Encontro foi presidido pelo Secretário de Estado, Ronald Ázaro,e aconteceu paralelamente ao Seminário Teresopolitano de Turismo
Teresópolis, 29 de maio de 2013 – Realizada em Teresópolis na tarde desta quinta-feira, 28, a 46ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Turismo (CET) inaugurou a era dos encontros itinerantes da instituição nos municípios do interior do estado. A iniciativa atende à política de regionalização posta em prática pelo Governo do Estado. A ideia é aproveitar os grandes eventos internacionais que acontecerão no Rio de Janeiro, como a Copa das Confederações e a Jornada Mundial da Juventude, e incentivar os turistas a visitarem também os municípios do interior fluminense.
Pela primeira vez realizada fora da Capital, e com programação paralela ao I Seminário Teresopolitano de Turismo, promovido pela Prefeitura de Teresópolis no Centro de Convenções do Hotel Alpina, a reunião do CET foi coordenada pelo Secretário de Estado de Turismo, Ronald Ázaro, que é presidente do Conselho e também da Turisrio (Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro). Ele foi recebido pelo Prefeito Arlei, o Vice-prefeito Márcio Catão, o presidente da Câmara Municipal, vereador Maurício Lopes, e o Secretário de Turismo de Teresópolis, Henrique Carregal.
De acordo com Ronald Ázaro, a realização do encontro de trabalho em Teresópolis serviu para comprovar que o município e as cidades da Região Serrana estão preparados para receber os visitantes, e que este é o momento de resgatar a sua imagem após a tragédia de janeiro de 2011. “Hoje temos o Conselho Estadual de Turismo com mais de 50 integrantes. É um grupo forte de participação nas decisões e que nunca havia saído da Capital. Então foi proposto fazer essa reunião na Região Serrana e no município de Teresópolis para reconhecer o esforço feito pelo cidadão, o setor produtivo e o poder público de resgatar a imagem que foi maculada no momento de tragédia”.
O encontro de trabalho do Conselho Estadual de Turismo reuniu representantes de importantes instituições do setor, entre elas, a FCVB-RJ (Federação de Convention e Visitors Bureaux do Estado do Rio de Janeiro), a ABIH-RJ (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro), a Turisrio e a Associação de Hotéis Roteiros de Charme. Também marcaram presença representantes do Convention Bureau de Teresópolis, Petrópolis e Nova Friburgo.
A Reunião Ordinária do CET teve como pautas o lançamento do Plano Nacionall de Turismo 2013-2016, a apresentação da Avaliação Ambiental Estratégica do Ministério do Turismo e os relatórios do evento Goal To Brasil, realizado no início de maio, no México. Trata-se de projeto desenvolvido pela Embratur para promover as 12 cidades brasileiras que serão sede da Copa do Mundo como destino turístico no mercado internacional.
Durante a reunião, os conselheiros criticaram recentes abordagens negativas pela imprensa, relativas ao período da catástrofe de 2011, e pediram empenho nas ações de retomada do turismo na Região Serrana, atividade considerada de extrema importância para o desenvolvimento socioeconômico dos municípios da Serra.
O Vice-prefeito de Teresópolis, Márcio Catão, fez parte da mesa de trabalho. “A cidade agradece pela realização de tão importante reunião em Teresópolis. O Secretário de Estado Ronald Ázaro sempre nos brinda com boas propostas e tem sido o braço direito da Secretaria Municipal de Turismo”, disse Catão, destacando que o Prefeito Arlei tem em seu tripé de governo o turismo como ferramenta para alavancar o desenvolvimento do município.
O Secretário de Turismo de Teresópolis, Henrique Carregal, também acompanhou a reunião do CET. “Foi um presente para Teresópolis. Pela primeira vez o Conselho Estadual de Turismo se reúne fora do Rio de Janeiro”. Carregal também fez um balanço positivo do I Seminário Teresopolitano de Turismo. “O seminário foi um sucesso de público e de resultados. As pessoas interagiram e entenderam o nosso objetivo, que é fazer de Teresópolis um destino indutor do turismo”.
Para o vice-presidente da Turisrio, Nauro Grehs, que é conselheiro estadual de Turismo, a realização da reunião ordinária do CET na cidade serviu para mostrar aos formadores de opinião do turismo que a Região Serrana está preparada para receber visitantes. “A Região Serrana está com seus equipamentos e atrativos recuperados. Não temos só natureza, mas equipamentos e atrativos prontos para receber os visitantes”.
Fotos – crédito para Marco Esteves
Também cobertura do I Seminário Teresopolitano de Turismo
Fotos – crédito para Marco Esteves
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis
Também cobertura do I Seminário Teresopolitano de Turismo
Nenhum comentário:
Postar um comentário