Teresópolis, 07 de maio de 2013 – A Prova Brasil é uma avaliação aplicada a cada dois anos para estudantes do 5º e 9º ano do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio. O seu resultado é um dos valores usados para compor o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Em Teresópolis, especialistas da Secretaria Municipal de Educação realizam um trabalho com o objetivo de promover situações nas quais os alunos possam ser apresentados aos descritores durante todo o ano letivo e em todos os anos de escolaridade.
“A Prova Brasil têm o objetivo de avaliar a qualidade do ensino no país e Teresópolis tem se saído bem nestas avaliações. Buscando uma colocação cada vez melhor, a Secretaria vem desenvolvendo um trabalho que inclui diversas estratégias, entre elas a AVANCE (Avaliação Anual do Conhecimento dos Estudantes), instrumento de avaliação que é elaborado por professores da nossa rede municipal”, explica o Secretário Municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos.
O trabalho acerca da Prova Brasil, na rede municipal de ensino, começou em 2009. Desde então, a Secretaria de Educação está ampliando o debate e buscando apresentar estratégias pedagógicas através de encontros com todos os professores de matemática e de língua portuguesa dos últimos anos de ensino, bem como todos os professores do 5° ano. Esses encontros visam também promover situações nas quais os alunos possam ser apresentados aos descritores durante todo o ano letivo, em todos os anos de escolaridade. O que deverá ser uma meta perseguida pelos educadores envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.
“Respeitar o direito de aprender dos nossos alunos é uma atitude de cidadania, por isso acreditamos que o encontro para refletir acerca das questões da Prova Brasil é uma ação cuja Secretaria de Educação tem a obrigação de promover, visto que isso poderá contribuir na prática pedagógica dos nossos alunos,” explica a professora Adriana Vital, uma das responsáveis pelas reuniões.
Outra questão considerada pela Secretaria de Educação é a de que é preciso desconstruir a ideia da necessidade de um planejamento à parte daquele utilizado diariamente nas escolas. Para mediar essa formação, foram convidados professores da rede que desenvolvem experiências bem sucedidas em suas salas de aula.
“Não esperamos que os nossos alunos apresentem um resultado apenas para as estatísticas. Desejamos com essa iniciativa garantir aos alunos o direito a uma aprendizagem de qualidade que os tornem capazes de concorrer e alcançar com sucesso o sonho da universidade,” garante a professora Gisela Guedes, Chefe do Serviço de Ensino Fundamental (Anos Iniciais), também responsável pelo projeto.
AVANCE
Além da Prova Brasil, os alunos dos 4ºs, 5ºs, 8ºs e 9ºs anos de escolaridade da rede municipal de ensino também participam da AVANCE (Avaliação Anual do Conhecimento dos Estudantes), um instrumento de avaliação elaborado por professores municipais que tem como foco diagnosticar em que os alunos apresentam dificuldades. O resultado desta avaliação serve como parâmetro para a elaboração e o planejamento de situações de aprendizagem que desenvolvam as habilidades contidas nestes descritores.
“O diferencial da AVANCE é que, ao contrário da Prova Brasil, os resultados dos alunos podem ser acompanhados e monitorados no ano seguinte através da realização de atividades que promovem o ajuste entre o que já foi aprendido e o que ainda falta aprender. Ainda que os conhecimentos avaliados estejam restritos às habilidades em língua portuguesa e matemática, a AVANCE contribui para o planejamento de metas a serem atingidas com os alunos,” analisa a professora Simone de Souza Fernandes, chefe do serviço de ensino fundamental (Anos Finais).
Texto e foto: Marcelo Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis
Nenhum comentário:
Postar um comentário