Pesquisar este blog

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Prefeitura e Viva Rio buscam soluções para as demandas do 2° Distrito

Prefeitura e Viva Rio buscam soluções para as demandas do 2° Distrito

Teresópolis, 8 de abril de 2011 – Realizada nesta sexta, 8 de abril, a primeira reunião de avaliação do atendimento prestado pela Prefeitura e a organização não-governamental Viva Rio às vítimas das chuvas de janeiro residentes no 2º Distrito do município. O encontro aconteceu na Escola Municipal Aluizio de Souza Silva, em Providência, e reuniu a Secretária de Saúde, Solange Cirico, o Coordenador do Viva Rio e do Projeto Recomeçar Teresópolis, Tião Santos, os profissionais de saúde das equipes da ONG – enfermeiras, farmacêutico, dentista e psicóloga, e 20 agentes comunitários de saúde, meio ambiente e defesa civil.

Os atendimentos gratuitos para a normalização das condições de vida dos moradores do 2° Distrito acontecem na escola de Providência, de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h, e incluem medição de pressão arterial, testes de glicose, aplicação de vacina antitetânica, curativos, consulta de dentista e sessão com psicólogo para tratamento do trauma das pessoas que vivenciaram a tragédia. A Prefeitura disponibiliza van para complementar o atendimento odontológico e também fornece medicamentos básicos.

Além disso, os agentes comunitários percorrem as localidades da região para conversar com a população e levantar as principais demandas, que são repassadas para o Poder Público. Dificuldade de transporte coletivo e escolar, recuperação de pontes e de trechos críticos das estradas, regularidade na coleta de lixo, reavaliação das interdições feitas pela Defesa Civil e reforço do atendimento médico foram algumas das solicitações repassadas durante a reunião.

“Essa parceria com o Viva Rio é fundamental, pois a organização está nos auxiliando na cobertura de atenção básica de saúde e com a orientação dos moradores nas comunidades atingidas pela tragédia. Com base nos problemas apresentados, a Prefeitura define estratégias para solucionar as demandas de sua competência e cobra a atuação de outras esferas de governo para solucionar pendências que não são de sua responsabilidade”, explicou a Secretária de Saúde, Solange Cirico.

O Coordenador do Viva Rio e do Projeto Recomeçar Teresópolis, Tião Santos, alertou que o processo de reconstrução não depende só do Poder Público, mas também envolve a população. “Os agentes comunitários devem ter isso na sua concepção de trabalho. Demandar as autoridades é fundamental, mas buscar soluções junto à comunidade também é imprescindível”.

Morador da localidade de Fazenda Alpina, Marcus Vinicius Marinho Barreto vem atuando como agente comunitário de saúde, meio ambiente e defesa civil na região. “Vivenciei essa tragédia e agora posso ajudar as pessoas que precisam de auxílio”, comentou.

Para marcar a parceria entre Prefeitura e Viva Rio pela reconstrução das vidas dos moradores do 2° Distrito de Teresópolis, a Secretária de Saúde Solange Cirico presenteou os agentes comunitários e a equipe da organização com mudas de pau-brasil.

Atendimento aprovado
Atuando voluntariamente no 2° Distrito de Teresópolis desde 13 de janeiro no atendimento emergencial dos moradores afetados pela calamidade, o Viva Rio dá início ao Projeto Recomeçar Teresópolis, para a normalização das condições de vida das pessoas. Equipes de profissionais permanecem baseadas na Escola Municipal Aluizio de Souza Silva, em Providência, oferecendo assistência básica de saúde à população. A organização aguarda para breve a chegada de material para realizar exame preventivo ginecológico e consultas de pré-natal de baixo risco e de puericultura.
Secretária de Saúde Solange Cirico com o Coordenador do Viva Rio Tião Santos e o agente comunitário Marcus Vinicius Barreto: homenagem pelo trabalho realizado no 2° Distrito

 Moradora de Providência, Rosangela Francisca de Brito, 41 anos, é hipertensa e verifica a pressão arterial regularmente com a equipe de enfermagem do Viva Rio. “Venho quase todo dia medir a pressão. Muito bom esse atendimento pra socorrer a gente”, agradeceu. Residente na localidade de Cuiabá, Elza Veríssimo de Souza, 71 anos, acompanhou a irmã para uma consulta de psicólogo e aproveitou para verificar a pressão arterial. “Os moradores dessa região precisam desse atendimento”, finalizou. 

Na última quinta, 7, as equipes do Viva Rio promoveram uma grande ação social na localidade de Santa Rita, e agendaram para 7 de maio um novo mutirão de serviços de saúde, desta vez em Arrieiro.
Reunião avalia o atendimento prestado pela Prefeitura e Viva Rio aos moradores do 2º Distrito
FOTOS – crédito para Marco Esteves
fonte:Assessoria de Comunicação-Prefeitura de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário