Pesquisar este blog

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Norma Sueli recebe Diploma Mulher-Cidadã Leolinda de Figueiredo Daltro

Secretária Norma Sueli recebe diploma Leolinda Daltro, na Alerj

Teresópolis, 01 de abril de 2011. Com uma agenda extensa de atividades para o público feminino, a Secretaria Municipal dos Direitos da Mulher realizou comemorações pelo Dia Internacional da Mulher até o final de março. Como reconhecimento de todo trabalho realizado desde o início do Governo Jorge Mario, a Secretária da pasta, Norma Sueli, recebeu na última terça-feira, 29, o Diploma Mulher-Cidadã Leolinda de Figueiredo Daltro. O prêmio foi entregue pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj).
Dez mulheres envolvidas na defesa de interesses femininos são agraciadas, anualmente, com o diploma em todo o Estado do Rio. Norma Sueli foi uma das escolhidas e se sentiu muito honrada por conquistar, junto com toda a equipe da secretaria, este prêmio. “O prêmio veio em um momento em que estamos sensibilizadas. Me emocionou quando eu vi que as outras companheiras que receberam o prêmio também ficaram comovidas pelo diploma ser entregue a uma representante de Teresópolis.”, afirmou a Secretária.
A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Isabel Maria Kwiatkoswski, esteve presente no evento e recebeu uma homenagem da Secretária Norma Sueli na entrega do Diploma. Norma agradeceu por ter recebido o prêmio e dedicou a todas as mulheres vítimas da calamidade em Teresópolis. Ela agradeceu a toda equipe da secretaria e ainda as mulheres que a antecederam na luta pelas causas feministas.
A Deputada Estadual Inês Pandeló ressaltou a importância do prêmio e como é difícil escolher apenas 10 representantes com tantos bons currículos.  “A cada ano temos um item a mais. Este ano conseguimos distribuir bem o prêmio por todo o estado, para cinco mulheres da capital e cinco de outros municípios. Isso é muito difícil, porque os currículos que chegam da cidade do Rio são em maior quantidade e as mulheres daqui, muitas vezes, têm mais oportunidades de preencher os seus currículos. Por isso faço questão de homenagear também mulheres que são anônimas em suas lutas, mas desenvolvem um belíssimo trabalho na sua região”, explicou a presidente do colegiado, deputada Inês Pandeló (PT). O diploma é entregue há oito anos pela Alerj
Neste ano, as contempladas com o prêmio, além da secretária municipal dos Direitos da Mulher, Norma Suely Gomes dos Santos, foram: a enfermeira Iraci do Carmo de França; a jornalista Madalena Guilhon; a prefeita de São Gonçalo, Aparecida Panisset; a especialista em segurança pública Rita de Cássia Lima Andrea; a professora Rosana da Silva Rosa; a ex-vereadora do município de Niterói, Sonia Maria Saturnino Braga Santos; a conselheira da comunidade do Morro dos Macacos, em Vila Isabel, Thérphila dos Santos Alves Castro; a fonoaudióloga Verena Bernini e a coordenadora executiva da Ong feminista Rede de Desenvolvimento Humano (Redeh), Schuma Schumaher.

Histórico de Leolinda Daltro

Natural da Bahia, a educadora Leolinda Daltro trabalhou com grupos indígenas em Goiás. Precursora do movimento feminista no Brasil, fundou, em dezembro de 1910, no Rio de Janeiro, o Partido Republicano Feminino, depois que a Justiça negou seu pedido de alistamento eleitoral. Também foi a responsável pela mobilização, em novembro de 1917, que reuniu quase cem mulheres, em marcha pelas ruas do Rio de Janeiro pelo direito ao voto. A rebeldia de Leolinda e de suas companheiras chamou a atenção da imprensa, provocou polêmica e deu visibilidade à condição feminina no Brasil. Ela foi a primeira feminista candidata às eleições municipais, em 1919.

fonte:Assessoria de Comunicação-Prefeitura de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário