Pesquisar este blog

terça-feira, 5 de abril de 2011

III Feira Feminista de Economia Solidária de Teresópolis

III Feira Feminista de Economia Solidária de Teresópolis: política pública de sucesso

• Evento comercializa produção das mulheres empreendedoras do município

• Expositoras e visitantes participam de oficinas, atividades culturais e de vários serviços de graça

Teresópolis, 28 de março de 2011 – A cada ano, a Feira Feminista de Economia Solidária de Teresópolis vem se confirmando como uma política pública positiva de incentivo ao empreendedorismo feminino. Iniciativa da Prefeitura e com coordenação da Secretaria Municipal dos Direitos da Mulher, a terceira edição do evento teve abertura solene na última sexta, 25, na Casa de Portugal. Lançada em 2009 pelo Governo Jorge Mario, a Feira é sempre realizada em março, mês marcado pelas comemorações pelo Dia Internacional da Mulher.

Reunindo cerca de 75 expositoras, a feira movimentou o Espaço Mulher (Praça Balthasar da Silveira – Várzea) no sábado, 26, e no domingo, 27, com exposição e comercialização da variada produção artesanal do município. Oficinas de artesanato, malabares, de saúde da mulher e de economia solidária; alongamento, apresentações culturais, teatro infantil e feira de trocas completaram a programação.

O evento contou com ações integradas entre as Secretarias Municipais de Trabalho e Emprego, Cultura, Saúde e de Desenvolvimento Social e Economia Solidária. Também foram parceiros do evento a Secretaria de Estado de Trabalho e Renda, DETRAN, Fundação Leão XIII, SESC, SENAC, Centro Universitário Serra dos Órgãos, SAF Assistencial, a organização não-governamental Care Brasil, Espaço Terapêutico Teresópolis e Projeto Economia Solidária e Economia Feminista.

“A Feira Feminista de Economia Solidária é um exemplo de política pública de sucesso, com repercussão positiva em outros municípios. Organizadas dentro dos critérios da economia solidária, essas mulheres são reconhecidas pela população e conseguem fazer renda para o sustento de suas famílias, discutindo com propriedade a cidadania feminina”, avaliou a Secretária dos Direitos da Mulher, Norma Suely Gomes dos Santos.

Acompanhando o evento desde sua primeira edição, em 2009, mais uma vez a Deputada Estadual Inês Pandeló prestigiou a abertura da Feira. Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher na Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, ela proferiu palestra sobre o tema Políticas para Mulheres e Mulheres na Política. “Meu mandato tem acompanhado tanto a defesa dos direitos da mulher quanto o movimento de economia solidária. E aqui em Teresópolis desde o início o projeto juntou a economia solidária e o feminismo. Fico feliz de ver que é um projeto que as mulheres têm dado sequência, através da Secretaria dos Direitos da Mulher”, parabenizou a parlamentar.

Também participou da abertura da III Feira Feminista de Economia Solidária Adriana Mota, da Coordenadoria Executiva da Superintendência de Direitos da Mulher, órgão vinculado à Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos. Ela proferiu palestra sobre o tema O Feminismo e a Cidadania das Mulheres. “Esse tipo de evento dá visibilidade à produção das mulheres e mostra que elas estão tomando a economia para si, do ponto de vista solidário e comunitário. Uma economia que também prega alguns valores mais justos, de equidade”, enalteceu.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Isabel Maria Kwiatkoswski, aprovou a realização de mais uma edição de um evento focado na promoção e valorização da mulher e no enfrentamento da exclusão social. “É uma iniciativa que segue o princípio do Conselho, de promover a autonomia financeira das mulheres para que não fiquem dependentes de seus companheiros”, disse. Ela levou um grupo de 40 mulheres da zona rural do município para visitar o evento, todas moradoras de áreas atingidas pelo temporal de 12 de janeiro.

A Feira
Durante dois dias, a III Feira Feminista de Economia Solidária funcionou como uma grande mostra de valorização das artesãs e da capacidade de criação das teresopolitanas. O público encontrou grande variedade de mercadorias criativas e de bom gosto, além de roupas e gêneros alimentícios distribuídos em diversos estandes. Além de atividades culturais e esportivas, o público contou ainda com emissão de documentos, aferição de pressão arterial, escovação com distribuição de kit (escova de dentes, creme dental e fio dental), corte de cabelo e massoterapia, drenagem facial e shiatsu, tudo de graça.

Entre as expositoras, Dilce de Carvalho Silva de Barros, 56 anos, que confecciona artigos de tricô, sabonetes decorados e caixaria. Diferencial do seu artesanato é a reciclagem, em que utiliza filtros de café na decoração de pratos, travessas e caixas de presente. “Participo há três anos. É a oportunidade para mostrar minhas habilidades para o público e ajudar no orçamento doméstico”, comentou.

No sábado, dia 26, a oficina de artesanato com Adriana Dias foi um sucesso. As expositoras e visitantes puderam participar e trocar experiências. “Aqui na Feira tem tudo para quem gosta deste tipo de trabalho, está tudo perfeito. Além de expor nossos produtos, ainda aprendemos a confeccionar outros”, ressaltou a expositora de roupinhas de cães, Mara Regina, 52 anos.


Os visitantes aproveitaram também para relaxar. João Luiz, de 49, estava visitando Teresópolis no final de semana e aproveitou para fazer uma massagem terapêutica. “Achei muito interessante a mobilização da economia solidária. A Feira Feminista está proporcionando ótimas oportunidades, não só para mulheres, mas também para nós homens, de ter um dia agradável”, afirmou. 

A expositora Tereza Cristina, 49 anos,  elogiou o espaço cedido pela Prefeitura para que as mulheres possam expor seus produtos. “Antes nós não tínhamos essas condições de venda. Agora, com a Feira, a aceitação é muito boa do público. Nós expomos os nossos produtos e as pessoas passam a conhecer e a valorizar nosso trabalho”, completou. 


FOTOS – crédito para Roberto Ferreira

fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário