escola. Além das crianças esperarem ansiosas o momento da contação, o aumento da leitura tem se verificado não apenas entres alunos, mas também entre professores e funcionários.
Com visitas semanais agendadas na biblioteca, os alunos têm um tempo para manusear os livros e escolher o que pretendem ler. Além disso, a atividade “varal literário” que aponta publicamente os livros lidos por cada aluno, com opiniões e resenha, também se expandiu para os professores e funcionários, contagiando toda a escola com a “mania de ler”.
“Temos nosso acervo organizado por faixa etária, o que facilita nossos alunos a escolherem os livros que vão interessá-los. Outro ponto de incentivo é o “varal literário” que também serve como troca de experiência e somatório de opiniões sobre determinado tema ou obra. Assim, as leituras pedagógicas ou exclusivamente por prazer cada vez mais se aproximam e se entrelaçam, causando o efeito desejado que é o de formar leitores apaixonados”, diz Aline Gonçalvez, também orientadora do CIEP.
Alcançando os cerca de 800 alunos da escola, o projeto serve, também, para integrar e aproximar mais alunos e professores. Contagiadas, as famílias também participam do projeto com os alunos, em casa. “Como os alunos levam os livros para casa, temos relatos de mães e pais que lêem com seus filhos os livros todas as noites, antes deles dormirem. Essa atitude reforça ainda mais nosso trabalho e ajuda a desenvolver nas crianças o hábito e o gosto pela leitura, estimulando e transformando sua realidade e inserindo o imensurável e maravilhoso mundo da leitura e da escrita em suas vidas”, finalizou a Orientadora Pedagógica, Christiane Guedes.
Texto - Marcelo Fabiano Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis
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