Pesquisar este blog

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Prefeitura e Funasa fazem testes de controle de qualidade da água em Teresópolis

Prefeitura e Funasa fazem testes de controle de qualidade da água em Teresópolis

Teresópolis, 6 de março de 2011 - Uma parceria entre a Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde, e a Funasa - Fundação Nacional de Saúde - realizou nesta quarta-feira, 6, uma ação de monitoramento para avaliar o controle e a qualidade da água consumida em Teresópolis, após o período calamitoso de janeiro. A operação consiste na realização de análises bacteriológicas e físico-químicas com o objetivo de melhorar a qualidade da água para o consumo humano, a fim de evitar doenças de veiculação hídrica, como diarréia, Hepatite A e Meningite.

Com caráter preventivo, o processo de análise estendeu-se por todos os abrigos e fontes naturais do município, inclusive no interior. Os técnicos percorreram, até mesmo, os locais onde se tem ciência da água contaminada, e a partir desse conhecimento alertar e recomendar à população que volte a usar a água mineral e o hipoclorito, utilizado para tratar a água, fornecidos gratuitamente pela Prefeitura em vários pontos de distribuição na cidade.

De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Solange Cirico, a ação é uma necessidade do município que ainda se encontra em estado de recuperação. “Esta é uma iniciativa de combate e prevenção de doenças, principalmente no interior onde a população utiliza com bastante frequência as minas alternativas. Além disso, ainda existem pessoas instaladas nos abrigos”, relatou Solange.

Órgão executivo do Ministério da Saúde, a Funasa é uma das instituições do Governo Federal responsável em promover a inclusão social por meio de ações de saneamento para prevenção e controle de doenças. É também a instituição responsável por formular e implementar ações de promoção e proteção à saúde relacionadas com as ações estabelecidas pelo Subsistema Nacional de Vigilância em Saúde Ambiental.
Foto divulgação
Fonte:Assessoria de Comunicação -Prefeitura de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário